Dicas

Como Estudar em Casa e obter mais resultados?

Muitos estudantes ficam em dúvida se é uma boa opção estudar em casa. Principalmente aqueles que desejam se preparar para algum concurso ou vestibular. Para isso, preparamos este artigo com algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora dos estudos.

Assim como tudo na vida, há seus prós e contras. Cada estudante deve pôr na balança o que mais atende a sua necessidade. Pois para estudar em casa é necessário ter foco e disciplina para não se dispersar com outras atividades, como televisão, computador, celular, entre outras.

O fato é que, seja na preparação de alguma prova, seja na graduação ou curso profissionalizante, estudar em casa pode ser uma maneira muito eficiente. 

Dicas para estudar em casa 

Confira esta sequência de ações que vão alavancar seus estudos, para que tenha melhor aproveito e resultados.

  • Faça um cronograma de estudos

Ter um cronograma é essencial para que os estudos ocorram de forma correta e eficiente. O planejamento dos estudos, sem dúvida, será a base para alcançar o resultado. 

Quando não há um planejamento, a tendência é se perder em meio a tantas matérias e atividades. Por isso, é importante organizar as atividades semanais.

Separe organize os estudos por disciplinas e módulos, assim como acrescente os exercícios ao final de cada módulo. Nesse cronograma, também é preciso designar o tempo para descanso e outras atividades do dia, pois só assim será possível cumpri-lo sem se perder com outras atividades e minimizar o cansaço.

Estudar exige foco e concentração, não dá para ficar pensando que existem outras atividades. Quando há o planejamento é possível se dedicar somente aquela atividade, pois é sabido que há tempo disponível para realizar outras.

  • Estabeleça um horário determinado

Quando o aluno se matricula em um curso presencial, ele deve cumprir o horário das aulas estabelecido. E não pode ser diferente com que estuda pela internet ou apenas com livros.

O grande problema do aluno que estuda em casa é achar que não há a necessidade de estabelecer esses horários. Porém, isso é um erro. É necessário estabelecer um horário para início e fim das atividades, assim como por um tempo para alimentação e descanso.

Esses hábitos são necessários para manter o foco, a disciplina e a concentração.

  • Utilize a internet a favor do estudo

Um dos grandes inimigos do estudante é a distração. Por muitas vezes o aluno está estudando sem muita vontade, por isso qualquer motivo tira do foco e o distrai.

A maior dessas distrações, sem dúvidas, é a internet. Graças a ela, o aluno tem a sua disposição filmes, vídeos, séries, músicas, jogos e bate-papo com os amigos.

Percebemos que com o surgimento e evolução da internet, a mesma se tornou uma grande ferramenta na hora dos estudos, seja através de alguma pesquisa ou no download de algum material complementar, como áudios, vídeos e textos. 

Por isso, é necessário ter foco na hora da pausa. Utilize a internet para o entretenimento, mas tenha disciplina na hora de retornar aos estudos e usá-la somente como ferramenta e não como diversão.

  • Tenha outras atividades

Como já foi dito, é importante realizar outras atividades e não somente estudar por 12 horas seguidas. Isso porque os especialistas afirmam que após 1 hora a concentração já não é mais a mesma. 

O ideal é incluir, no cronograma diário, pausas de 15 minutos, a cada hora. Essas pausas podem ser uma olhada rápida na rede social, ida ao banheiro, um lanche ou uma caminhada rápida pela casa. 

Mas tenha cuidado para que os 10 minutos de pausa não vire uma hora de bate-papo ou de vídeos no Youtube.

Caso o aluno tenha dificuldades de cumprir essa regra em determinada atividade, é melhor escolher outra. Por exemplo, se o estudante sabe que ele tem dificuldades em assistir apenas 15 minutos de vídeos no Youtube, é melhor usar esse tempo com outra atividade, para não ter o risco de enrolar e não cumprir todo o planejamento.

Além dessas dicas, é importante se alimentar bem, beber bastante água e cumprir cerca de 8 horas de sono. Isso tudo é fundamental para manter a memória e a concentração em dia. E assim será possível estudar em casa com ótimos resultados.

Leia Também sobre: como formatar um currículo para alcançar o emprego desejado.

Conclusão:

É notório que, vários concurseiros conseguem passar em provas difíceis e com muita co concorrência, apenas estudando pelo computador. O diferencial dessas pessoas é o comprometimento com os estudos e acima de tudo a força de vontade para alcançar a tão sonhada vaga de emprego.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
1
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Dicas