Saúde

Tempo de carência: Entenda o seu plano odontológico

Tempo de carência: Entenda o seu plano odontológico

Veja a importância de adquirir um plano odontológico e como vai melhorar a sua saúde bucal e o tempo de carência.

Sabemos que às vezes é muito difícil conseguir dinheiro para tudo que se planeja fazer, mas no caso da nossa saúde bucal, se deixarmos para depois, pode ser que uma simples cárie vire um problema sério, como por exemplo, a perda do elemento dentário.

Mesmo assim, às vezes as pessoas podem achar que o dentista é extremamente caro, mas isso se paga no particular, e é exatamente por isso que o plano odontológico existe: para melhorar o preço. Se você fizer este convênio, poderá ir ao dentista e pagar só um pouco por mês.

Geralmente, o plano odontológico cobre questões que são extremamente necessária no dia a dia do paciente, e algumas delas são:

  • Consulta de emergência;
  • Limpeza;
  • Tratamento de canal;
  • Tratamento de gengiva;
  • Cirurgias;
  • Tratamento para mau hálito.

Além disso, dentro do convênio também existe o tratamento especialmente focado em crianças, veja no plano dentário. Agora, se você precisa colocar aparelho ou prótese, saiba que também existem planos que cobrem a parte da ortodontia.

O que é carência no plano odontológico?

A carência no plano odontológico é uma dúvida que muitos clientes têm e alguns nem sabem o que significa.

A carência é um tempo que você precisa esperar para utilizar o plano, em cada seguradora existe um prazo de carência.

Por exemplo, existem algumas seguradoras que possuem diferentes formas de pagamento e limitações, se fizer a contratação do plano por cartão de crédito e não tem carência, significa que você pode contratar e utilizar todos os benefícios 24 horas.

Agora, se você escolher a opção de pagamento por boleto, há algumas carências que têm entre elas: a urgência e a emergência, que são 24 horas de carência a partir do pagamento completo.

Outros exemplos de carência incluem:

  • Limpeza;
  • Várias consultas no mesmo mês;
  • Limpezas;
  • Raio-X;
  • 30 dias de carências para procedimentos.

Ou então restaurações e cirurgias. Nos procedimentos cirúrgicos entra, por exemplo, a extração do dente do siso, com 90 dias de carência, e assim sucessivamente.

Esses são os exemplos de carência para você poder entender melhor o que é esse período dentro do plano odontológico, por isso é importante pesquisar bem o plano dental preço e selecionar as opções que melhor contemplem.

Como funciona o tempo de carência?

Diz a lei, que sempre que houver uma situação de urgência ou emergência, o prazo de carência será de 24 horas, um dia.

Por exemplo, você teve um problema ontem, ainda que esteja no prazo de carência para internação e esse prazo for de até 180 dias, como é uma urgência, se sobrepõe aos demais prazos de carência do plano odonto.

E assim, o paciente terá o direito de ser internado em razão desta emergência ou urgência. Então, quando esta é a situação, o prazo de carência é de 24 horas.

Um exemplo clássico é de alguém que sofreu um acidente e já tem mais de um dia no plano de saúde, tendo o direito de ser internado sem limitações.

Por exemplo, jamais o convênio poderá dizer que irá cobrir somente as 12 primeiras horas de internação e depois dizer que o paciente terá que procurar um hospital, pagar as despesas particulares ou ir para o SUS, isto é ilegal, por isso que o paciente deve procurar um plano dental bom.

Cabe a ação judicial se a operadora de saúde não cumpra os requisitos, e mantenha você internado neste hospital, então, urgência e emergência 24 horas no plaza regular de uma internação é de 180 dias.

Qual a necessidade do tempo de carência?

A carência é extremamente importante e é o tempo que você terá que esperar para ser atendido pelo plano em alguns procedimentos de acordo com as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Em alguns casos, essa carência ativada de acordo com a forma de pagamento, por alguns meses mais rápida, por outros, um pouco mais demorada, mas de qualquer forma, ela é importante e eficiente, principalmente quando se trata de uma emergência ou uma urgência.

Ela traz muitos benefícios para o paciente, além de um excelente atendimento, tudo isso pode melhorar no bolso dele, fazendo com que acabe investindo pouco e usufrua ainda mais dos seus bens adquiridos por meio da carência.

É extremamente importante tomar cuidado ao escolher um plano odontológico, principalmente prestar bastante atenção em como funciona essa parte, pela lei, ela é exigida, por isso busque um profissional de qualidade para que você possa ter atendimento benéficos e entender tudo sobre o seu plano odontológico.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Saúde