Marketing Digital

Marketing de Conteúdo: entenda essa estratégia para se destacar no digital

marketing de conteúdo

O acesso à internet proporcionou uma mudança significativa no mundo da propaganda, reforçando a máxima de que marketing de conteúdo é essencial para as empresas se aproximarem do público consumidor e virarem referência no segmento em que atuam.

Para cada empresa esse modelo de transmissão de informações pode se modificar, conforme nicho de atuação, objetivos e público-alvo.

Assim, a comunicação pode ocorrer por meio de um informativo publicado no site corporativo, ou então em frases publicadas continuamente nas redes sociais. 

O mais importante é reforçar a presença da marca junto aos clientes, para que seja sempre lembrada no momento da compra. 

Investimento em marketing de conteúdo é antigo

Apenas para situar o leitor, é necessário dizer que o marketing de conteúdo existe há muito tempo, desde os primórdios da propaganda.

Postos de combustível criaram revistas sobre veículos para distribuir para motoristas que abasteciam, passando dicas sobre pilotagem, segurança no trânsito e economia de pneus, entre outros assuntos de interesse desse setor, proporcionando conhecimento e demonstrando expertise (estimulando o retorno dos usuários). 

Outro exemplo são os livros de receitas de marcas alimentícias, que reforçavam o uso de um determinado produto para fazer um acompanhamento para o almoço ou jantar, ou mesmo o açúcar da sobremesa.

Atualmente as empresas utilizam a internet para se comunicar com os clientes, tornando essa comunicação muito mais acessível, fácil e ágil – e de via dupla – permitindo até mesmo troca de mensagens em tempo real. 

Sendo assim, as empresas passam a colocar à disposição dos clientes ferramentas digitais como:

  • Mensageiros digitais;
  • Redes sociais;
  • Sites corporativos;
  • Newsletter por e-mail.

O acesso a computadores, tablets e, principalmente, os smartphones, facilitam essa comunicação direta entre empresa e consumidor. Assim, utilizando as ferramentas adequadas, é possível ter grande destaque no mundo virtual e no real.

Transmita informações pontuais por imagens

Uma imagem poderosa pode transmitir diversas mensagens e sensações, conseguindo atrair os usuários de forma efetiva. 

A captação de informações pode ser interpretada pelo receptor e, por isso, é necessário saber utilizar uma rede social que trabalha apenas esse aspecto como ponto de partida.

Incentivado por influenciadores digitais, pessoas que possuem uma afinidade com um grande público, o Instagram Ads é uma ferramenta digital que funciona para as empresas que querem demonstrar por meio de fotos, vídeos e demais materiais, as qualidades da marca, a rotina e diversas informações acerca do negócio, criando valor. 

Os álbuns de fotografias digitais estão acessíveis para milhões de pessoas que utilizam esse tipo de aplicativo diretamente no celular.

Além disso, esses ambientes facilitam estratégias voltadas ao valor social. Isso porque uma marcação em uma loja, um restaurante ou qualquer outro estabelecimento comercial pode atrair clientes das redondezas em pouco tempo.

Obtenha mais destaque que os concorrentes

Vale lembrar que essas ferramentas não são exclusividade e estão disponíveis para todas as empresas que estão atuando no mercado.

Por isso é preciso apostar na criatividade e em transmitir a identidade adequadamente, criando situações do cotidiano que podem ajudar o cliente a encontrar o produto de maneira facilitada e compreender os impactos/vantagens de tais itens/serviços.

Como anunciar no Google Ads é uma forma de se destacar dentro do site de buscas mais utilizado em todo o mundo, e esse tipo de investimento precisa ser feito dentro de um planejamento de marketing.

Junte-se a isso o fato de que é possível agregar informações relevantes nesse tipo de ferramenta, direcionando o consumidor de maneira instantânea para aprofundar o conhecimento ou mesmo para uma loja virtual para que faça a compra, considerando a jornada.

Mantenha relacionamento estreito com clientes

É preciso entender as tendências do mundo virtual, pois elas podem mudar constantemente, e saber como funciona o Facebook Ads permite acompanhar as novidades criadas pelos próprios internautas e usar as mais adequadas da melhor forma para o negócio.

Por ser a rede social mais acessada em todo o mundo, contando com mais de 2,7 bilhões de pessoas em todo o mundo, não se pode ignorar esse tipo de investimento dentro do marketing de conteúdo, aproximando a marca de comunidades de forma mais efetiva.

Presença no mundo digital é essencial

Enfim, utilizar as ferramentas corretas no dia a dia da comunicação de uma empresa, seja qual for o ramo de atuação, exige criatividade e inteligência.

O investimento na área de comunicação permite conectar-se a conceitos e informações mais aprofundadas e que trazem diferenciais ao atuar nesses ambientes, permitindo uma melhor mensuração e direcionamento das campanhas criadas e, consequentemente, melhor retorno.

A profissionalização dessa área permite se destacar cada vez mais entre os concorrentes, levando a marca ao maior número possível de clientes.

Além disso, é preciso reforçar a ideia de que o Marketing Digital se propaga e cresce continuamente, refletindo no empreendimento, quando devidamente aplicado, extrapolando as páginas oficiais corporativas para outras mídias sociais.

As pessoas transformam os conceitos e valores para si, o que demonstra que a empresa está no caminho certo, e deve reforçar sua presença aproveitando todo o destaque alcançado. 

A viralização de uma campanha demonstra o sucesso de toda a estratégia aplicada no marketing de conteúdo e, consequentemente, no aumento das vendas, o que é fundamental para a continuidade dos trabalhos.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.