Qual a melhor bateria para sistema solar?

Qual a melhor bateria para sistema solar?

10 out

Se você é uma pessoa que está buscando para sua casa ou empresa uma solução mais sustentável e limpa, deve considerar fortemente a energia solar (ou energia fotovoltaica). 

Além disso, é ótimo não precisar ficar “refém” das concessionárias de energia elétrica, que vivem realizando alterações em suas tarifas.

No entanto, é bom contar com uma bateria de qualidade e segurança para manter esse tipo de solução por anos a fio. E qual a melhor delas? É o que te respondemos no post de hoje. Saiba qual a melhor bateria para sistema solar lendo o post. 

Energia solar: o que é?

A energia solar, como o próprio nome sugere, é aquela proveniente da radiação solar. Através dos painéis fotovoltaicos, ela pode ser transformada em energia elétrica e alimentar residências e outros lugares. 

Ao contrário dos combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás, o sol é uma energia renovável, que nunca acabará, além de ser limpa. Ou seja, é uma energia cuja produção não é polui o meio ambiente.  

Melhor bateria para sistema solar

Os sistemas solares necessitam de uma bateria que seja capaz de armazenar energia para ser usada à noite ou quando o dia está nublado, já que não há a luz solar para a produção de energia elétrica. 

Há também a possibilidade da interrupção do fornecimento de energia por algum motivo, fazendo com que uma bateria seja muito útil para dar ainda mais segurança. 

A melhor solução para esses casos é a bateria estacionária. Entenda o porquê:

Baterias estacionárias

O tipo de bateria mais recomendada para os sistemas fotovoltaicos são as baterias estacionárias. 

Esse tipo de dispositivo é capaz de suportar descargas profundas, e por esse motivo são também conhecidas como baterias de ciclo profundo.

Para que suas placas sejam produzidas, é utilizado o chumbo mais puro e nobre, podendo chegar a 95%. A vida útil desse tipo de bateria é longa, tendo em vista a maneira que elas funcionam. 

Um dos motivos que faz com que sejam tão recomendadas é porque os sistemas solares funcionam de forma cíclica. Isso significa que quase todos os dias há a geração, o uso e o armazenamento de energia. 

Há também um período no qual não a geração de energia. Nesse momento, a energia proveniente vem da bateria. As baterias estacionárias foram projetadas justamente para trabalhar nesse ritmo de carga e descarga em ciclos.

O uso das baterias estacionárias nos sistemas solares funciona basicamente como um nobreak, equipamento usado para que em caso de quedas abruptas de energia não haja a interrupção do fornecimento.

Esse tipo de sistema também é capaz de regular e purificar a energia para que nenhum equipamento eletrônico que esteja sendo alimentado no momento sofra algum dano.    

No post de hoje falamos um pouco sobre a melhor escolha de bateria para os sistemas solares. É sempre importante contar com uma para armazenar energia nos momentos em que não há a geração da mesma.

Dessa forma, é possível que o fornecimento não seja interrompido nem mesmo durante a noite.

Gostou do post? Comente abaixo e continue de olho no blog. Até a próxima!

Compartilhe: