Conservação e Limpeza

Dicas para uma pia de cozinha limpa

Uma pia de cozinha limpa é vital para sua saúde e bem-estar. É onde você lava seus vegetais ou frutas e onde você lava seus pratos. A pia da cozinha é uma área da sua casa que é muito usada e toda essa sujeira se acumula com o tempo. Mas aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a conseguir uma pia de cozinha limpa.

Entenda o tipo de pia que você está limpando

O tipo de pia que você tem terá um impacto sobre como você deve limpá-la:

Aço inoxidável: a maioria das pias é feita de aço inoxidável. Com uma pia de aço inoxidável, pense em passar com cuidado na superfície. Em vez de limpá-lo com uma esponja, use um pano um pouco mais macio. Uma opção ainda melhor é comprar um pano de microfibra para ajudar a esfregar a pia.

Pedra: pias feitas com diferentes tipos de pedra também precisam de atenção especial. Você também deve limpar uma pia de pedra com um pano macio para evitar arranhões. Quanto às soluções de limpeza, algo suave funcionará melhor, e você pode até comprar produtos de limpeza especiais feitos apenas para pedras.

Esmalte: algumas pias são feitas de ferro fundido revestido com esmalte. Este esmalte costuma ser muito resistente e pode necessitar de uma limpeza mais agressiva. Você pode usar qualquer limpador de azulejos ou um produto de limpeza neutro. Ao esfregar, escolha uma esponja e tome cuidado para não arranhar a superfície da pia.

Mas para todos os tipos de pias, quando terminar a limpeza, considere secar a superfície para evitar marcas de água.

Cuide rapidamente de restos de comida para manter sua pia da cozinha limpa

Para manter a pia da cozinha limpa, evite que alimentos se acomodem nela. Os restos de comida velha permitem que as bactérias cresçam e os germes se espalhem. Você não precisa lavar a louça imediatamente, mas pelo menos livre-se da comida que está contida nela antes de jogá-la na pia.

Você pode seguir uma abordagem ecologicamente correta para esta dica e usar um recipiente para ajudá-lo a gerenciar os restos de comida e mantê-los fora da pia. Jogue restos de comida neste recipiente e enxágue rapidamente os pratos.

Use a lixeira com tampa

A tampa do lixo é uma ferramenta esquecida para manter sua pia da cozinha limpa. É fácil girar o botão do descarte e deixá-lo quebrar, mas usar a tampa evita que alimentos e detritos espirrem para fora da unidade e caiam na pia e nas bancadas.

Troque a esponja regularmente

Se você tiver a mesma esponja nos últimos seis meses, não terá uma pia de cozinha limpa. As bactérias esponja são um problema real. Um estudo feito na UFMG descobriu que sua esponja contém mais germes do que seu vaso sanitário.

A pesquisa por trás deste relatório recomenda substituir sua esponja semanalmente. Ao trocar a esponja, você verá imediatamente uma diferença na limpeza da pia.

Escolhendo a solução de limpeza certa

A sala de limpeza está cheia de cores divertidas, mas nem todos os detergentes de louça são criados iguais. O melhor saboneteira:

  • Cheira bem
  • Desinfeta vigorosamente
  • É bom para o meio ambiente
  • Não irrita sua pele

Procure produtos que sejam ecologicamente corretos, com um mínimo de produtos químicos; uma pia de cozinha limpa não é boa se prejudicar o meio ambiente.

Além disso, procure sabão em pó com fortes concentrações. A concentração do detergente é a mistura de soluções que ajudam a combater as gorduras e os resíduos alimentares. Sabonetes de prato mais concentrados podem vir com a recomendação de diluí-los em água, então verifique o rótulo antes de usá-los em sua cozinha.

Esfregue a pia após a cada uso

Há muita manutenção de rotina que você pode fazer para manter a pia da cozinha limpa. Sempre que você usar a pia da cozinha para limpar pratos sujos, pode esfregar a superfície com o pano e enxaguar a água suja pelo ralo.

Quando terminar o último prato antes de guardar as coisas e seguir em frente, comece a correr a água quente. Uma combinação de água quente com sabão na superfície da pia pode fazer maravilhas para mantê-la limpa. O truque é fazer isso rotineiramente, após cada uso.

Não se esqueça do ralo

Seu ralo desempenha um papel fundamental em uma pia de cozinha limpa. Se deixados sozinhos, os alimentos podem se acumular e isso cria odores devido ao crescimento de bactérias. Além dos odores, você pode ter a chata inconveniência de ter uma pia entupida, precisando assim de contratação de uma empresa que oferece este serviço de desentupimento de pia.

A melhor maneira de limpar o ralo da cozinha regularmente é usar uma combinação de bicarbonato de sódio e vinagre branco. Use um quarto a meia xícara de cada um e despeje no ralo, deixando descansar por alguns minutos. (Você também pode espalhar bicarbonato de sódio em torno da pia.) Quando terminar, despeje uma panela com água fervente pelo ralo. O processo de misturar água fervente com vinagre branco e bicarbonato de sódio é mágico para seus ralos. Fazer isso semanalmente ajudará a remover óleos e graxas que podem estragar uma pia de cozinha limpa.

A DesentopBH, empresa que atua como desentupidora em bh, publicou um excelente artigo que mostra quais os alimentos que causam obstrução na pia da cozinha. Confira!

Manter a pia da cozinha limpa é algo que você pode fazer como manutenção regular, então não se esqueça:

  • Limpe seus pratos em tempo hábil
  • Evite deixar comida na pia.
  • Pratique a manutenção de qualidade de rotina.

Quanto mais você ficar por cima, mais fácil será deixar a pia da cozinha limpa e brilhante.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
1
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.