Atualmente, todas empresas, industriais, estabelecimentos comerciais e outros setores produtivos, buscam sempre aprimorar suas tecnologias, pois elas ajudam a aumentar a produção e melhorar o faturamento. O setor de odontologia não fica de fora desse aspecto, e cada vez mais a tecnologia na odontologia vem se tornando fundamental.

Assim como outros setores, a área da odontologia é primordial para a vida das pessoas. Cuidar da saúde dos dentes e da boca, de modo geral, é muito importante para prevenir doenças bucais e para evitar que elas avancem e se espalhem.

Além disso, cuidar da saúde bucal faz com que as pessoas mantenham um belo sorriso, que é um ponto muito importante para a estética, ajudando a manter a autoestima elevada.

Pensando nesses pontos, para que o atendimento de clínicas e consultórios odontológicos seja o mais qualificado, a utilização e aprimoramento de novas tecnologias vem se tornando essencial.

Essas ferramentas são utilizadas no atendimento das clínicas, aceleração dos processos e otimização das consultas, como também para melhorar a qualidade dos procedimentos e tratamentos odontológicos.

Neste artigo, falaremos como as tecnologias que já existem são utilizadas nos atendimentos e nas consultas odontológicas, mostrando alguns tratamentos que melhoram bastante seus resultados por conta desse avanço.

Portanto, não fique de fora e venha conferir sobre como a tecnologia na odontologia vem se tornando fundamental para o crescimento dessa área, melhorando, ao mesmo tempo, a qualidade da saúde bucal da sociedade e qualificando a vida e procedimentos.

A aplicação da tecnologia no atendimento

Primeiramente, é importante falar sobre como a tecnologia é utilizada para o atendimento das clínicas odontológicas e para o crescimento de empresas que atuam nesse ramo.

Para começar, falaremos da inserção de estabelecimentos que trabalham com isso nos meios digitais, que é um passo fundamental para conseguir destaque nesse mercado tão amplo e concorrido.

Nas últimas décadas, a internet se tornou um dos principais marcos tecnológicos, modificando totalmente a maneira como as pessoas se comportam, criam relacionamentos e vivem suas vidas.

A cada dia que passa, os acessos nas plataformas digitais, essencialmente nas redes sociais, crescem consideravelmente. Essas redes podem ser utilizadas para lazer e conexão entre amigos e familiares.

Ao mesmo tempo, são excelentes plataformas para negócios, especialmente as redes sociais a seguir:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • WhatsApp;
  • Youtube;
  • Linkedin.

Uma empresa, como uma clínica odontológica, que não está presente em pelo menos algumas dessas redes, certamente terá dificuldades em expandir seus negócios, atingindo mais pessoas e atraindo novos pacientes.

As redes sociais, como o Facebook, podem ser utilizada de diversas maneiras pelas clínicas ou consultórios de odontologia, tais como:

  • Exposição de conteúdos informativos;
  • Posts para gerar engajamento;
  • Troca de ideias;
  • Informações para contato.

Considere o exemplo a seguir: uma pessoa está precisando realizar um tratamento odontológico de lente de contato para os dentes, e busca na internet quanto custa lente de contato dental.

Se a sua clínica ou consultório não estiver presente nas redes, contendo essas informações básicas a respeito do tratamento, certamente o paciente não irá até você, dando preferência para uma empresa que esteja atuando nesses espaços e consiga responder sua dúvida rapidamente.

Esse é apenas um exemplo básico de como a presença nas redes sociais é fundamental, e utilizar essa tecnologia para benefício próprio é muito importante para o crescimento e expansão do negócio.

Aposte em softwares de atendimento

Aprimorar o atendimento das clínicas, especialmente na organização de planilhas de horários, procedimentos que estão sendo requisitados, profissionais que trabalharão nesses tratamentos, entre outras etapas, também é muito importante para o crescimento das empresas.

Se alguém buscar a clínica, visando realizar algum tratamento específico, como o de clareamento dental, é fundamental que a clínica separe um profissional que seja qualificado para isso, ou seja, que tenha práticas nesse ramo.

Por isso, utilizar softwares de atendimento e organização interna, pode ser um facilitador muito importante. Diversos softwares desenvolvidos por grandes empresas fazem com que todo o sistema de atendimento dos estabelecimentos seja integrado.

Dessa maneira, as ferramentas permitem que rapidamente seja encontrado esse profissional, podendo verificar também os horários disponíveis, valores do procedimento, entre outras informações importantes.

A utilização de tecnologias agiliza o atendimento. Os profissionais responsáveis por essa área conseguem, de maneira rápida e efetiva, agendar consultas, marcar tratamentos específicos, passar informações importantes, como o valor de um implante dentário, etc.

