Steel frame, o futuro da construção civil!

No mundo da construção civil não faltam termos e definições para os diferentes tipos de obras e elementos arquitetônicos.
Porém um nome que tem se destacado é o Steel Frame.
Aliás o termo veio da “gringa”, para distinguir um estilo de obra que tem sido cada vez mais usual no Brasil.
Entretanto se você ainda não conhece o que é steel frame, é só seguir o post sobre essa nova tendência  da construção civil.

Casa construída com Steel Frame
Construção em Steel Frame

O que é o Steel Frame?

A tradução literal de steel frame é moldura de aço,  a partir dessa tradução já dá para ter uma noção a que se refere esse elemento.
Também é conhecido por construção a seco, já que dispensa o uso de tijolos, cimento ou concreto.

Nesse estilo de construção, as paredes são construídas a partir de uma estrutura de aço que forma todo o esqueleto da casa. Depois de pronta, essa estrutura é preenchida por painéis/ placas que formam as paredes.

Não é rara a confusão entre steel frame e drywall, mas esses são sistemas diferentes! Alias as placas utilizadas no steel frame não são drywall, apesar de serem parecidas.
Há diferenças entre esses dois modos de construção e tipos de placas. No caso do steel frame, as placas podem ser utilizadas em ambientes externos.

No entanto o Drywall é amplamente utilizado para fechamentos e acabamentos internos. Normalmente é usado o forro drywall tubulações ou as vezes até mesmo as tesouras do telhado de uma casa!
Porém as variedades de uso do gesso acartonado são muitas, vão desde forros de gesso acartonado, paredes, shafts, revestimentos e até sancas dywall

Vantagens e Desvantagens

Vantagens:

✔ Resistência: a base estrutural em aço é muito resistente, inegavelmente essa é uma grande vantagem da construção steel frame.
✔ Limpeza da obra: a obra feita a partir da estrutura de aço é super limpa e não gera poeira e resíduos.
✔ Reparos e manutenção: posteriormente a construção casa pronta não é rara a necessidade de fazer reparos.
No caso das tradicionais construções há quebra-quebra e muita poeira. No steel frame, o local que necessita de reparo é recortado e depois as placas são substituídas.


✔ Rapidez na obra: sobretudo uma característica das obras tradicionais é o tempo prolongado que elas costumam durar. Enquanto a construção com estruturas de aço dura em cerca 1/3 do tempo de uma obra tradicional. 
✔ Reduz custo da fundação: primeiramente a fundação precisa ser menos reforçada e isso faz com que haja economia nessa primeira etapa da obra.

Mais vantagens do sistema de construção a seco:

✔ Ganho de área: as paredes da estrutura de aço são menos espessas, há um ganho de área entre 4 e 5% na construção total.
✔ Reduz desperdícios: as estruturas de aço que darão forma ao projeto são fabricadas de acordo o projeto e montadas na obra. Certamante o que resulta em uma redução de custos.


✔ Durabilidade: a estrutura de aço usada na montagem do projeto é super resistente e isso reflete na durabilidade da residência, que pode passar de séculos. E isso se comprova por casas americanas que usam essa mesma estrutura e já estão de pé há mais de 200 anos.
✔ Paredes prontas: as placas instaladas sobre a estrutura de aço já são lisas e prontas para receberem o acabamento final, como a pintura, o que dispensa todas as etapas como rebocar, alisar e lixar as paredes.

Desvantagens:

✔ Ausência de mão-de-obra: como o sistema steel frame ainda é novidade no Brasil, não há muitas empresas e profissionais na área. Aliás é o  que torna um pouco complicado na hora de adotar esse sistema para a construção.
✔ Custo: ainda no quesito de ser um sistema inovador no Brasil, há vários fatores que fazem com que o custo seja mais elevado. Um desses fatores é a falta de concorrência e falta de profissionais especializados. Isso gera uma demanda maior que a oferta, e isso eleva o custo da obra.

Quanto custa o m² da construção?

O custo ainda é um dos pontos desfavoráveis do sistema de construção steel frame. Conforme os preços de mercado o sistema custa, em média, 15% a mais que uma construção tradicional.
Entretanto em uma obra tradicional, o custo médio é de R$ 1500 o m², já o steel frame custa R$ 1750 m².
É claro que o valor é um pouco mais elevado, mas considerando todas as vantagens desse tipo de obra o custo pode ser diluído diante dos benefícios.

Enfim, agora você já tem uma alternativa para seu projeto da casa própria com um sistema resistente e inovador.

Link com TUDO sobre Gesso Acartonado!