Marketing Digital

Aprenda a fazer um Marketing pessoal de sucesso

Aprenda a fazer um Marketing pessoal de sucesso

A flexibilização das relações de trabalho trouxe novos horizontes. O Marketing pessoal é um deles. 

Hoje em dia, os profissionais têm que saber vender a própria imagem. Não basta ter um produto de alta qualidade. A cultura corporativa é focada na venda de estilos de vida e o executivo está incluído nisso.

Além disso, o networking também faz parte do Marketing Pessoal. Conseguir bons contatos e estabelecer parcerias sempre deu o tom do mercado e, agora, são pontos fundamentais para ser visto como referência.

Se você quer saber como conseguir mais oportunidades usando o Marketing Pessoal, leia o texto a seguir! 

Conheça o Marketing Pessoal

O Marketing Pessoal é uma estratégia utilizada para fortalecer a imagem e a reputação por meio da promoção pessoal.

Essa é uma ferramenta que transforma seus usuários em autoridades ao influenciar terceiros estrategicamente.

Trata-se de trabalhar com diferentes conceitos e técnicas, como produção e posicionamento de conteúdo, para criar uma imagem distinta, influente e confiável.

Desse modo, o Marketing Pessoal explora características como:

  • Habilidades;
  • Experiência;
  • Networking;
  • Uso de novos canais.

Algumas das técnicas mais comuns utilizadas por esse tipo de marketing envolvem a criação de conteúdo, a participação consistente em redes sociais e a publicação de perfis e portfólios online.

O objetivo principal dos profissionais de marketing autônomo é incentivar a contratação deles. Mas esse tipo de estratégia não se limita a profissionais que trabalham sozinhos, como freelancers.

Os candidatos a empregos CLT podem ser solicitados não apenas a desenvolver um currículo com as habilidades e a experiência que os diferenciam, mas também a explicar porque solda a frio onde comprar é uma boa ideia.

Em todos os casos, e em quaisquer situações e ambientes que relações de trabalho podem se estabelecer, em na qual se deseje aplicar uma melhor imagem pessoal, o marketing estratégico deve ser aplicado, indo desde a postura até formas de falar/escrever e vestimentas, por exemplo.

Saiba por que Marketing Pessoal é importante

Para falar dos benefícios que essa técnica pode trazer para quem investe nela, vamos destacar as áreas em que o Marketing Pessoal é mais vantajoso, acompanhe.

  1. Chama a atenção para o seu trabalho

Encontrar o seu caminho no local de trabalho é mais fácil quando você sabe chamar a atenção para o que está fazendo.

Cerca de 70% dos recrutadores consultam as redes sociais dos candidatos antes de contratá-los.

Se o perfil não comprovar as suas qualificações ou se não tiver nenhuma informação publicada na internet, o candidato da consultoria iso 17025 pode ser visto com suspeita.

Portanto, pense duas vezes antes de postar nas redes sociais e imagine como os recrutadores verão cada uma de suas postagens.

  1. Mostra suas habilidades

Os portfólios são uma oportunidade de mostrar como você aplica suas habilidades todos os dias. Mais do que simples canais para mostrar o histórico profissional, são oportunidades de demonstrar o processo de criação de um projeto como um todo.

Não tenha medo de fazer rascunhos e explicar claramente como você desenvolveu uma ideia. 

Isso é o que a maioria dos empregadores de coworking pequeno deseja saber na hora de revisar seus empregos anteriores.

Além disso, quando um empresário conhece a sua maneira de fazer as atividades antes mesmo de você chamá-lo para uma reunião ou entrevista. Com isso você tem um poder de barganha maior.

  1. Constrói relações de confiança

Construir credibilidade para você mesmo também é essencial para atrair a confiança dos clientes.

Para se ter uma ideia, o The Harvard Business Review publicou um estudo sobre a probabilidade das pessoas enviarem dinheiro para um estranho.

O critério utilizado para chamar a atenção delas é que quem recebe o valor vai triplicá-lo e, depois, vai poder investir em outra pessoa que fará o mesmo.

Esta informação por si só é suficiente para aumentar os índices de confiança dos entrevistados.

O que significa que, quando sabemos o que a empresa automação de ar condicionado fará com nosso dinheiro, é mais provável que confiemos na empresa.

Do mesmo modo, o Marketing Pessoal oferece os recursos para destacar suas habilidades e construir relacionamentos frutíferos com clientes.

Confira dicas para fazer Marketing Pessoal

Para desenvolver um plano de marketing, seja pessoal ou não, você deve primeiro avaliar os tipos de habilidades que possui e como elas podem ser utilizadas no mercado de trabalho.

Aplicando técnicas como definição de visão, missão e valores para entender como você pode competir com outros profissionais de despachante em londrina, é possível criar um plano de marketing personalizado e conquistar uma ótima reputação, veja mais.

