Saiba o que a tecnologia PABX pode fazer pelo seu negócio

A comunicação em uma empresa é mais do que um mero detalhe, é uma questão de vital importância até mesmo para o êxito dessa corporação.

Por isso, não é exagero afirmar que sem um sistema de comunicação organizado é impossível manter uma estrutura coesa entre os diferentes setores de uma empresa. Na verdade, até o atendimento aos clientes fica comprometido.  

Hoje em dia, a telefonia nas organizações oferece alternativas viáveis que visam melhorar e agilizar o processo de comunicação nas empresas.

Embora não seja uma novidade para quem já atua no segmento, a tecnologia PABX Virtual é algo desconhecido para muitos empreendedores e alguns setores do mercado.

As características da tecnologia PABX

Você já ouviu falar no termo “Private Automatic Brand Exchange”? Pois então, esse termo, que em português pode ser traduzido como “Troca Automática de Ramais Privados” é o famoso PABX.

Como ele pode ser útil para o seu negócio? Simples, o PABX é uma tecnologia que tem o objetivo de melhorar a distribuição de linhas telefônicas nos ramais de uma empresa.

Não por acaso, essa tecnologia é bastante utilizada em Call Centers, facilitando ao máximo o processo de comunicação, tanto a externa quanto a interna.

É importante também salientar que entre as vantagens oferecidas pelo PABX, estão a rapidez e a economia, pois boa parte dos colaboradores em uma empresa pode contar com um ramal exclusivo sem causar o aumento dos custos fixos.

Dessa maneira os ramais podem agilizar o processo de atendimento telefônico, conferindo uma melhor performance para o trabalho da sua empresa.

Além disso, atividades como prospecção de clientes, atendimento e fechamentos de vendas também podem ser realizados com mais eficiência graças a utilização dessa tecnologia.

Os diferentes tipos de PABX

A tecnologia PABX está em constante modernização, por isso não é de se estranhar que existam hoje diferentes tipos de PABX, cada um com as suas vantagens e adequações para diferentes tipos de projetos.

PABX Analógico

Esse é considerado o formato mais simples de PABX. O funcionamento ocorre utilizando linhas convencionais por meio de empresas de telefonia fixa.

Ele apresenta várias vantagens ao realizar algumas funções básicas, tais como identificação e aguardo de chamadas, bloqueio de ligações a cobrar e gerenciador de ligações externas e internas.

No entanto, a manutenção desse modelo deve ser realizada com frequência com o objetivo de assegurar o seu bom funcionamento.

Esse modelo de PABX ainda é utilizado em várias empresas brasileiras, dos mais variados setores.

PABX Digital

Por contar com recursos mais avançados quando comparado ao analógico, ele é um dos tipos mais recomendados e também um dos mais utilizados.

A sua característica digital também confere uma melhor qualidade para a ligação, eliminando ao máximo os ruídos e tornando a comunicação mais audível.

No entanto, vale salientar que, assim como o PABX analógico, o digital também necessita de mão-de-obra especializada para efetuar reparos e sanar falhas de ordem técnica.

Entre as vantagens do PABX Digital é importante mencionar a realização de discagens diretas para ramais (DDR), bem como a possibilidade de efetuar ligações simultâneas para um mesmo número.

PABX Híbrido

De acordo com o que o próprio nome indica, o PABX Híbrido apresenta as características do analógico e do digital ao mesmo tempo.

Dessa maneira, ao fazer uso do PABX Híbrido, você tem condições de optar por ora utilizá-lo como analógico, ora utilizá-lo como digital.

Ele é bastante recomendado para empresas que ainda estão com o PABX analógico e aos poucos almejam mudar para o modelo digital. Dessa maneira não há perda das ligações existentes.

A vantagem do PABX Híbrido que merece destaque é o fato de que ele é bastante útil para escritórios, bem como para locais e eventos temporários, como, por exemplo, um canteiro de obras, um parque de diversão ou um seminário.

PABX IP

Em termos de atendimento de qualidade ao cliente, esse é um dos modelos mais indicados. Inclusive, ao utilizar o PABX IP, é possível implantar a tecnologia conhecida como URA (Unidade de Resposta Audível), que atende os clientes de maneira personalizada.

A PABX IP permite uma série de benefícios, entre eles vale citar a capacidade ilimitada de ramais, conexão variada com computadores e outros modelos de PABX, facilidade na customização e também possibilita gravar chamadas.

PABX Cloud ou PABX em Nuvem

A tecnologia Cloud está cada vez mais atuante em nosso dia a dia. No caso do PABX não poderia ser diferente. O PABX Cloud é semelhante ao PABX IP, todavia as informações não são armazenadas em um hardware, mas na nuvem.

Os benefícios proporcionados são vários. Alguns deles são a capacidade de efetuar ligações em ramal remoto sem utilizar internet dedicada.

Ele também permite maior facilidade na conexão com outros sistemas PABX, bem como permite mais economia e flexibilidade com o aumento das demandas.

Conclusão

É impossível imaginar que uma empresa, seja ela de qualquer segmento, não invista em tecnologias para aprimorar a sua comunicação.

Por essa razão é importante conhecer e utilizar o que de melhor a tecnologia PABX oferece. Com isso, o atendimento aos seus clientes se torna mais ágil e qualificado, possibilitando que a sua empresa seja mais competitiva.