Meio AmbienteSustentabilidade

O que a empresa pode fazer para preservar o meio ambiente?

Meio ambiente

A sociedade está cada dia mais engajada em minimizar os impactos que nossos hábitos de consumo geram no meio ambiente, sendo assim, é natural que as empresas também acompanhem tal evolução, afinal, é uma causa global.

Reduzir os impactos que seu negócio gera não é mais uma opção, os consumidores estão atentos e já consideram isso um critério importante na hora da compra. Pensando nisso, selecionamos algumas práticas simples que vão te ajudar muito a reduzir danos ao meio ambiente e ainda reduzirão os custos de sua operação. Confira:

Uso consciente de água

O principal recurso para nossa sobrevivência já é apontado como um dos que estarão em escassez no futuro. Existem, inclusive, muitas regiões que já estão sendo impactadas pela crise hídrica. Você pode reduzir o desperdício com algumas atitudes simples:

  • Prefira garrafas de água: 

Distribuir garrafas para sua equipe e incentivar o uso delas irá reduzir o uso de bebedouro, minimizando o desperdício de água e, também, diminuindo os gastos com energia. 

  • Troque as descargas antigas:

Descargas com caixa acopladas gastam muito menos. Os modelos de descarga mais antigos chegam a gastar de 10 a 30 litros de água por acionamento. Com os novos modelos, o gasto cai para 6 litros.

Uso consciente de produtos químicos para ajuda no meio ambiente

O uso consciente de produtos químicos e um manejo de qualidade dos mesmos pode reduzir gastos financeiros e beneficiar o meio ambiente, reduzindo a poluição e desenvolvendo tecnologias verdes. 

Se sua empresa atua com o uso de produtos químicos, é importante que você se atente às seguintes questões: 

  • Licenciamento ambiental

O Licenciamento Ambiental é um instrumento utilizado pelos órgãos ambientais competentes, que tem como objetivo tornar compatível o desenvolvimento socioeconômico com a preservação do equilíbrio do meio ambiente. Esse documento é exigido independente do tamanho do empreendimento, desde que o mesmo apresente potencial poluidor. 

  • Armazenamento de produtos químicos

Outra forma de reduzir os danos ao meio ambiente é tomar os cuidados necessários no armazenamento de produtos químicos, pois os riscos são potencializados quando se trata de uma diversidade de produtos armazenados em conjunto. 

  • Descarte de Resíduos Químicos

Resíduos químicos são altamente prejudiciais ao meio ambiente e devem ser descartados de forma correta e assistida a fim de reduzir impacto e, também, prevenir possíveis multas futuras, já que existem regulamentações específicas para o gerenciamento de produtos químicos que devem ser seguidas. 

Economize energia

Certamente, fazer uma gestão segura de produtos químicos irá minimizar o desperdício de água e energia, porém, além disso, separamos algumas atitudes simples que vão te ajudar a economizar energia em sua empresa:

  • Aproveite a iluminação natural

Manter as estações de trabalho próximas das janelas ou aderir às cores claras nas paredes podem te ajudar muito a economizar energia, já que vão evitar que você precise acender as luzes durante o dia. 

  • Desligue completamente os equipamentos

Certifique-se de que todos os equipamentos estejam totalmente desligados. Mesmo quando estão em modo stand by, eles consomem energia. Lembrar de removê-los da tomada durante os finais de semana e feriados pode te ajudar a economizar bastante.

  • Conte com sua equipe!

Essa dica serve tanto para reduzir o consumo de água quanto para o de energia elétrica. Envolver seus colaboradores nessas ações é o grande segredo para obter sucesso. Estipule metas e compartilhe a evolução do time em busca delas e certamente alcançará resultados significativos. 

Como tornar minha empresa sustentável no meio ambiente?

Você pretende minimizar os impactos ambientais causados pela sua empresa? Está interessado em se tornar uma referência em sustentabilidade no seu segmento? A Intertox pode te ajudar a entender quais processos podem ser otimizados e, com o estudo de impacto ambiental, definir quais as regulamentações que você deve cumprir. Conheça nossas soluções.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *