Problemas Com as Torneiras da Sua Casa? Encontre Aqui as Soluções

Problemas Com as Torneiras da Sua Casa? Encontre Aqui as Soluções

26 jun

Então, sua torneira do banheiro e/ou da cozinha está agindo de forma estranha? Uma torneira com vazamento é muito fácil de diagnosticar e reparar, mas existem outros problemas de torneira que não são tão simples de identificar e consertar.

Talvez sua torneira esteja fazendo barulhos estranhos, talvez o fluxo de água não é consistente… Por isso, se você precisar de ajuda para descobrir o que há de errado com sua torneira e o que deve fazer a respeito, confira as soluções a partir de agora!

Baixa pressão de água

Normalmente, a baixa pressão da água de uma torneira é causada pelo seu desviador do pulverizador. A válvula de desvio é uma pequena peça localizada dentro do corpo da torneira. 

O desviador controla a entrada de água na torneira, portanto você deve verificar se está limpo – pode estar entupido com pequenos detritos e minerais, e, se o desviador não estiver entupido, talvez seja necessário substituí-lo. 

Outra área que você pode ser culpada pela baixa pressão da água é o arejador. O arejador, como o desviador, pode ser limpo com uma escova e solução de limpeza. 

Você também pode tentar usar vinagre para remover os materiais e assim desentupi-lo. Finalmente, verifique se o problema não é a pressão da água que sai da rede e veja se as válvulas de abastecimento de água estão ligadas completamente.

Torneiras entupidas

Este é outro problema comum e que pode ser bastante chato. Você precisa de água para lavar as mãos ou a louça, mas não sai nada. Situação complicada, não?

O acúmulo de sujeira na torneira é uma das causas de entupimento. Sua torneira pode até estar funcionando, mas com baixa pressão de água, também causada por sedimentos e/ou acúmulo de minerais.

Por isso, é essencial verificar o que pode estar causando o entupimento e consequentemente limpar/desobstruir para que a torneira volte a funcionar. Caso seja um problema mais sério, o ideal é contratar uma desentupidora 24h para que possa resolver o problema o quanto antes e com profissionais capacitados.

Torneiras enferrujadas

Torneiras também são propensas a ferrugem, especialmente se forem mais velhas. A ferrugem pode se desenvolver em qualquer lugar dentro ou fora da torneira. Esta dificuldade provoca a deterioração do metal da torneira, o que pode levar a torneiras com vazamento.

Portanto, com o passar do tempo é importante trocar as torneiras e comprar aqueles modelos mais atuais e modernos.

Torneiras pingando

Se você já tentou dormir com uma torneira pingando na sala ao lado ou “lutou” com uma pia de cozinha que não sabia quando ia parar de pingar, você sabe como esse problema pode ser chato. Sem contar que uma torneira pingando causa desperdício e também aumenta sua conta de água. 

A água que entra em sua casa está sob pressão para passar pelos canos. Quando você desliga a torneira, as arruelas à base de borracha ou silicone formam uma vedação à prova d’água que evita que mais água penetre nos canos e saia pela torneira. 

Com o tempo, as arruelas podem ficar gastas, permitindo que um pequeno fio de água passe e crie aquele gotejamento irritante. Embora você mesmo possa substituir as arruelas, o trabalho de reparo pode ser um desafio maior do que você poderia esperar sem ferramentas especializadas, necessitando então de um reparo que é melhor deixar para um encanador profissional.

O tempo de vida da torneira

Torneiras de cozinha e de banho são geralmente bem projetadas e podem facilmente durar uma década ou até mais. 

Porém, muitas pessoas optam por substituir as torneiras como uma decisão de projeto na reforma, porém há razões mais práticas que podem levá-lo a substituir uma torneira, como:

  • Quando o acabamento estiver gasto e a alça estiver rachada ou descolorida;
  • As roscas no arejador ou no bico estão desgastadas ou corroídas, dificultando a substituição do arejador;
  • Peças internas são tão desgastadas que as arruelas de reposição, anéis de vedação, parafusos, grampos e conjunto da válvula simplesmente não resolvem o problema por mais tempo.

Compartilhe: