Neste curso você vai aprender exercer as atividades de instalação e manutenção de instrumentos de controle, utilizando tecnologia das áreas de eletrônica, mecânica e controle de processos, incluindo microinformática e aplicações na área de automação industrial.

Um engenheiro do ramo de controle e automação é responsável, principalmente, por mover setor industrial, pois ele é encarregado por projetar e operar equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral. Atuar com projetos, execução e na instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais…. Técnico em Automação Industrial está apto a utilizar as técnicas de controle de processos, acionamentos de máquinas elétricas, dispositivos eletrônicos, controladores e atuadores eletropneumáticos e eletro-hidráulico.

Propiciar conhecimento técnico para desenvolver Interface Homem Máquina e sistemas supervisórios, aplicar técnicas de manufatura e processos de fabricação, para Identificar, selecionar e especificar componentes de sistemas para Automação Industrial. A empresa é especializada na pesquisa, elaboração de projetos e desenvolvimento de sistemas de automação industrial, predial, de sistemas hídricos e de sistemas ferroviários, com tradição em nível regional. A Cardenge Automação Industrial é uma empresa que atua na área de automação de processos industriais, executando serviços de instrumentação, redes industriais, programação de CLP e supervisório e treinamentos aos seus clientes.

profissional de Automação Industrial atua em planejamento, implantação, manutenção e gerenciamento dos diferentes sistemas, como redes industriais, sistemas de supervisão, eletricidade e eletrônica industrial, programação de robôs e controladores programáveis. Realizar a manutenção, as medições e os testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais; A Faculdade Cesumar prepara estudante nas atividades de execução de projetos, instalação e supervisão de sistemas de automação, empregando tecnologias como controladores lógicos, sensores, transdutores, redes industriais, controles de temperatura, pressão, vazão, atuadores eletropneumáticos, sistemas supervisórios, entre outras, garantindo melhor preparo possível do futuro profissional.

Tornar-se um profissional em consonância com a modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando em planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação é que a Faculdade Cesumar tem como foco para a formação do profissional de Automação Industrial. Projeta e gerencia a instalação e uso de sistemas automatizados de controle e supervisão de processos industriais. Você será responsável por manter e implementar equipamentos e dispositivos, atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Com objetivo de identificar oportunidades que possam melhorar a capacidade produtiva das empresas, trabalho do técnico em Automação Industrial consiste em implantar dispositivos programáveis – como sensores, esteiras e células robóticas – em linhas de produção, a fim de aumentar sua eficiência e precisão. programa do Curso Técnico em Automação Industrial é constituído por módulos, que facilita a organização dos estudos e amplia suas chances no mercado de trabalho, pois cada módulo dá direito a um Certificado de Qualificação Profissional, que lhe permite atuar profissionalmente antes mesmo de concluir curso. Inicialmente, os investimentos são feitos em ferramentas que buscam a automação de processos, soluções essas focadas em automatismo do chão de fábrica para reduzir os ciclos de produção, ganhar repetibilidade e segurança nas operações dos processos e máquinas.

Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, Sistemas Embarcados, Controle de Processos, Instrumentação e Automação Industrial. Projeta e gerencia a instalação e uso de sistemas automatizados de controle e supervisão de processos industriais; Através dos processos automatizados, tecnólogo em Automação Industrial contribui com a segurança dos processos e com aumento da produtividade da empresa, melhorando a sua competitividade no mundo moderno.

Preparar profissionais habilitados para projetar, adaptar, especificar, implementar e avaliar alternativas técnicas para a solução de problemas e/ou para a modernização da indústria nacional, utilizando os mais recentes avanços tecnológicos nas áreas de instrumentação, automação e controle de processos industriais; Também entendimento do aspecto econômico e da gestão do processo para a solução técnica torna-se necessário nos dias atuais, em que se busca a qualidade total na maioria das soluções.A automação na indústria moderna decorre de necessidades tais como: maiores níveis de qualidade e flexibilidade, menores custos de operação, menores perdas materiais e custos de capital envolvendo controle e a qualidade das informações, relativas ao processo e melhor planejamento da produção, do nível de chão de fábrica ao nível corporativo. Tecnólogo em Automação Industrial assume neste cenário um papel muito importante para a proposição, instalação, operação e avaliação do emprego de novas tecnologias para controle de processos industriais e automação da manufatura.

Esta graduação capacita estudante a desenvolver, implementar e manter sistemas de controle e automação industrial com objetivo de otimizar os processos da indústria e reduzir seus custos. Profissional trabalha para a modernização dos processos, planejando e supervisionando a instalação de equipamentos de automação e sua manutenção. aluno vai aprender a programar máquinas e microcontroladores, que são microprocessadores especializados para automação e controle de processos industriais.

Tecnólogo em Automação Industrial é profissional que atua criando sistemas de automatização e robotização para facilitar dia a dia das indústrias do setor naval, de petróleo e gás, energias, instalações montagens e empresas em gerais, com suas análises, propostas e inovações. curso forma profissional a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação. Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial forma profissionais a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação.

Através de projetos como esses, pode-se desenvolver softwares e equipamentos personalizados ( conheça boas práticas ) para cada empresa de forma que através de equipamentos de baixo custo se crie soluções que fornecem aos usuários os 6 grandes benefícios da automação e os insumos necessários para seu desenvolvimento. curso de graduação em Engenharia de Automação Industrial , aprovado em 2006, permite ao profissional graduado trabalhar na área de produção de equipamentos em geral e em todas as indústrias que empregam as técnicas de automação. Profissionais graduados em Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), Engenharia Elétrica (Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações), Engenharia da Computação, e tecnólogos dessas áreas em busca de técnicas para análise, especificação, projeto, desenvolvimento e implantação de sistemas de automação industrial.

Compartilhe: