Senhores Gurus…Menos, bem menos!

Senhores Gurus…Menos, bem menos!

25 jun

Em primeiro lugar, alguns pontos importantes que devo salientar:

Minha opinião sobre o Marketing Digital como estratégia de negócios é simples: Ele é indispensável.
Sou um profissional de Marketing Digital.
Estou em constante busca de conhecimento e pesquisando sobre novas técnicas, ferramentas, tecnologias que eu possa aplicar em projetos favorecendo o crescimento e entregando resultados positivos para os meus clientes.
Faço dessa prática um mantra diário, uma rotina.

Dito isto, fica claro que não tenho restrições as aplicações dessas técnicas que são extremamente produtivas para promover o crescimento das marcas.

O que tenho observado seguindo os “Digitais Influencers do Marketing” é “mais do mesmo”, isto é, os Gurus continuam com seus discursos arrogantes sem fundamento técnico.

Penso que devemos pesquisar a fundo o assunto sobre o qual devemos opinar antes de sairmos propagando informações sobre assuntos que claramente não dominamos.

O que vejo não é isso. Vejo absurdos no comportamento de alguns desses profissionais discorrendo afirmações sobre tecnologias que não dominam e influenciando seus seguidores nesse sentido.

Logo eles que pregam que todo conteúdo deve ser relevante e de qualidade.

Em outro post que escrevi para a agência (Reflexões sobre a Arrogância dos Gurus do Marketing Digital já falava sobre essa situação que vivenciei em um dos cursos de Inbound Marketing que concluí. Na ocasião ouvi claramente do “guru” que todos deveriam usar o CMS WordPress como gerenciador de conteúdo para os seus sites ou blogs.

Confesso que ao ouvir a afirmação fiquei um pouco intrigado. Eu mesmo, já trabalho e desenvolvo projetos para web desde 2004.

É óbvio que de 2004 até agora testei incontáveis tecnologias, algumas inclusive já extintas. Já entreguei projetos de todo o tipo. Hoje desenvolvo projetos utilizando CMS e, só para avisar: “não existe somente o wordpress. Sim, ele não é a única opção

Na agência digital que fundei sempre analisamos com riqueza de detalhes o projeto antes de decidir qual tecnologia iremos utilizar, quais os prós e contras de cada opção, antes de decidirmos sobre qual delas devemos utilizar.

Veja, o wordpress é um CMS fantástico, tanto que é o mais utilizado, porém existem outras opções bem interessantes.

Fiz um levantamento internamente na agência e os dados que colhi dão conta de que em nossos projetos utilizamos em torno de 75% das oportunidades o Joomla e não WordPress que fica em segundo lugar.

Existem ainda outros projetos que são totalmente desenvolvidos com CMS exclusivos para aqueles projetos, por ter certas peculiaridades que exigem isso.

Além do Joomla, ainda temos opções muito boas como o Drupal que, apesar de não ser tão amigável, tendo uma curva de aprendizado maior, oferece melhores opções para projetos de maior complexidade.

Só estou colocando essa pulga atrás de sua orelha para que você tenha mais senso crítico nas suas tomadas de decisão.

Repito, sou certificado em ambos os CMSs, Joomla e Worpress, por isso posso afirmar. Meu caminho de aprendizado foi reverso, isto é primeiro tecnologia, depois o Marketing Digital.

Respeito a opinião de quem prefere utilizar o wordpress, eu mesmo costumo indica-lo quando identifico que a pessoa que irá operar o sistema não tem conhecimento técnico e, nisso ele é muito bom, isto é, extremamente amigável para aqueles que não entendem de código.

O fato de o wordpress ser largamente mais utilizado para mim não serve de argumento para tomada de decisão. Acho que aspectos como segurança, rapidez, poder de customização, maior controle nas permissões de usuários do sistema e tantos outros fatores técnicos, devem ser avaliados em detalhes.

Mas se você acha que esse post é somente para tratar desse assunto está enganado.

Outra questão sempre me intrigou. A afirmação geral de que SEO é uma das “disciplinas” do Marketing Digital.

O SEO é uma das técnicas mais importantes aplicadas nas estratégias de Marketing Digital.

Pense. Quando o termo foi criado nem se pensava em fazer Marketing Digital. Na minha opinião o Marketing Digital se apoderou do SEO. Tanto é verdade que os primeiros a aplicarem técnicas de SEO foram os programadores, não os Gurus.

Seria mais coerente dizer que com o surgimento do SEO surgiu o Marketing Digital

Não discordo daqueles que afirmam em suas palestras que a aplicação de técnicas de SEO são parte integrante de qualquer estratégia de Marketing Digital. O que me soa muito falso e ver profissionais dando aulas e palestras falando a respeito de SEO como se ele tivesse sido criado pelos profissionais de Marketing.

Eu diria que no máximo eles ajudaram a entender alguns aspectos dessa técnica e colaboraram muito para propagá-la.

O que costumo afirmar sempre para os senhores Gurus é que, menos, bem menos, do contrário daqui a pouco eles estarão afirmando que criaram algumas linguagens de programação e a própria internet. AFF!!

Compartilhe: