como fazer um podcast

Você sonha em se tornar um influenciador digital ou então gostaria de compartilhar idéias, pensamentos e impressões sobre diversas coisas? Então não deixe de conferir, hoje, como fazer um podcast de qualidade.

Essa é uma ferramenta que tem cada vez mais adeptos. Uma vez que é um conteúdo de áudio, oferece formas de se ocupar o tempo, obter informações e se entreter. Por exemplo, considere aquele tempo de trânsito ou as horas de faxina.

Além disso, existem vários assuntos que aceitam uma abordagem por meio desse tipo de mídia. Isso vai desde cinema a música, economia, educação e história. Caso você se interesse, não deixe de continuar sua leitura e conferir como fazer um podcast.

O que é podcast?

Para saber como fazer um podcast é importante que você entenda bem esse conceito. Ele se refere à criação de áudios cuja disponibilização e compartilhamento ocorre pela internet. Assim, diferentemente de vídeos, ele conta apenas com a parte auditiva.

É verdade que hoje alguns criadores disponibilizam os vídeos das gravações dos podcasts. Contudo, isso é um assunto para outro momento, eis que sequer os autores entram em consenso se esse é um formato que poderia ser considerado como tal.

O que vale saber, então, é que o podcast é uma transmissão de áudio. Seu compartilhamento pode se dar de diversas formas. Dentre elas, por plataformas de streaming de música. Também, por aplicativos como YouTube ou site próprio.

E como funciona o podcast? Nesse caso uma pessoa ou um grupo delas expõe argumentos e fatos sobre uma questão. Isso pode ser feito para fins de opiniões ou mesmo para apresentação de novos conceitos e promoção de debates.

Portanto, para fazer um podcast é essencial que haja a determinação de assuntos, bem como do desenrolar do programa. Muitas vezes há o dono do programa que conta com convidados. Em outros, existem diversas pessoas que comandam o conteúdo.

Nesse caso, considere que existem podcasts sobre história, economia, jogos, músicas e atualidades. Igualmente, outros focam na política, nas criações do mundo do entretenimento, como filmes e séries, e até mesmo em filosofia. Por isso, esses conteúdos não encontram limites.

Ainda, os podcasts variam quanto à frequência. Os mais comuns são semanais, enquanto outros são mensais e até mesmo diários. Essa é uma ótima forma de consumir conteúdos diversos e, também, de se destacar como criador de conteúdo.

Por que fazer um podcast?

Existem diversos motivos para você optar por seguir os passos de como fazer um podcast. O primeiro deles é pelo aumento constante do público que consome esse tipo de conteúdo. São milhões de espectadores semanais apenas no Brasil.

Além disso, caso você já produza conteúdos na internet, essa é uma forma de alavancar seu alcance. Nesse caso, é importante lembrar que é cada vez mais comum que marcas usem de podcasts para apresentar seus produtos de maneira diferente.

Por exemplo, considere que o seu produto oferece uma série de soluções a problemas comuns do dia a dia. Com um podcast você pode reunir situações em que o produto auxiliou, cenas cômicas, histórias bizarras e outros.

Assim, optar por seguir o objetivo de como fazer um podcast é uma maneira de se destacar. Igualmente, de encontrar um público que queira ouvir exatamente o que você quer dizer.

Como fazer um podcast?

Por fim, agora que esclarecemos tudo sobre os podcasts, cabe saber como é possível desenvolver o seu próprio programa de áudio para distribuição em streamings e sites diversos.

  1. Escolha um tema

Em primeiro lugar, é essencial que você determine qual é o assunto do qual vai falar. O podcast será voltado à publicidade? Existem temas dos quais você quer falar e que tem conhecimento disso ou, então, vontade de pesquisar mais?

Considere, por exemplo, que o podcast Jovem Nerd, um dos maiores do Brasil, fala justamente do universo nerd. Dentro, então, há espaço para falar de filmes, jogos, músicas, séries, livros, quadrinhos e muito mais.

Portanto,você não precisa escolher um nicho fechado, podendo optar por um tema abrangente que lhe dê bastante espaço.

  1. Defina os participantes

Ainda, é preciso saber quem serão os participantes deste podcast. Você comandará sozinho ou com outras pessoas? Quem são os possíveis convidados que podem enriquecer seu tema? Essas são perguntas essenciais ao seguir o objetivo de como fazer um podcast.

  1. Planeje o conteúdo

É claro que muito do podcast ocorre no improviso, porém contar apenas com isso não é uma boa ideia. É importante que você tenha pontos de destaque para que a conversa fique fluida e, também, que pesquise previamente sobre o assunto.

Um roteiro ajuda muito e ele não exige seguimento à risca, mas pode ser apenas um norte.

  1. Prepare o equipamento

Ainda, será preciso preparar o equipamento para gravação, como fones de ouvido, microfones e programa de edição. Por isso, lembre-se de testar todos antes.

  1. Edição, publicação e divulgação

Por fim, para concluir a tarefa de como fazer um podcast basta editá-lo de acordo com suas preferências. É importante que o programa tenha até 01 hora, não se alongando demasiadamente. Assim, edite e publique. Após, divulgue-o nas redes.

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Blog