Blog

Saiba os procedimentos estéticos para ter um sorriso bonito e saudável

Nos últimos tempos, o que mais se popularizou nos consultórios dos dentistas foram os procedimentos estéticos para ter um sorriso bonito

Devido a praticidade e os notáveis efeitos de mudança, as pessoas têm cada vez mais procurado a ortodontia estética para conseguirem melhorar seus dentes, ampliar sua autoestima e funcionalidade.

Isso porque uma das consequências do sorriso com imperfeições ou aspectos que incomodam a pessoa é a insegurança, além da baixa autoestima. 

Isso atrapalha no convívio social, seja no trabalho, na escola ou na faculdade, podendo acarretar em problemas de saúde emocional de modo mais amplo.

Por esse motivo, a odontologia estética vem se ampliando e sendo requisitadas, principalmente porque ela já é enxergada de forma séria – não relacionado apenas à vaidade, mas conciliando funcionalidade e beleza.

Assim, por meio de uma tecnologia avançada, consegue-se melhorar o sorriso significativamente e a autoestima do paciente. 

No decorrer do texto, serão listados alguns dos principais procedimentos estéticos da ortodontia, explicando como ele se dá, quais as contraindicações e seus efeitos.

Mas, antes, é bom lembrar que os procedimentos estéticos melhoram significativamente o sorriso, mas os cuidados com a saúde bucal são imprescindíveis para a manutenção de seus efeitos, prolongando um sorriso bonito por mais tempo.

Então, é necessário adotar os hábitos de:

  • Escovar os dentes ao final de cada refeição;
  • Passar fio dental diariamente;
  • Bochechar enxaguante bucal por 30 segundos diariamente;
  • Ir ao dentista a cada seis meses.

Com essas ações rotineiras, é possível estender a duração dos procedimentos estéticos ortodônticos e melhorar toda a saúde bucal. Isso porque nem todos tratamentos têm resultados permanentes e de forma natural. 

Contudo, é preciso ressaltar que alguns procedimentos estéticos que envolvem a dentição devem ser feitos apenas com a saúde bucal bem estabelecida. 

Por isso, se estiver faltando algum, é preciso colocar um implante dentário para dar seguimento aos tratamentos envolvendo a estética do sorriso.

Confira a seguir quais são os principais procedimentos ortodônticos e mais informações sobre eles, de modo a realizá-los com segurança.

Botox

Muitas pessoas não sabem, mas dentistas especializados podem fazer a aplicação de botox. 

Essa substância é utilizada para corrigir problemas assimétricos do rosto e sorrisos com muita exposição da gengiva.

A aplicação do botox é feita utilizando microagulhas e dura cerca de 10 minutos. Após a aplicação, a região é coberta por esparadrapos anti-alérgicos, que podem ser retirados após duas horas.

O Brasil é o país que apresenta a maior procura por esse procedimento estético. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, apenas em 2017 foram feitas quase 400 mil aplicações de toxina nas terras brasileiras.

O botox pode ser absorvido pelo corpo, podendo haver a necessidade de reaplicação da toxina.

Harmonização facial

A harmonização facial é um dos fenômenos dos procedimentos estéticos da atualidade. 

Feita por muitos famosos em pessoas que trabalham com imagem, esse procedimento tem ganhado cada vez maior popularidade pelo seu efeito em pouco tempo.

Esse tratamento estético consiste em um conjunto de mudanças para dar maior harmonia aos traços faciais.

Dentre as mudanças que podem ocorrer diversos procedimentos são procurados, como:

  • Preenchimento do rosto;
  • Aplicação de botox;
  • Lifting facial;
  • Microagulhamento;
  • Peeling;
  • Bichectomia;
  • Procedimentos dentários.

Clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento que age diretamente na promoção de um belo sorriso, melhorando o aspecto do dente. 

Podendo ser feito a laser ou apenas com a moldeira, o clareamento é uma forma prática de reconquistar os dentes brancos. 

Já a moldeira pode ser feita em casa – com acompanhamento profissional – ou no consultório, tendo seu efeito intensificado.

No primeiro caso, é utilizado uma moldeira impressa de Impressoras 3D, com o gel clareador aplicado na estrutura. No entanto, é necessário que todas as movimentações sejam supervisionadas por um dentista.

Já o clareamento dental a laser é feito no consultório, durando cerca de uma hora e pode deixar os dentes até sete vezes mais brancos. 

Nele, a moldeira também pode ser usada com o gel, em doses maiores, sendo que após isso o laser é usado para ativar ainda mais a ação dos clareadores.

Lente de contato dental

A lente de contato dental é uma prótese feita de porcelana ou cerâmica, uma estrutura fina e de grande durabilidade. 

Sua função é sanar pequenas imperfeições da arcada dentária, como fraturas, manchas e formato. 

Ela preenche os pequenos espaços dos dentes a fim de alinhar o sorriso, além de melhorar sua pigmentação, podendo haver uma harmonização em relação a cor da dentição à estrutura bucal como um todo.

Vale destacar que, além dos cuidados necessários com a saúde bucal para que haja a conservação de um sorriso bonito no rosto, é importante lembrar que a sua funcionalidade está em primeiro lugar. 

Com isso, se for necessário, antes de corrigir esteticamente os dentes, os dentistas devem sugerir a colocação de um aparelho ortodôntico para alinhar o sorriso e promover uma melhor mastigação e fala.

Como o tema deste texto é sobre a estética do sorriso, é importante falar que existem formas de corrigir a má oclusão e posicionamento inadequado dos dentes sem afetar de forma bruta a aparência.

Isso porque a evolução da área proporcionou que diversos tratamentos fossem adaptados e  melhorados. 

Nesse sentido, a odontologia, com a tecnologia avançada, desenvolveu o procedimento de aparelho transparente, que não possui coloração e é discreto no sorriso.

Com isso, é possível conquistar um sorriso mais belo e funcional sem que o aspecto metálico – que costuma incomodar alguns pacientes – interfira na autoestima, por exemplo.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Blog