Alimentação

Qual a diferença de páprica doce e colorau?

Qual a diferença de páprica doce e colorau

Pode-se afirmar que o mundo dos temperos e especiarias é muito vasto e cheio de opções para o consumo na elaboração de alimentos e refeições deliciosas, não é mesmo? 

O mercado de especiarias é famoso no mundo desde muito tempo atrás, e as especiarias e temperos já foram utilizadas na elaboração de alimentos por pessoas muito antes de nós, por milhares de gerações a se perder de vista.

No artigo de hoje, visando detalhar mais sobre esse forte mercado, falaremos mais sobre o tempero da Páprica Doce, visando entender suas propriedades e diferenças do também tempero colorau.

O que é a páprica?

A páprica é um tempero derivado das pimentas e dos pimentões que passa pelo processo de desidratação, secagem e moagem dos frutos.

Existe a opção de páprica defumada, que é elaborada na fumaça de madeira e não existe essa opção se tratando do colorau. Além da páprica picante (mais ardida em vários níveis) e da defumada, temos também a Páprica Doce, que é muito mais branda de ser consumida.

Benefícios da páprica doce para a saúde

  • Ajuda a dissolver coágulos; 
  • Cicatriza feridas; 
  • Alivia dores de estômago e de garganta;
  • Ajuda no combate às cãibras e aos gases.

Quando falamos na elaboração de pratos, a páprica é indicada para temperar as massas, carnes, carne de porco, frangos, arroz, peixes e outros tipos de batatas. 

Páprica doce

A Páprica Doce é uma versão mais suave em relação aos demais tipos de pápricas (picante e defumada). Ela é muito querida nas cozinhas brasileiras pelo seu gosto mais ameno.

Algumas pessoas gostam muito do sabor da páprica, mas consideram as picantes e defumadas muito fortes para serem consumidas, mesmo em pequenas porções nos alimentos diariamente, por isso essa grande simpatia e utilidade da Páprica Doce.

A páprica doce é derivada da espécie de pimentão e pimenta da família Capsicum annuum, sendo muito concentrada e contribuindo ativamente para que as refeições tenham muito sabor.

O que é o colorau?

O pó de colorau é um tempero derivado da trituração do urucum. O seu fruto se dá no urucuzeiro, que é uma árvore presente na América tropical. Ele também é chamado de colorífico, falso-açafrão ou pó de urucum.

O fruto do urucum é como uma cápsula, que possui entre 3cm a 4cm de comprimento e 3 a 4,5 de diâmetro. O urucum é revestido por espinhos moles e suas cores variam entre o verde, vermelho e roxo.

Nas tribos de origem indígena, o colorau é muito utilizado como corante para que os mesmos pintem os seus corpos.

Dentre todos os setores das indústrias da sociedade moderna, o de cosméticos foi o primeiro a utilizar esse condimento, na fabricação dos seus batons. 

Como tempero, o colorau tem um gosto muito suave, lembrando mais o gosto da páprica em sua versão da Páprica Doce. Para ser usado como tempero, ele é misturado aqui no Brasil com farinha de mandioca ou fubá de milho.

O colorau é um corante natural que melhora a aparência dos alimentos em que é utilizado. 

Benefícios do colorau para a saúde

  • Ajuda na proteção contra os raios ultravioletas; 
  • Possui ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce;
  • Tem ação anti-inflamatória;
  • Ele possui propriedades cicatrizantes;
  • É muito rico em carotenoide, que é a substância que dá origem à vitamina A.

Quando falamos na elaboração de pratos, o colorau é indicado para temperar carnes, peixes, massas, arroz e demais pratos que o cozinheiro achar que ele se encaixe e seja viável para a receita. 

O colorau não traz malefícios para a saúde de quem o consome, como qualquer outro tempero, para possuir os benefícios que ele promete, é recomendado que o colorau seja utilizado em uma dosagem equilibrada e não excessiva. 

Conclusão final

O uso da Páprica Doce e do Colorau são bem parecidos e benéficos vistos de um ângulo geral, para a escolha de qual tempero utilizar, é bom que o consumidor experimente os dois e opte por aquele em que o paladar melhor se agradar.

Como ambos trazem benefícios, optar pelo que melhor lhe agrade e que possui os benefícios certos para as necessidades de quem o comprar certamente é a melhor opção. 

Pois como vimos acima, ambas opções têm propriedades benéficas que podem auxiliar e muito as pessoas no seu dia a dia.

Recomendamos por aqui que o uso de temperos e especiarias deve ser controlado e nada exagerado, pois tudo o que é usado em grandes quantidades, ainda mais se tratando de alimentação, pode trazer muitos malefícios para a pessoa.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
1
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.