  1. Defina sua missão, visão e valores

Para funcionar como uma marca, você precisa definir os parâmetros que o posicionam como uma marca. 

A missão, visão e valores são os primeiros aspectos definidos em um negócio, responsáveis por toda a identidade que será criada e, implementá-los em sua própria definição irão guiá-lo nesta direção.

A missão é formada pelo que te move e o que você deseja oferecer aos seus clientes. Ela orienta a estratégia de uma empresa ou pessoa para explicar seus objetivos.

Por sua vez, a visão é um plano de longo prazo. Determine onde você planeja estar em alguns anos e que papel deseja desempenhar como profissional quando chegar lá.

São os valores que norteiam a sua atitude profissional e o seu trabalho como alicerce de um bom marketing pessoal.

Usar esses parâmetros permitirá que você entenda qual mensagem você precisa transmitir para atrair clientes.

  1. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais representam ótimas oportunidades para tornar o marketing acessível a todas as pessoas.

Alcançar proeminência nesses meios depende de entender como eles funcionam e utilizá-los de maneira qualificada.

Uma marca de endoscopia aparelho pode até ter mais visibilidade na internet. Porém, sua marca pode se destacar com conteúdo altamente relevante e, com isso, superar a concorrência com muito mais recursos.

Uma vez que os custos de promoção nas redes sociais são muito mais baixos do que os custos da publicidade tradicional, os profissionais encontram oportunidades na web para fazer as marcas pessoais crescerem.

  1. Faça networking

Um bom networking também é de extrema importância para o Marketing Pessoal. Participar de eventos na sua área, entrar em contato com empresas e cultivar relacionamentos com outros profissionais trará mais oportunidades de trabalho.

Afinal, ninguém consegue ser bem sucedido sozinho. Por mais que a empresa de prevenção contra incêndio tenha um gestor no comando, o trabalho é essencialmente coletivo.

O Marketing Pessoal segue a mesma lógica. Por isso, construir relacionamentos no meio profissional é tão indicado.

  1. Seja um consultor virtual

O blog é uma oportunidade de se tornar um consultor virtual. 

Falar sobre a sua experiência e sobre como as marcas podem se beneficiar com o que você faz em postagens explicativas possibilita isso, do mesmo modo que abordar sobre sua área de atuação como um todo é muito benéfico para trazer mais relevância a você e qual atividade exerce.

Um consultor virtual nada mais é do que alguém a quem as pessoas recorrem quando têm dúvidas sobre temas específicos.

Os usuários da web usam os motores de buscas para sanar dúvidas sobre uma série de assuntos, como locação de chiller ou alimentação saudável.

Saiba tirar proveito desse comportamento para agregar valor cada vez mais aos consumidores em potencial.

  1. Desenvolva uma marca que te identifique

Ter uma forma de ser identificado facilita o reconhecimento do seu trabalho. Portanto, crie um logotipo exclusivo para o seu site ou uma assinatura de e-mail.

As pessoas aprenderão a associá-los a você e o reconhecimento criará credibilidade com mais rapidez.  

  1. Envolva-se em projetos de destaque

Você precisa construir um portfólio que realmente se destaque da multidão. Muitas ONGs precisam de voluntários, por exemplo.

Você pode se voluntariar em troca de divulgação. As atribuições profissionais vão te ajudar a ganhar experiência e lhe darão mais liberdade criativa.

Além de deixá-lo mais próximo das pessoas e da comunidade, o que demonstra o impacto real do seu negócio para o entorno.

  1. Fique em contato com seus clientes

Para um bom Marketing Pessoal, você nunca deve esquecer os clientes que atendeu no passado. Faça uma lista com esses contatos e se mantenha presente.

É muito provável que eles irão precisar dos seus serviços novamente, além disso, podem fornecer depoimentos e atuar como prova social e cases de sucesso, promovendo mais confiança aos potenciais clientes futuros. 

 

Nesse caso, um relacionamento bem desenvolvido permitirá que eles se lembrem de você com mais facilidade.

  1. Tenha bons argumentos

Não se esqueça de desenvolver um pitch. Este modelo de contato é usado para relembrar suas qualificações e prever uma proposta.

Ele é muito eficaz no atendimento de novos clientes e vai aumentar as conversões, principalmente se for ajustado com frequência a partir dos feedbacks que recebe, contendo as principais informações que as tratativas deverão ter..

  1. Conte histórias

Uma característica comum de empreendedores de sucesso é que eles contam e constroem grandes histórias.

A comunicação está no cerne de qualquer relacionamento comercial. Então, para chamar a atenção para você e seu trabalho, as técnicas de storytelling podem ser de grande ajuda.

Com essas dicas, você pode começar a desenvolver estratégias muito boas de Marketing Pessoal.

Ser empreendedor é ser a sua própria marca. Coloque as informações que disponibilizamos aqui em prática e aguarde os resultados!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.