Estresse: Compartimentalização Saudável e a Técnica Pomodoro

Estresse: Compartimentalização Saudável e a Técnica Pomodoro

18 jun

Muitas vezes, quando ouvimos a palavra “compartimentalização“, ela é usada com cautela. Isso quer dizer que somos geralmente levados a acreditar que a compartimentalização é ruim e que não devemos reprimir nossos sentimentos.

Mas assim como “armas” não são tão ruins quanto as pessoas que as usam, a compartimentalização é, na verdade, apenas uma ferramenta que pode ter um benefício psicológico quando usada corretamente.

Por exemplo? A técnica de pomodoro e gerenciamento de estresse. O que eu estou falando? Continue a ler e deixe-me explicar…

Os benefícios da compartimentalização

Não importa o quanto você trabalhe para melhorar seu estilo de vida, você descobrirá que sempre haverá algumas fontes de estresse. Isso é simplesmente um fato da vida e sempre haverá prazos, preocupações e trabalho incompleto.

A chave para poder relaxar e desfrutar de um estilo de vida saudável e normal é saber às vezes como se afastar dessas preocupações para que você possa realmente relaxar e se recuperar. Em outras palavras, você precisa aprender a deixar o seu trabalho para trás quando você sair e voltar para casa – caso contrário, você estará constantemente estressado, você não será capaz de se concentrar no tempo com sua família e você não será capaz dormir.

Da mesma forma, você também pode usar essa compartimentalização durante o seu dia de trabalho para ser mais produtivo. Caso em questão: a técnica Pomodoro.

O que é a técnica Pomodoro?

Essencialmente, esta técnica é uma ferramenta usada para melhorar a produtividade, dividindo suas horas de trabalho em segmentos menores. Aqui você pega um temporizador e o ajusta por um período de tempo – normalmente em torno de 25 minutos – e você trabalha solidamente nesse tempo. Quando se apaga, você se dá dez minutos para se recuperar antes de voltar ao trabalho.

Isso, então, deve permitir que você se concentre com absoluta clareza sobre o que está fazendo porque sabe que fará uma pequena pausa em dez minutos. Da mesma forma, significa que você deve ser capaz de relaxar completamente nesses dez minutos sem culpa. Isso, então, recarrega você, o deixa pronto para ser mais produtivo após esses dez minutos.

Você pode gostar de ler:

Mas o sucesso desse processo depende da sua capacidade de compartimentalização. O segredo do sucesso é trabalhar solidamente quando você está trabalhando e desligar completamente quando está relaxando. Não há sentido em “trabalhar pela metade” ou em procrastinar – você pode também estar recebendo algum tempo de relaxamento adequado.

Ande ou sente-se, não balance.

Compartilhe: