Blog

O Que é Um Blog?

O Que é Um Blog

Mas afinal o que é um blog? Esta é uma questão que achei pertinente colocar no inicio de um guia sobre como blogar para principiantes.

Acredito que apesar dos blogs hoje em dia serem tão populares é uma questão que a maior parte das pessoas tem dificuldade em responder.

​Para começar, aqui fica a definição da wikipedia sobre o “o que é um blog?”. Assim que lerem a definição “oficial”, vou partilhar a minha opinião sobre este tópico.

Um blog ou blogue (contração do termo inglês web log, “diário da rede”) é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.  

Fonte: Wikipedia

​Mas Afinal o Que é Um Blog?

​Vou tentar simplificar – um blog é um tipo de site que normalmente está organizado de forma cronológica, desde o artigo (post) mais recente no topo da página principal até aos artigos mais antigos no fundo.

​A título de exemplo, reparem na página principal aqui do meu blog.

​Os blogs são usualmente (mas nem sempre) escritos por uma pessoa e são atualizados regularmente.

Os blogs normalmente (mas nem sempre) têm um tópico especifico – Existem blogs sobre qualquer tema que consigas imaginar. Desde receitas a moda, de desenvolvimento pessoal a fotografia passando por diários pessoais – o aparecimento dos blogs juntou literalmente comunidades inteiras à volta de alguns destes tópicos, onde as pessoas podem aprender, trocar ideias, fazer amigos e até fazer negócios com pessoas que têm interesses similares por esse mundo fora.

​Os blogs têm algumas caraterísticas que são importantes de se conhecer se quiseres tirar o máximo proveito de um blog como leitor. Deixo aqui aquelas que considero a mais úteis:

​Arquivos – Podes olhar para a página principal de um blog e pensar que não existe muito mais para além do que estás a ver. Umas entradas recentes, alguns links para para outros sites, uns botões de redes sociais e pouco mais que isso.

Contudo, é importante saber que muito mais se passa naquele blog nas suas “catacumbas“. Por exemplo, existem blogs que adicionalmente ao que vês na página principal, contêm literalmente centenas de artigos que foram escritos ao longo dos últimos meses e até anos.

​Quando escrevemos um artigo como este, ele vai parar ao topo da página principal. À medida que o tempo vai passando e vamos acrescentando artigos mais recentes, este artigo vai começar a sua viagem até ao fundo da página, até desaparecer por completo.

Mas esse não é o seu fim, o seu destino é o arquivo do blog. Parece um local escuro e sujo (por isso lhe chamo “catacumbas“), mas na verdade é como se fosse um armário de arrumação que pode ser facilmente acedido de várias maneiras.

Podes ler os “arquivos” de qualquer blog, simplesmente procurando um link que diga arquivo ou clicando numa categoria do blog que se encontra no final de cada artigo.

Por exemplo se clicares na categoria Blogs no meu blog, vais ter acesso a todos os artigos referentes a esse tópico.

​Comentários – Nem todos os blogs usam comentários – mas a maior parte deles usa.

Eu não quero que este blog seja um monólogo, mas sim uma conversa. Aqui, podes dar-me feedback sobre tudo o que escrevo, simplesmente indo ao final de cada artigo na secção comentários.

Aí, tens um formulário onde introduzes o teu nome, email e um link para o teu próprio blog (se o tiveres), bem como o teu feedback, comentário, crítica ou pergunta.

Queres tentar fazê-lo agora? vai ao final deste artigo, preenche os campos e apresenta-te.

Agora Que Já Sabes o Que é Um Blog

​Uma excelente maneira de aprender sobre blogs, é ler alguns. Deixa comentários, faz perguntas e guarda os teus preferidos nos favoritos para voltares mais tarde.

No entanto, uma maneira ainda melhor de aprender sobre blogs é começares um teu.

​Pronto, agora que já sabes o que é um blog, deixa um comentário abaixo sobre se concordas ou não com que foi escrito aqui.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Blog