Dicas

Como limpar panela de ferro

limpar panelas
limpar panelas

Aprender a limpar panela de ferro, corretamente, é uma dúvida de muitas pessoas que utilizam o utensílio. Esse tipo de panela fornece versatilidade  e eficiência para os pratos que desejar preparar com ela. Por isso, é importante saber como se limpar panela de ferro para preservá-la durante muito tempo. 

Cuide bem da sua panela de ferro! 

Uma coisa muito importante é consultar o fabricante da panela para saber quais são as recomendações iniciais do uso e manutenção dela.

Saiba que se você limpar panela de ferro e fazer sua manutenção, ela praticamente se tornará antiaderente. Ou seja, você não vai precisar usar muito óleo e manteiga quando for preparar os alimentos, pois eles não vão ficar grudados no utensílio. Então, na hora de grelhar sua carne, ela irá praticamente se soltar da panela.

Portanto, ter cuidado com a panela e limpá-la frequentemente, é essencial. Sabendo disso, você precisará de sabão neutro, água, papel toalha, óleo de cozinha e esponja no processo de limpeza da panela de ferro. Porém, será mostrado, também, uma outra forma de limpar o utensílio.

Cuidados necessários

Para abusar de todos os benefícios que a panela possui, o cuidado deve ser realizado. Porém, preservar as condições de qualidade da panela de ferro não é tão simples. Tem que haver responsabilidade para isso, a frequência e a técnica para limpar panela de ferro definirão o estado do seu utensílio.

Por conduzir um calor excessivo, ao preparar certos alimentos é normal que a panela fique com resíduos decorrentes da fritura da comida. Normalmente, quando isso ocorre, muitas pessoas usam métodos ou produtos de limpeza que prejudicam a saúde da panela.  

Portanto, fazer uma limpeza adequada é essencial para não danificar o utensílio. Por isso, evite esponjas abrasivas, produtos químicos corrosivos, palhas de aço e sabões, com exceção do neutro. Usando alguma dessas ferramentas mencionadas, você poderá tirar a camada protetora da panela. Então, tome cuidado!

Veja também:

 

Como limpar

Antes de saber como limpar panela de ferro, veja os produtos que serão utilizados no processo de limpeza: água, papel toalha, óleo de cozinha, esponja e sabão neutro.

Confira os passos

Passo 1: Ligue o fogão.

Passo 2: Deixe a panela esquentar um pouco para amolecer o excesso de gordura.

Passo 3: Após esquentar e amolecer a gordura, enxágue-a ainda quente para soltar os resíduos de comida.

Passo 4:  Em seguida, lave ela com sabão neutro.

Passo 5: Após lavar com o sabão neutro, pegue a panela de ferro e coloque ela na boca do fogão para secar completamente

Passo 6: Com ela seca, pegue um papel toalha e um pouco de óleo de cozinha.

Passo 7: Passe o papel toalha com óleo por dentro da panela e, do lado de fora, passe na parte de baixo do utensílio. Isso evitará que, após guardada, ela enferruje.

Passo 8: Feito isso, guarde a panela.

Pronto, agora sua panela está limpinha! 

Limpando com Sal Grosso

Essa é mais uma das opções de como limpar panela de ferro. Por isso, preste atenção! Pois, este método de limpeza da panela é muito eficiente, barato e, feito da maneira correta, não modificará ela. Portanto, siga os passos a seguir:

Passo 1: Ligue o fogão.

Passo 2: Deixe a panela esquentar um pouco para amolecer o excesso de gordura.

Passo 3: Após esquentar e amolecer a gordura, enxágue-a ainda quente para que os resíduos de comida sejam soltos.

Passo 4: Agora, pegue o sal.

Passo 5: Após isso, esfregue bastante o sal na panela.

Passo 6: Quando não sobrar nenhum resíduo de comida, enxágue, novamente, a panela.

Passo 7: Tire o excesso de água, ligue a boca do fogão e deixe o fogo baixo. Em seguida, coloque a panela para retirar toda a umidade dela.

Passo 8: Quando esfriar, pegue o papel toalha e passe um pouco de óleo de cozinha nele. Após isso, passe por dentro de toda a panela e, no lado de fora, passe na parte de baixo do utensílio. Esse processo dará brilho e evitará que sua panela enferruje. 

Passo 9: Por fim, guarde a sua brilhosa panela de ferro em um bom ambiente.

Com as dicas simples apresentadas neste conteúdo, você será capaz de fazer a manutenção e limpeza da sua panela de ferro ou uma caçarola de ferro regularmente. Nunca esqueça desse compromisso. Para que a panela dure bastante e continue fazendo um belo trabalho, a sua limpeza é necessária. 

 

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
1

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em:Dicas