A bulimia é um problema sério que pode trazer uma série de problemas para a saúde da pessoa, já que ela pode ficar desnutrida e, até mesmo, ser levada à morte.
Além de todos esses agravantes causados pela doença, uma coisa que poucas pessoas sabem, ou não se dão conta, é que a bulimia afeta a saúde bucal e atrapalha tratamentos dentários.
Isso acontece porque as práticas bulímicas de se alimentar de maneira excessiva e provocar vômitos afeta demais os dentes, se essas práticas ainda forem combinadas com a falta de higienização bucal, é possível afirmar que a saúde bucal vai acabar indo por água abaixo e o paciente pode ter consequências sérias, como a queda das dentições.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito da relação entre a bulimia e a saúde bucal, bem como entenda como essa doença pode acabar gerando uma cárie profunda e erosões dentárias.
Porém, leia também como esse quadro pode ser revertido e como é possível reabilitar pacientes bulímicos.
Quais as causas das erosões dentárias?
Quando o assunto é bulimia, o principal problema bucal que pode ser causado é a erosão dentária.
Para quem não conhece a erosão dentária, ela nada mais é do que o resultado físico de uma perda patológica, crônica, localizada e assintomática dos tecidos dentais duros pelo ataque químico da superfície do dente por ácido e/ou quelante, sem o envolvimento de bactérias.
Em suma, é possível afirmar que o ácido que entra em contato com os dentes, de origem não bacteriana, acabam sendo o principal motivo dessa erosão, que por consequência leva à desmineralização do dente. Mas você deve estar se perguntando, que ácido é esse?
Pois bem, quando a pessoa sofre com a bulimia, o principal fator que caracteriza esse distúrbio alimentar é o fato de que ele comer de maneira desenfreada e acabar provocando o vômito, que por sua vez é ácido por estar naturalmente localizado no estômago, situação que piora ainda mais quando o paciente faz uso de um aparelho autoligado.
Vale a pena destacar ainda que o problema bucal e a possível perda dos dentes pode afetar também a autoestima do paciente, questão que pode prejudicar sua saúde mental e, portanto, piorar ainda mais o distúrbio alimentar do paciente, que vai evoluir cada vez mais e poderá levá-lo até mesmo à morte.
É possível reabilitar pacientes com bulimia?
Assim como pacientes com manchas nos dentes conseguem reverter sua situação odontológica com tratamentos como o clareamento dental com moldeira, é possível conseguir reabilitar um paciente que apresenta bulimia através de todo um acompanhamento que vai muito além do tratamento odontológico e nutricional.
Na maioria das vezes, esses pacientes acabam desenvolvendo esse tipo de distúrbio devido às questões com autoestima e problemas com a saúde bucal.
Sendo assim, quando esse quadro é combinado com problemas no sorriso, que é um fator importante para a autoestima, a situação pode acabar piorando.
Portanto, se você é uma pessoa que sofre com a bulimia, o primeiro passo é procurar um médico e pedir ajuda.
Ele poderá te orientar a respeito de tratamentos para reabilitar a sua saúde, bem como acompanhamento com psicólogos e nutricionistas para resolver questões de desnutrição e com a saúde mental.
Além disso, também é importante buscar por tratamentos odontológicos, que irão restabelecer a sua saúde bucal e a estética de seu sorriso através de procedimentos como a aplicação de facetas de porcelana, por exemplo.
Em suma, através desse acompanhamento completo será possível reaver a saúde do corpo como um todo e passar a viver uma vida com qualidade e de forma longeva.
Como identificar a bulimia pela boca?
Toda doença apresenta sintomas e com a bulimia não seria diferente. Assim, é possível identificar a sua presença através desses sinais, já que a sua prática atrapalha o bom funcionamento de várias funções do corpo, inclusive afetando tecidos da boca.
Portanto, ao notar os sinais que esse distúrbio deixa na boca, é possível identificar que aquela pessoa é bulímica, principalmente em casos onde o paciente ainda por cima usa aparelho de dente.
Sendo assim, confira a seguir como identificar essa doença através da avaliação bucal de um paciente:
- Perda de peso repentina;
- Queda de cabelo perceptível;
- Temperatura corporal abaixo do normal;
- Ciclo menstrual regular ou ausência total;
- Xerostomia e glândulas salivares aumentadas;
- Lesões bucais e lábios secos;
- Dentes afetados pela erosão;
- Dentes sensíveis ao frio e calor.
A bulimia pode levar a problemas cardíacos, insuficiência renal e, após um tempo mantendo essa prática, o paciente pode ir a óbito.