Você pode se surpreender ao ouvir que o otimismo não é uma qualidade inata. Otimismo e pessimismo são formas de olhar para si e para o mundo através de um filtro positivo ou negativo. Uma vez que você pensa neles como reflexos de sua mentalidade, torna-se muito mais fácil acreditar que você pode mudar. Como qualquer novo comportamento, você precisa praticar todos os dias para que se torne um hábito.

Tente estas seis sugestões para cultivar seu otimismo todos os dias.

1. Mantenha um diário

Registrar ou manter um diário permite que você processe eventos e tenha uma perspectiva diferente sobre eles. Encoraja a auto-reflexão e capta insights sobre o seu pensamento e comportamento. Você pode escrever o que aconteceu durante o seu dia e documentar, não apenas os fatos, mas como você fez, o que você fez para que isso aconteça e o que você fez certo. E, mais importante, como se sentiu enquanto você estava fazendo isso. Não registre apenas as coisas boas (uma promoção, uma apresentação ou reunião que foram bem), lembre-se de anotar o que não foi tão bom e refletir sobre o que aconteceu, como você lidou com isso e o que você pode fazer fazer diferente da próxima vez.

2. Rir

Conscientemente, observe o lado engraçado das coisas e escreva-as. Se a tecnologia não funcionasse, e você tivesse que fazer a apresentação sem o slide deck, ou a energia acabasse, ou houvesse uma simulação de incêndio no meio da reunião crucial. O que pode parecer um desastre na época também pode ser visto como uma comédia de erros no futuro.

3. Escreva para o seu futuro

Escreva uma carta ou um diário que define o futuro que você deseja. Que trabalho você está fazendo? Você está administrando seu próprio negócio? O que você aprendeu? O que mudou? Imaginar como a sua vida futura parece e sente pode ser um poderoso motivador.

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4. Mantenha uma lista de bondade

Tenha uma página em seu diário onde anota os gestos gentis. Anote quando você é gentil com alguém, ou quando alguém é gentil com você. Até mesmo pequenas coisas contam, como abrir uma porta para alguém ou deixá-la ir primeiro na fila para tomar café. Você ficará surpreso com a rapidez com que elas se acumulam e sua lista cada vez maior lhe dará uma perspectiva diferente sobre as coisas.

5. Diga obrigado

Escreva uma carta ou e-mail, telefone ou visite alguém (uma pessoa fora de sua família) que tenha sido genuinamente gentil com você. Diga-lhes o quanto você aprecia o que eles fizeram ou disseram e como isso afetou sua vida.

6. Escolha positividade

Faça a escolha positiva para desenvolver e manter uma visão otimista. Faça isso todas as manhãs quando você acordar. Decida que hoje vai ser um ótimo dia. Todos terão algum nível de sofrimento em sua vida. Optar por ser otimista tornará mais fácil recuperar-se dos maus momentos e aproveitar e ter certeza dos bons momentos.

Mudar sua atitude não acontece da noite para o dia, mas quanto mais trabalho você fizer para mudar seus hábitos, mais fácil será começar a ser mais otimista e ter pensamentos positivos naturalmente.

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