Conservação e LimpezaNegócios

Como montar uma empresa de limpeza

Empresa de limpeza

 

Se você já pensou em montar uma empresa de limpeza, agora talvez seja a hora. Nos últimos anos, a indústria da limpeza tem experimentado um crescimento significativo. Veja como iniciar seu próprio negócio.

Qual é o mercado para as empresas de limpeza?

Antes de mais nada, deve-se dizer que as estatísticas do segmento de limpeza indicam que o setor tem um grande potencial de crescimento. Inicialmente, este crescimento corresponde tanto a serviços residenciais (direto ao consumidor) quanto comerciais (indústria).

De acordo com esses dados, 66% das empresas têm até 20 funcionários. As grandes empresas, que representam 5% deste nicho, têm uma média de mais de 500 funcionários.

Poucos setores oferecem tantas opções e oportunidades quanto o mercado de limpeza, o que é uma importante tendência comercial devido à sua configuração e demanda. Portanto, iniciar um negócio de limpeza pode ser mais fácil se a ideia for fornecer serviços de limpeza doméstica.

No início, você não precisará de nenhum grande investimento. Geralmente, você utilizará os materiais de limpeza de seus clientes e as despesas adicionais serão menores. Entretanto, se você pretende ter uma empresa prestadora de serviços comerciais, o investimento pode ser um pouco maior, assim como o planejamento. Na verdade, qualquer um dos dois pode levá-lo ao caminho do empreendedorismo e à oportunidade de obter uma renda satisfatória.

Mas como qualquer negócio, este tipo de empreendimento exige que você preste atenção a alguns passos e procedimentos legais. Vamos começar. Siga-nos neste artigo e descubra como abrir seu negócio de limpeza hoje mesmo.

Como se monta uma empresa de limpeza?

Os serviços orientados ao consumidor consistem principalmente em serviços gerais de limpeza residencial. Os serviços de limpeza comercial incluem serviços de limpeza de tapetes, janelas e outros.

Portanto, recomenda-se focar em um nicho e concentrar-se na construção de um negócio com um foco mais específico. Mas, dependendo de sua capacidade de investimento e disponibilidade de gestão, é possível atender a diferentes mercados.

Veja abaixo os principais pontos a se atentar quando se trata de montar uma empresa de limpeza

1 – Decida no que você vai se concentrar: residencial ou comercial.

A indústria de limpeza tem dois principais nichos de mercado: residencial e comercial. Primeiro, você terá de decidir se vai limpar casas ou clientes corporativos.

2 – Estabelecer um plano de negócios

Um plano de negócios é indispensável para criar um negócio de sucesso. Mas como iniciar um plano de negócios? A maneira mais fácil e eficaz é preparar uma pesquisa e analisar tudo, desde os concorrentes até os clientes e clientes potenciais.

Além disso, você precisa responder às principais perguntas que serão o fio condutor de seu negócio.

3 – Plano de custos operacionais

Se você tiver a capacidade de investimento para comprar equipamentos, o negócio já terá mais espaço de manobra para começar. Faça uma revisão completa de seus ativos, tais como economias, imóveis e outros investimentos.

Além disso, não se desfaça de sua linha de crédito pessoal para que sua pequena empresa se desvende. Quer você inicie o negócio com seus próprios fundos ou com financiamento, é essencial orçar os custos operacionais e determinar quanta receita você precisará gerar para cobrir suas despesas.

Ao desenvolver seu orçamento, defina o preço que você cobrará por seus serviços. Com base em seu plano de negócios, calcule quais serão seus custos e quanto você precisará cobrar para alcançar o equilíbrio.

Pesquisar também o que outras empresas de limpeza cobram. Você precisará encontrar a melhor maneira de cobrar pelo seu negócio, que pode ser por hora, por metro quadrado ou por contrato.

4. Considere a geografia de seu negócio

Lembre-se de que você estará se movimentando muito. Escolha uma área onde você vai fornecer seus serviços: Conquiste seus clientes naquela área escolhida. Calcule o tempo que leva para ir de uma casa para outra.

Para minimizar o tempo de viagem, escolha áreas densamente povoadas. Descubra quantas empresas de limpeza já trabalham em sua área escolhida. Elas têm clientes suficientes? Que tipo de serviços eles não oferecem?

5. Planeje sua logística

Escolha a maneira ideal de chegar a seus clientes. Isto pode ser por transporte público ou por carro. Se você é um limpador residencial, um carro é a melhor opção para o transporte de pequenos equipamentos e produtos de limpeza.

No entanto, se você transportar uma grande quantidade de materiais ou equipamentos de limpeza, provavelmente precisará de um pequeno caminhão.

Além disso, fazer uma jornada de trabalho bem estruturada para os seus funcionários pode ser determinante para organização e desempenho.

6. Estabelecer uma estratégia de marketing

Antes de tudo, sempre que você inicia um negócio, você precisa pensar em uma estratégia de marketing. Quanto mais focado você estiver em seu negócio, mais fácil será elaborar um plano para comercializá-lo.

Acima de tudo, quando você cria um serviço, as pessoas precisam saber o que você faz e seu diferencial. O primeiro passo para divulgar seu negócio é criar um website para listar os serviços que você oferece, informar sua área de especialização e informações de contato.

Assim, a criação de um site ajuda você a divulgar seus serviços e a criar campanhas de desconto. Para este tipo de negócio, você também precisará criar cartões de visita e folhetos.

Todo o material corporativo deve incluir o nome e o número de telefone de sua empresa para que as pessoas possam encontrá-lo.

7. Escolha um nome e formalize seu negócio

Primeiramente, escolha um nome interessante e atraente para atrair o interesse de seus clientes potenciais. Faça sua pesquisa com antecedência para que você tenha a exclusividade do nome escolhido. Se a idéia é expandir e crescer, não esqueça de planejar o registro do nome da marca.

Ao mesmo tempo, verifique em seu município quais licenças são necessárias para abrir um serviço de limpeza profissional. Uma vez feito isso, você deve analisar qual é a melhor estrutura jurídica para sua empresa. Em última análise, o tipo legal de sua empresa determinará como os impostos são pagos, bem como aspectos como a responsabilidade pessoal.

Também definirá o capital social mínimo necessário para a abertura da empresa. Você pode optar por abrir uma empresa individual (EI ou EIRELI) ou uma Empresa de Responsabilidade Limitada, se a ideia for ter um sócio como empresário. Também é possível optar pela modalidade de Microempreendedor Individual – MEI, se o faturamento não exceder R $81 mil por ano.

Caso precise contratar funcionários fale com seu contador para que ele te recomende qual a melhor carga horaria semanal os colaboradores devem seguir.

O próximo passo para obter o CNPJ para sua empresa de limpeza é registrar-se na Junta de Comércio de seu estado e na Receita Federal. Depois disso, será necessário obter a licença de atividade na prefeitura do município onde a empresa está estabelecida.

Há ainda outras formalidades, como o registro na Caixa Econômica Federal para o sistema de “conectividade social”.

8. formas de expandir seus negócios através do marketing

diretrizes: O famoso boca a boca é a melhor ferramenta para conseguir novos clientes. Se uma pessoa estiver satisfeita com seu serviço, ela certamente o recomendará a seus amigos, familiares e colegas. Para começar a espalhar a palavra de boca, comece com seu círculo mais próximo.

Faça a limpeza para seus amigos, família, vizinhos e outros conhecidos. Faça seu trabalho com perfeição e peça a seus primeiros clientes que o recomendem a todos que conhecem. Personalize seus serviços. Pergunte a seus clientes sobre suas expectativas e tente adaptar seus serviços às suas necessidades.

Enquanto para alguns clientes é essencial remover os pêlos dos móveis, outros estão obcecados com um guarda-roupa perfeitamente sistematizado. Embora importante, a limpeza não é o único aspecto de seu trabalho.

Certifique-se de comunicar-se e conectar-se com seus clientes. Ser amigável e cortês é uma forma segura de construir uma forte base de clientes. Criar um programa de fidelidade. Por exemplo, você pode oferecer um desconto ou serviço extra aos clientes existentes que indicarem novos clientes.

Identidade da marca: Se sua ambição é desenvolver um negócio de sucesso, você precisa começar com uma boa reputação. A reputação é composta de várias coisas que têm a ver com a representação visual de sua empresa e seu comportamento. O nome e o logotipo da empresa.

A identidade da marca é algo que nenhuma empresa moderna pode dispensar. O nome de sua empresa deve refletir sua indústria e transmitir seus valores. Seu logotipo deve demonstrar seus objetivos, benefícios e missão. Use um criador de logotipo online (por exemplo, Logaster) para criar um logotipo elegante em um piscar de olhos. Para promover e melhorar seus negócios, coloque seu logotipo em seus contatos, seu uniforme, seu carro, suas faturas e outros pontos de contato com clientes potenciais.

Aparência: Sua equipe deve parecer organizada e apresentável. Se você ainda não tem o orçamento para fornecer uniformes personalizados para seus funcionários, não se preocupe. O principal é que todos estão vestidos de maneira semelhante (por exemplo, calças escuras e camiseta amarela).

Além disso, manter os equipamentos, ferramentas e veículos de transporte limpos e em boas condições. Reputação. Seja pontual, honesto e interessado em fazer o seu melhor. As pessoas valorizam isso tanto quanto uma boa limpeza. Se você for cortês e transparente, você pode melhorar sua imagem e obter clientes mais fiéis.

Publicidade: Dependendo de seu público-alvo, você pode usar métodos de promoção on-line ou off-line. No entanto, é melhor combinar estas técnicas para obter o máximo efeito.

Para uma empresa, a mídia social ainda é a principal ferramenta para a promoção on-line gratuita. Crie contas nas plataformas que são mais populares entre seus clientes. Pode ser o Facebook, Instagram, TikTok e outras redes sociais.

Promova sua marca em suas contas usando seu logotipo como imagem de perfil, criando um modelo visual de sua empresa, etc. Publique conteúdo envolvente, peça a seus seguidores que compartilhem suas experiências e testemunhos, e responda às perguntas de seu público.

Se usado sabiamente, as mídias sociais podem dar um grande impulso ao seu negócio de limpeza. Se você puder arcar com isso, execute anúncios online para ter um alcance mais amplo. Dependendo de seu nicho e público-alvo, você pode se beneficiar de publicidade contextual, targeting, banners publicitários e outros tipos de publicidade online.

Não descartar a publicidade tradicional. Ainda é uma forma eficaz de anunciar e chamar a atenção para seus negócios. Coloque anúncios em sua vizinhança, entregue seus cartões de visita em eventos relacionados à indústria, coloque folhetos em caixas de correio, etc.

 

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
1
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.