Dicas

3 Dicas para começar a trabalhar em segurança do trabalho

segurança do trabalho

A segurança no trabalho é um fator de extrema importância para qualquer setor do mercado de trabalho, por meio dela é possível evitar acidentes e, mesmo que eles ocorram, é possível ter direitos atendidos durante essas situações por conta de leis trabalhistas. O serviço de um trabalhador especializado em segurança do trabalho é de extrema importância por conta disso.

Sem a presença de uma pessoa focada na segurança do trabalho, especialmente em setores de serviço de engenharia, construções e outros serviços de risco, muitas situações podem ocorrer. Porém, com a ajuda de um profissional focado na melhor segurança para os funcionários presentes, é possível fazer com que diversas situações desconfortáveis ou perigosas aconteçam.

Portanto, aqueles que se interessam em trabalhar assegurando a segurança da vida e do bem estar de funcionários dentro do trabalho precisam compreender  o que é a a profissão de segurança do trabalho, o que é feito nela e ver algumas dicas para atuar com confiança dentro dessa área tão importante para o mundo todo.

Como funciona a profissão de segurança do trabalho?

Compreender como funciona a profissão de segurança do trabalho pode ajudar com que uma pessoa interessada na área consiga ter propriedade sobre seu desejo de se especializar nesse cargo tão importante dentro de várias empresas. O funcionamento dessa profissão depende da competência do funcionário, portanto é importante que ele tenha boas noções, práticas e boa formação acadêmica para colocá-la em prática durante seu dia a dia.

Para entender como ela funciona, precisamos mencionar que o profissional em segurança de trabalho foca em prevenir acidentes e ocasionais doenças ocupacionais dentro de uma empresa. O setor em que ele se insere pode ser diferente em cada empresa, podendo ser de engenharia até setores hospitalares, sempre lembrando-se que seu salário e atuação mudam de setor para setor.

Para exercer essa profissão, um técnico em segurança do trabalho precisa ter nível médio de escolaridade, ou seja, ter completado ao menos o ensino médio e uma formação específica em curso técnico de segurança do trabalho, que pode vir a durar em média um ano e meio.

O que faz um profissional de segurança do trabalho?

Sabendo como funciona a profissão de um profissional ou técnico em segurança de trabalho, podemos mencionar que é possível eles trabalharem praticando as seguintes tarefas em seu dia a dia, lembrando-se sempre que elas podem mudar de setor para setor:

  • Identificação de riscos ambientais, materiais, corporais e pessoais;
  • Projetar maneiras de evitar esses riscos, implementando novas regras e ações corretivas;
  • Análise de acidentes e doenças no trabalho, sugerindo correções ou soluções para essas situações;
  • Planejamento e execução de programas para segurança no trabalho, ou seja, aulas dentro do próprio espaço de trabalho para conscientizar os funcionários sobre os riscos presentes e como evitar eles;
  • Participação em reuniões de prevenção e campanhas contra os riscos dentro do trabalho;
  • Incentivo a uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e de EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).

Portanto, o serviço do trabalhador nessa área pode ser grande e importante, por isso ele requer atenção, saber trabalhar em equipe, bons modos e ética, capacidade de observação, comunicação clara e facilidade com negociação em momentos difíceis. 

Como está o mercado de atuação na área de segurança do trabalho?

Atualmente, a profissão na área de segurança do trabalho se encontra extremamente em alta no mercado de trabalho e é uma das mais buscadas no Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). 

Afinal, um profissional desse tipo deve estar sempre presente em qualquer empresa, não importa seu porte ou categoria, portanto, ao graduar ou se formar, há uma chance de 100% de encontrar uma vaga na área desejada ou um estágio garantido de segurança no trabalho.

Para realmente obter resultados como esse, porém, um profissional deve se atentar para algumas dicas possíveis para se tornar um ótimo trabalhador focado na segurança dentro do trabalho e também que impressione os contratantes com seu currículo e classificação.

Como começar a trabalhar em segurança do trabalho?

Muitas empresas não adquirem os serviços de um trabalhador focado na área de segurança do trabalho por ser um dinheiro extra que estão gastando, por isso é importante que o profissional ou técnico sempre lembre-se de seu valor e passe a visão da importância de seu cargo para outros e entender como se sobressair nesse mercado e começar a atuar dentro dele.

Busque qualificação profissional

Um estágio, um trabalho freelancer, qualquer tipo de trabalho, mesmo que não registrado, na área de segurança do trabalho pode ajudar com futuras vagas de maior porte. Por isso, é importante sempre continuar tentando e aceitando oportunidades.

Conheça a empresa que deseja trabalhar

Estudar sobre possíveis casos de acidentes passados, mencionar esses durante a possível entrevista, já sugerindo como isso poderia ter sido evitado e entendendo como funciona a empresa é algo que demonstra o interesse do profissional em oferecer seu serviço ali.

Tenha um bom currículo

Mencionar qualidades como técnicas de observação, boa comunicação, cursos da área, etc. é a melhor jogada para atrair o olhar de uma empresa em busca de um profissional da área. Quanto maior a qualificação, mais confiança uma empresa pode ter em alguém.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em:Dicas