Dicas

Saiba como fazer prevenção e controle de perdas na sua empresa

escritório de uma empresa

A prevenção e o controle de perdas é uma técnica de gerenciamento de risco que busca reduzir a possibilidade de ocorrência de qualquer prejuízo e ajuda a reduzir a gravidade quando alguma situação se apresenta fora dos padrões. 

Um programa de controle de perdas deve ajudar a reduzir os sinistros, e as seguradoras reduzem as perdas por meio de informações e serviços de segurança e gerenciamento de riscos.

Muitas empresas contam com um setor dedicado à saúde e segurança do trabalho corporativo, empresarial e industrial. Tudo para garantir e oferecer recursos que possam lidar com questões que podem ocasionar acidentes laborais.

Além disso, os gestores empresariais e corporativos aplicam estratégias de prevenção e controle de perda para proteger até mesmo o estoque e o fluxo de caixa. 

Dessa forma, é preciso garantir, tanto para a segurança e proteção dos funcionários quanto para o controle de perdas e danos patrimoniais, estratégias de prevenção, como:

  • Cultura de segurança e responsabilidade;
  • Garantia de linha de crédito;
  • Inventário regularizado;
  • Satisfação do cliente;

As empresas que contam com uma frota de veículos à disposição dos funcionários podem contratar seguro auto Curitiba, ou qualquer outra localidade em todo o território nacional. 

Assim garante a proteção patrimonial e, com seguro saúde aos colaboradores, retêm a mão de obra qualificada e treinada conforme a política empresarial, junto com os valores e a visão devidamente estabelecidos. Do mesmo modo, é possível proteger a assegurar outros itens, inclusive a estrutura predial.

Planejamento de acordo com a empresa

Todas as estratégias adotadas por uma empresa devem estar de acordo com o plano de gerenciamento de segurança física e patrimonial. 

A princípio pode não parecer, mas mesmo um pequeno investimento em uma estrutura organizacional e metas de prevenção de perdas pode melhorar até mesmo as margens de lucro da empresa, a médio e longo prazo. 

Mesmo benefícios indiretos podem ser observados, como o comprometimento de funcionários que percebem que há algo errado ao redor.

Isso pode ter um impacto em erros administrativos que afetam o próprio trabalho e de terceiros, inclusive por questões morais. 

As empresas que trabalham com prensa enfardadeira para reciclagem devem fazer um estudo de caso nesse meio da indústria para oferecer aos potenciais parceiros comerciais os produtos que ficam à disposição do consumidor final. 

Por isso, o desenvolvimento de um planejamento de controle de perdas deve ser feito em conjunto com as equipes de trabalho e envolver as pessoas interessadas.

Ao demonstrar que há um esforço proativo para evitar determinadas perdas, deixa transparecer aos funcionários, se estendendo até mesmo a clientes, fornecedores e parceiros comerciais, que há um empenho coletivo para a administração de um negócio de alto desempenho e a preocupação com um entrega de qualidade, preservando o bem-estar e integridade de todos que frequentam o local.

Como aplicar o controle de perdas em empresas

A prevenção e controle de perdas é um esforço organizado por uma empresa para reduzir toda e qualquer possibilidade de baixa de receita. 

As perdas geralmente ocorrem devido a problemas com controles contábeis ou de estoque, com causas específicas que podem ser ocasionados por:

  • Danos no inventário;
  • Erros administrativos;
  • Fraude ou erro do fornecedor;
  • Furtos e roubos de funcionários.

No primeiro caso, a compra de matéria-prima com data de validade previamente estipulada pode ocasionar em desperdício ou deterioração ao longo do tempo. 

No segundo ponto, trata-se de erros contábeis ou a precificação de um produto ou serviço listado de forma incorreta. 

Isso pode ocasionar perdas financeiras que tornam o fluxo de caixa e o balancete financeiro inadequados e insustentáveis, não pertencendo e promovendo a realidade contábil e dificultando investimentos corretos. 

Caso aconteça uma fraude ou um erro por parte do fornecedor de detector de gás natural e glp, pode ser que o estoque de bens de consumo deixe a empresa defasada e com a necessidade de procurar um novo parceiro comercial. 

Os furtos e roubos por parte de funcionários é um problema que pode ser evitado com palestras e treinamentos.

A instalação de câmeras de segurança em locais específicos deve ser condizente com a legislação trabalhista em vigor. 

Essas são algumas situações recorrentes na empresa, e que podem ser observadas dentro de um planejamento adequado de controle de perdas.

Estratégias eficientes para controle de perdas

O investimento em um planejamento de segurança física e controle de perdas pode ajudar na rotina empresarial e nas margens de lucro.

Dessa forma, a aplicação de estratégias para o controle de perdas é essencial. Tudo depende das características de cada empresa e como as medidas podem ser inseridas dentro da cultura organizacional.

  1. Incentive a adesão dos funcionários

As empresas que encorajam os funcionários na adesão a iniciativas e programas de prevenção e controle de perdas se tornam eficazes. Muito mais quando são oferecidos programas de recompensas como forma de persuasão para a participação.

A proposta de eventos empresariais entre os diferentes setores e equipes de trabalho, e a distribuição de kits personalizados para empresas, pode ser uma boa forma de garantir o apoio de todos os funcionários. 

Dessa forma, quando os funcionários estão inseridos na busca pelo sucesso de um empreendimento, todos ficam mais propensos a proteger quanto a questões de segurança e perdas. 

Tudo isso incentiva a criar um ambiente de trabalho mais colaborativo. Além de reforçar a mensagem sobre o controle de perdas, é possível valorizar até mesmo o sucesso pessoal e profissional de cada colaborador. 

  1. Use a comunicação e o treinamento efetivo

A prevenção e controle de perda deve ser aplicada de maneira regular e consistente, e assim todo e qualquer esforço pode ser consolidado no ambiente de trabalho. 

A comunicação é uma ferramenta importante para não perder a adesão dos funcionários, principalmente em se tratando de empresas gigantescas como é o caso da indústria. 

Por exemplo, uma empresa de automação pneumática industrial tem inúmeros setores e funcionários. Para fazer com que todos estejam alinhados entre si e, principalmente, com a cultura da empresa.

De uma forma consistente, o planejamento para controle de perdas deve ser apresentado como um projeto com uma política bem documentada e acompanhada por todos os participantes.

Dessa forma, funcionários e colaboradores ficam sabendo como ajudar e a importância em se evitar qualquer tipo de perda, seja de matéria-prima ou de tempo. 

Assim, as responsabilidades são compartilhadas, de acordo com a política e os procedimentos adotados dentro do planejamento apresentado.

Caso a empresa tenha histórico de furtos e roubos, por exemplo, o setor de Recursos Humanos deve se ajustar às políticas de contratação. 

  1. Mantenha a contabilidade atualizada

Os gastos de uma empresa devem ser contabilizados pelo setor responsável, com planilhas que apontam custos fixos e variáveis.

Toma-se o exemplo de uma  fábrica de cobogó que precisa fazer manutenção preventiva no maquinário. 

Esse valor serve mais como investimento de modo a evitar a perda com defeitos graves nas máquinas que podem paralisar processos e aumentar os gastos..

Por isso a contabilidade deve estar regularmente atualizada bem como alinhada com diversos setores, permitindo que os gestores e empreendedores percebam os riscos de perdas antes de ocorrerem, garantindo atuação rápida e regularizando o balanço periódico. 

O rastreio de estoque faz parte dessa tarefa, assim como a detecção de erros administrativos e financeiros que prejudicam o fluxo de caixa. 

Há softwares desenvolvidos de forma personalizada para as empresas, podendo até mesmo atender à automação de determinados setores, como a inclusão de aumentos, descontos e preços de venda para itens no atacado e no varejo.

  1. Automatize o controle de estoque

Aliás, a automação está em diversos segmentos empresariais. Uma empresa despachante pode utilizar um programa digital para agendar e fazer a cobrança dos serviços de maneira rápida e eficiente junto aos clientes. 

O controle de estoque é outro setor que pode ser automatizado evitando perdas de produtos e garantindo o funcionamento dos fluxos e entrega dos produtos aos clientes de forma regular, sendo crucial para o desenvolvimento de estabelecimentos comerciais.

Caso seja necessário, há sistemas de vigilância controlados de maneira remota e automatizada, o que possibilita verificar os itens de forma correta e acompanhar a preservação do patrimônio.

Conclusão

As estratégias de controle de perdas, desenvolvimento de programas e projetos, além de planejamentos adequados, impactam de forma positiva e significativa nos meios corporativos e operacionais. 

Qualquer segmento produtivo que esteja inserido, o controle de perda pode apresentar soluções inovadores e projetadas para que possam proporcionar um modelo de negócios lucrativo e benéfico para todos os envolvidos. 

Isso significa que, do empreendedor aos funcionários, dos parceiros e fornecedores até os colaboradores terceirizados, é possível atingir as metas e reduzir qualquer perda ou acidente (seja ao implementar os sistemas ou oferecer EPIs) relacionados às finalidades empresariais. 

Caso seja preciso contratar uma consultoria para abrir empresa, o empreendedor deve estabelecer quais são as finalidades, a visão, os valores e os objetivos que estão relacionados à empresa.

Mesmo que seja necessário investir capital, esforço e tempo em um empreendimento, ao colocar em prática as estratégias de controle de perda de maneira apropriada é possível  proteger os recursos pessoais, profissionais e financeiros. 

A prevenção de perdas é apenas um componente de um forte programa de segurança física que pode ter início na aplicação de estratégias de prevenção de perdas e observar, ao longo do tempo, como pode ser melhorado o desempenho corporativo e empresarial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em:Dicas