Diretório de Artigos » Financeiro » Sempre espere pelas surpresas
Financeiro Internet Negócios

Sempre espere pelas surpresas

Neste período de quarentena, comecei a assistir à última temporada de Ozark. Para quem não conhece, a série da Netflix fala sobre um consultor de investimentos que se envolve “acidentalmente” com o cartel mexicano e precisa constantemente se reinventar para que ele e sua família possam se manter vivos.

O último episódio da temporada acabou com um desfecho que tirou meu fôlego, e isso me lembrou da importância de sempre esperar pelas surpresas.

Eu não acredito que a gente tenha a capacidade de prever tudo, mas meu segredo é sempre me fazer a mesma pergunta: se um dia acontecer algum evento inesperado na minha vida, de que maneira eu consigo reagir a ele? A resposta vale tanto para questões difíceis de saúde e familiares, quanto para notícias boas – eu, por exemplo, me mudei para São Paulo de uma hora para outra.

É por isso que nosso primeiro pezinho no mundo dos investimentos deve ser colocado na formação da reserva de emergência, com pelo menos 6 meses de seus gastos mensais alocados em fundos taxa zero ou em Tesouro Selic.

E, como promessa é dívida, hoje quero falar dos diversos e-mails que recebemos na semana passada, em que muitos dos nossos leitores e leitoras nos confessaram justamente que sua reserva de emergência estava em fundos de crédito privado.

Minha primeira newsletter aqui neste espaço foi justamente para falar sobre os fundos de crédito, que estavam, no fim de 2019, passando pela primeira temporada de reprecificações.

Muitos já sabem, mas não custa reforçar: a reserva de emergência, aquele recurso que você deixa para utilizar em situações inesperadas, não deve ser feita com ativos de crédito. Em qualquer eventual estresse de mercado, ou até mesmo em caso de default, o seu porto seguro deixa de ser seguro num piscar de olhos.

Outro ponto é que investimentos em fundos de crédito, em condições normais de temperatura e pressão, correm risco de… crédito. Então, nosso voto aqui é que, caso seja seu desejo investir neles, essas estratégias possam ser separadas em produtos destinados a este fim, e que o horizonte de investimento seja um pouquinho mais longo. Ou seja, fundos com pagamento de resgate abaixo de 30 dias não são o melhor instrumento se essa é a sua intenção, não é mesmo? Acredito que vocês devam conhecer o tal Thiago Nigro, mais conhecido como Primo Rico.

Enquanto isso, sigo aqui procurando novas séries para assistir e desejando a você que se cuide neste momento (se puder, fique em casa). E sempre – sempre! – esteja pronto ou pronta para as surpresas. De uma hora para outra e, sem muito alarde, elas aparecem na nossa vida. Incrível como a maioria das pessoas não consegue perceber esse ripo de coisa quando o assunto em questão é ganhar dinheiro e investir através da internet.

Por que isso acontece quase sempre?

Bom, é uma pergunta que apenas os top investidores e especialistas em marketing digital, ou internet marketing mesmo, devem saber mais.
%d blogueiros gostam disto: