
Também conhecida como esteatose hepática, o acúmulo gordura no fígado é um transtorno causado por diversos fatores de risco como o abuso de bebidas alcoólicas, diabetes e colesterol alto.
Estima-se que cerca de 25% a 30% da população mundial possua quantidades acima do comum de gordura no fígado.
Embora seja um problema bastante comum, a maioria das pessoas que sofrem desse mal – não sabem que com apenas algumas mudanças de hábitos, é possível reduzir o excesso de gordura no fígado.
Então, o primeiro passo na direção para ter um fígado saudável, é conhecer as causas do problema.
Principais causas de Gordura no Fígado
Alguns medicamentos como Glicocorticoides, Estrogênios e Betametasona, podem provocar o acúmulo de gordura no fígado, porém, na maioria das vezes as principais causas deste problema são:
- Desnutrição causada pela falta de proteínas na alimentação.
- Ingestão em excesso de alimentos com açúcar e gordura.
- Colesterol ou triglicerídeos elevados.
- Consumo excessivo de álcool.
- Resistência à insulina.
- Hepatite C crônica.
- Doença de Wilson.
- Jejum demorado.
- Diabetes tipo 2.
- Sedentarismo.
Sintomas
Nos estágios iniciais, nem sempre os sintomas do acúmulo de gordura no fígado aparecem, e devido a esta falta de sintomas, que muitos chamam a esteatose hepática de assassina silenciosa. Por outro lado, quando o quadro de gordura no fígado começa a progredir, muitos sintomas começam a surgir, dentre eles, os mais comuns são:
- Amarelamento da pele e dos olhos
- Abdômen aumentado
- descoloração na pele
- Dor no abdômen
- Perda de Músculo
- Cor da Urina
- Obesidade
- Fadiga
7 maneiras para eliminar gordura no fígado
Tome suco detox no café da manhã;
Você pode fazer facilmente um suco detox em sua casa, basta bater no liquidificador 1 copo de água + 1 folha de couve + 1 limão com casca + 1 col. (sopa) de óleo de linhaça extravirgem + 1 rodela de gengibre. Coe e acrescente adoçante se quiser
Dente-de-leão para desintoxica o fígado; Ferva 1 litro de água com 1 pau de canela por 3 minutos. Desligue, e seu próximo passo é colocar 1 col. (sopa) de dente-de-leão, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba durante o dia todo, goles grandes.
Gorduras do bem;
Algumas fontes de ácidos graxo iram ajudar o fígado a ‘emagrecer’, vale a pena observa se sua dieta contém, salmão, castanha e azeite.
Não consuma carboidratos refinados;
Alimentos como o açúcar, farinha branca e as bebidas alcoólicas, são acumuladores de gordura no fígado. Então dê preferência a massa integral, e lembre-se sempre de moderar.
Pegue leve nas gorduras do mal;
O consumo exagerado de qualquer alimento faz mal ao nosso corpo, principalmente as gorduras. Evite sempre que puder: frituras, manteiga e carne vermelha.
Outros alimentos calóricos;
Elimine do seu cardápio, doces, salgadinhos, embutidos, refrigerantes e sucos prontos, eles não fazem muito bem para o seu fígado. Também devemos evitar os produtos industrializados e os que contêm conservantes.
Dobre a ingestão de proteínas vegetais e de fibras;
Farelo de trigo, aveia, frutas e verduras vão ajudar na sua desintoxicação. Você deve consumir mais hortaliças brássicas, como repolho, brócolis, couve-manteiga, couve-de-bruxelas, mostarda, nabo, agrião, rabanete e rúcula. Também conhecidas como crucíferas, todas elas irão fornecer nutrientes que fazem bem ao seu fígado e claro, ajudam a desinflamar.
Dúvidas frequentes sobre Gordura no fígado.
Mesmo com tantas informações a respeito de como evitar e tratar este problema, muitas dúvidas ainda surgem sobre este assunto, desse modo, listamos abaixo as principais indagações com suas respectivas respostas.
1. Ainda não existe remédio para eliminar a gordura no fígado.
Verdade. Habitualmente não se faz uso de remédios para eliminar a gordura no fígado.
2. Apenas pessoas acima do peso têm gordura no fígado.
Mentira. Pessoas magras que não têm uma alimentação saudável, ou que tem problemas como colesterol alto e diabetes, também estão propensas a desenvolver essa enfermidade.
3. Apenas adultos podem ter gordura no fígado.
Mentira. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Pediatrics, Estados Unidos, mostrou que vem aumentando o número de crianças acima de 8 anos com gordura no fígado. Já no Brasil, um estudo sobre obesidade infantil, apontou que uma em cada cinco crianças acima do peso, têm gordura no fígado.
André Eduardo.
E-mail: andreeduardored@gmail.com