Prescrição digital de medicamentos

Ainda falando de pontos importantes sobre o atendimento e a comunicação entre pacientes e dentistas, a prescrição digital de medicamentos também é uma novidade muito importante para a otimização dos processos das consultas.


Através de softwares, até mesmo os utilizados para agilizar o atendimento e a organização das clínicas, os dentistas conseguem prescrever medicações para os seus pacientes mesmo a distância, sem a necessidade da pessoa ter que ir até o consultório.

Ademais, essa solução tem se tornado ainda mais importante. Dessa forma, além dos pacientes conseguirem obter as prescrições para comprar seus medicamentos, eles também conseguem permanecer no conforto do lar.

A impressão 3D vem como uma forte tendência

A impressão 3D é uma novidade tecnológica que vem revolucionando diversos setores, especialmente os de produção. Existem casos, inclusive, de impressoras 3D construindo uma certa quantidade de imóveis, de maneira prática, rápida e eficiente.

No setor de odontologia, a impressão 3D vem sendo utilizada de diversas maneiras, especialmente na moldagem e fabricação de instrumentos que são utilizados em tratamentos odontológicos, como a lente de contato dental.

Cirurgia guiada é outra frente importante

Processos cirúrgicos fazem parte da rotina de profissionais da saúde e também da odontologia. Existem diversas doenças ou problemas relacionados aos dentes e à boca que necessitam ser resolvidos por meio de uma cirurgia.

Para que essas cirurgias sejam cada vez mais precisas, impedindo que ocorram erros durante o processo, danificando a saúde dos pacientes, a utilização de novas tecnologias é fundamental e muito bem-vinda

Imagine só precisar realizar uma cirurgia para a retirada de um dente, por exemplo. Sem a ajuda de tecnologias, o processo deve funcionar, mas correndo maiores riscos de acontecer algum problema durante o procedimento, o que pode causar lesões nos dentes, na boca e prejudicar a saúde do paciente.

A cirurgia guiada, por exemplo, é uma dessas tecnologias que veio para ficar e ajudar nesses processos, visando algo eficiente e que seja mais simples do que o que ficou conhecido há alguns anos.

Nessa prática, é construído um molde da boca do paciente e é posicionado uma guia cirúrgica nesse molde.

Dessa forma, é possível analisar exatamente os pontos cruciais onde ocorrerá a cirurgia, garantindo maiores chances de sucesso quando a cirurgia for realizada efetivamente.

Anestesia eletrônica também veio para ficar

Existem diversos procedimentos odontológicos que podem ser dolorosos. Para isso, a utilização de anestesias pode ser fundamental, diminuindo a dor e o desconforto dos pacientes durante esses processos.

Entretanto, pode acontecer de a anestesia não funcionar da maneira adequada, e o paciente seguir com todo o desconforto e a dor durante o procedimento odontológico, como a retirada de um dente, uma cirurgia, entre outros.

Para garantir maior qualidade e precisão da aplicação das anestesias, foi desenvolvida a anestesia eletrônica.

Esse instrumento é muito mais eficaz nos processos de anestesiamento, como no posicionamento de um implante dentário, evitando uma situação problemática para os pacientes.

A chegada do aparelho dental invisível

Tratamentos odontológicos com aparelhos ortodônticos são muito utilizados nesse meio. Inúmeros dentistas recomendam esse tipo de tratamento para os seus pacientes, pois os resultados mostram a qualidade e eficiência do processo.

Entretanto, existem tipos e tipos de aparelhos ortodônticos. O aparelho fixo, por exemplo, é considerado mais agressivo, principalmente porque fica “preso” aos dentes durante todo o tratamento, gerando dor e incômodo, apesar dos resultados que ele traz.

Já o aparelho invisivel, é uma novidade tecnológica que vem sendo cada vez mais recomendada e utilizada pelos dentistas para tratamentos de estruturação da mordida.

A tecnologia envolta da produção desses aparelhos é simples: os dentistas utilizam programas de computadores para gerar um molde, de acordo com a arcada dentária de cada paciente.

O aparelho é moldado por uma estrutura plastificada, e quando é colocado nos dentes do paciente, acaba se encaixando perfeitamente.

Além de ser um tratamento mais qualificado e menos agressivo do que outros aparelhos ortodônticos, o aparelho dental invisivel passa quase que despercebido, pois é leve e, como o próprio nome sugere, transparente.

Considerações finais

As tecnologias estão auxiliando diversas frentes, como citado no começo deste artigo, sendo assim, o ramo odontológico não ficou para trás, conseguindo criar novas estratégias e serviços, sempre visando o bem-estar do paciente e também do profissional.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e retenção de funcionários.

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Saúde