Como Desentupir Pia

Um dos sistemas mais propensos a entupimentos numa casa é a pia da cozinha. Você sabe o que fazer para desentupir uma pia?

A utilização no dia a dia por si só já um fator preponderante para causar entupimentos numa tubulação de saída conectada a uma pia de cozinha. Isso porque a própria gordura das louças que são lavadas vão se acumulando no interior dos encanamentos. E com o passar do tempo vão diminuindo pouco a pouco seu diâmetro até o ponto de obstruir completamente a passagem da água.

Somado a essa ação natural da gordura, os restos de alimentos que vão caindo no ralo da pia contribuem significativamente para os entupimentos de ramal de pia. Eles vão aderindo na parede da tubulação tendo a gordura como uma espécie de cola, dificultando o fluxo da água.

Como evitar entupimento de pia

A prevenção é sempre o melhor remédio e é o mais recomendado, portanto siga algumas dicas para evitar transtornos de pias entupidas.

  1. Nunca despeje óleo de frituras, caldos e molhos ou gordura de qualquer natureza no ralo da pia da cozinha. No caso do óleo de frituras guarde em recipientes e encaminhe para centros de reciclagem.
  2. Use uma proteção no ralo da pia como uma pequena tela para impedir que eventuais restos de alimentos caiam pelo ralo e se depositem na tubulação. Muita atenção ao lavar a louça para evitar que pedaços caiam dentro do dreno.
  3. Limpe o sifão periodicamente. O sifão é aquela parte curva do tubo que fica conectada logo abaixo da pia que serve para entre outras funções, impedir que o mau cheiro da rede retorne para a pia. Eventualmente podem ficar depositados ali alguns detritos que comprometem seu funcionamento.

Seguindo essas três dicas você vai evitar que o encanamento de drenagem da pia da sua cozinha fique obstruído. Mas o que fazer quando já estiver tudo entupido?

Faça você mesmo

Desconecte o sifão

Quando uma pia de cozinha está entupida o primeiro passo é desconectar o sifão (colocando um balde embaixo para receber a água que está dentro da pia) e verificar se há algum material nele impedindo o fluxo da água. Faça uma limpeza completa e conecte novamente para verificar se o problema foi resolvido.

Água quente

Caso a limpeza do sifão não tenha sido suficiente para resolver o problema, é sinal que a obstrução está mais a frente da tubulação. Neste caso despeje água quente com um pouco de detergente diretamente no ralo da pia. Se a causa do entupimento for a gordura, a água quente pode dissolver um pouco e liberar a passagem.

Vinagre + Bicarbonato de Sódio

Essa é uma dica que vale a pena testar. Coloque bicarbonato de sódio, um pouco de sal grosso no ralo da pia e jogue vinagre. Deixe agir alguns minutos. Você também pode turbinar essa dica colocando um pouco de detergente na mistura. Depois de alguns minutos, despeje água quente.

Evitem

Numa pia de cozinha evite utilizar o desentupidor de borracha e a soda caustica de modo que não danifiquem a estrutura e o acabamento da sua cozinha.

Ajuda Profissional

Se mesmo seguindo essas dicas a situação ainda é caótica você precisa de ajuda de um profissional especializado. Ele irá fazer uma raspagem da tubulação para devolver seu diâmetro interno e normalizar o escoamento da água. Em São Paulo nós recomendamos a Matrix Desentupidora para cuidar da sua pia entupida.