As diferenças entre os tipos de água que existem no planeta

As diferenças entre os tipos de água que existem no planeta

26 fev

Todo mundo sabe que a água é uma substância fundamental e bastante benéfica para o corpo humano. Porém, no planeta Terra existem diferentes tipos desse líquido e você vai conferir quais são eles a partir de agora!

Afinal, é importante conhecê-los e identificá-los para evitar problemas com a saúde. Vamos aos tipos!

Água potável

A água potável nada mais é do que a que ingerimos diariamente, ou seja, é aquela que usamos, por exemplo, um bebedouro de garrafão para encher um copo ou uma garrafinha. Ela é livre da presença de micróbios e é incolor, inodora (sem cheiro) e insípida (sem sabor).

Sendo que esta água torna-se potável e apta ao consumo humano após passar por um processo de tratamento que envolve a adição de flúor, cloro e outros elementos. Porém, o ponto preocupante é que ela é encontrada em uma pequena quantidade em nosso planeta.

Vale ressaltar que a água potável pode ser natural ou tratada.

Água mineral

A água mineral diferencia-se da potável pelo simples fato de possuir mais sais minerais. É encontrada em fontes naturais, sendo própria para o consumo humano, e além disso, tem propriedades terapêuticas/medicinais, ou seja, funciona como um remédio natural ao organismo.

Água doce

Encontrada em lagos, riachos e rios possui uma quantidade baixa de minerais e a coloração é definida de acordo com a região. Para consumir este tipo de água é necessário passar por um processo de tratamento antes.

Água salgada

A água salgada é rica em sais, principalmente o cloreto de sódio (mais conhecido como sal de cozinha) e por isso não deve ser consumida pelo ser humano. É encontrada em oceanos e mares e representa aproximadamente 97,5% do total de água no planeta.

Água salobra

Este tipo de água está entre a doce a salgada em relação a quantidade de sais, normalmente encontrada em áreas onde rios encontro o oceano, por exemplo, em regiões do mangue e não pode ser consumida pelo ser humano.

Água destilada ou pura

A água destilada é um tipo mais específico do líquido, pois não possui nenhuma substância além da H2O, sendo produzida por meio de um processo chamado destilação ou também por meio da água da chuva.

O processo que este tipo de água passa retira todas as impurezas e minerais presente nela. Sendo muito utilizada em processos laboratoriais e industriais, ou seja, não é própria para o consumo humano.

Água deionizada

A água deionizada leva essa nome devido ao processo que passa para a remoção de íons. É utilizada na indústria farmaceutica, alimenticia, eletrônica, entre outras e também em laboratórios de pesquisa.

Água poluída

A água poluída como o nome já indica é aquele tipo de água que tem poluentes em sua composição, causando alterações físicas e químicas que modificam o sabor, a cor e o cheiro da água. Não deve ser consumida.

Água contaminada

Por fim, a água contaminada (que não é a mesma coisa que a poluída). Nesse caso, esta água possui substâncias e organismo causadores de doenças, como, cólera, amebíase, hepatite e esquistossomose.

Nem toda água poluída está contaminada, porém toda água contaminada está poluída.

Compartilhe: