5 dicas de moveis planejados para o quarto

Você já esteve em um quarto que parece bem arrumado? 9 de 10 vezes, é porque tem um design simples que funciona bem. Mas criar um design simples é mais difícil do que parece – especialmente moveis planejados para os quartos.

Por quê? Porque cada quarto tem que ter uma cama. E as camas são grandes e desajeitadas e ditam a colocação de todos os outros objetos na sala. Mas se você tiver a sorte de planejar um quarto do zero ou remodelar um quarto existente, poderá controlar o projeto e criar um espaço prático e bonito.

Mesmo que você não tenha uma ótima visão, o acesso ao exterior ou muito espaço para trabalhar, os princípios que incorporam e a simplicidade que eles mostram podem inspirar o projeto do seu próprio quarto.

Porque o quarto é um dos quartos mais simples da casa, é muitas vezes esquecido. Um dos primeiros passos para um ótimo design de quarto é ter uma planta eficiente e bem projetada que lhe dê tudo o que você quer – não importa quanto espaço você comece.

Confira agora:

5 dicas de moveis planejados para o quarto

1. Circulação simples

Tente manter sua circulação em um lado da sala. Hotéis fazem um ótimo trabalho nisso. Há uma razão pela qual 90% dos hotéis têm a mesma planta: porque é simples e funciona.

Planos de circulação tornam-se um pouco mais desafiadores com quartos de banho (quartos com banheiro em anexo) ou quartos com portas para o exterior.

2. Concentre-se na vista.

Um quarto sempre parece melhor quando a primeira coisa que você experimenta é uma agradável vista da janela – ao contrário de uma vista olhando diretamente para a cama. Se você está projetando um novo quarto ou reformando um antigo, tente criar um layout que se concentre na vista – seja algo tão impressionante quanto um lago ou tão simples quanto o seu quintal.

3. Mantenha a privacidade em mente.

É sempre bom quando você pode deixar a porta do quarto aberta sem abandonar toda a sua privacidade. O pequeno foyer neste exemplo fornece separação da sala da família. Eu sempre tento evitar projetar um layout em que você olha diretamente para o quarto de um espaço mais público, como uma grande sala, cozinha ou sala de estar.

4. Conecte-se com o exterior.

Embora isso possa não ser viável em todos os climas, conectar uma sala com o exterior é uma ótima maneira de fazer o espaço parecer maior e admitir mais luz natural. Se o seu quarto é no piso térreo (ou está no segundo andar e tem um terraço adjacente), adicionar um conjunto de portas francesas pode aumentar instantaneamente o espaço visual.

5. Gaste um tempo

O excelente design demora um pouco e geralmente requer refinação antes de você criar o plano perfeito para o seu estilo de vida. Não se apresse no design – vale a pena gastar um pouco mais de tempo na frente para garantir que você tenha um plano mais eficiente e funcional no final.

A verdade é que um ótimo design não significa necessariamente um espaço excessivamente complexo e caro de se construir. Um espaço que funciona melhor, custa menos para construir, é mais eficiente para executar e é mais fácil de manter pode ser um excelente exemplo de excelente design. O importante é que você se alinhe junto ao pessoal da marcenaria para que o projeto sai sempre bem feito.