Marketing Digital

Branded content: saiba como ele pode ajudar a sua marca!

Branded content

Branded content é uma estratégia que pode melhorar e muito os resultados de uma empresa, mas muitas pessoas costumam confundi-lo com marketing de conteúdo. Isso é normal, tendo em vista as semelhanças entre eles.

O marketing é uma área dinâmica e que desenvolve estratégias constantemente e não faltam exemplos de ações que se tornaram verdadeiros sucessos e conseguem impulsionar os resultados da empresa.

Um dos maiores exemplos é o branded content, uma solução inovadora que ajuda os negócios a superar desafios e transmite uma mensagem positiva sobre a marca para os consumidores.

Seu conceito é relativamente novo e não é tão conhecido quanto outras ações, mas é extremamente eficaz e pode ser adotado por qualquer tipo de negócio e de qualquer segmento.

Compreender seu significado é fundamental para utilizar essa estratégia do jeito certo e aproveitar todo o seu potencial, e por esse motivo se torna importante desenvolver de forma mais completa o tema abordado neste artigo.

Sendo importante entender qual é o conceito de branded content, seu objetivo, por que é tão necessário para as empresas, as diferenças entre e marketing de conteúdo, em quais canais utilizar a estratégia, como fazer, além de apresentar alguns casos de sucesso.

O que é branded content?

Branded content é uma estratégia focada em promover a marca, utilizando para isso os sites de terceiros. São veículos de comunicação renomados que oferecem conteúdos produzidos pelas organizações como informes publicitários.

Este termo em inglês pode ser traduzido como conteúdo de marca, portanto, um material desenvolvido e publicado para que o público de um veículo de comunicação conheça um pouco mais sobre os produtos e serviços da empresa.

Mas para produzir bons materiais, um fabricante de mini troféu personalizado precisa sempre garantir a qualidade e a veracidade dos conteúdos.

Objetivos do branded content

Os objetivos da estratégia estão relacionados ao posicionamento da marca no mercado em que atua para aumentar suas vendas. Mesmo assim, é capaz de trazer resultados de maneira mais natural do que outras ações.

O gestor precisa compreender a importância de criar uma identificação entre marca e cliente, visto que essa aproximação cria um conceito de identidade em relação aos valores da companhia e faz com que o cliente consuma os conteúdos fornecidos.

Os valores mudam a maneira como os consumidores procuram as soluções, considerando o preço, facilidades e outros atributos no ato da compra. As pessoas estão dispostas a gastar um pouco mais para adquirir um produto de valor.

Quando a marca defende uma causa, histórias ou obras sociais cria uma afinidade e consegue fidelizar os consumidores. É muito comum que eles se tornem parceiros em divulgações e defendam o estilo e o pensamento da empresa.

Ao trabalhar com branded content, uma gráfica de impressão digital consegue alcançar diversos objetivos da estratégia, como:

  • Reforçar o posicionamento da marca;
  • Aumentar o valor da marca;
  • Fortalecer o relacionamento com o cliente;
  • Gerar empatia.

A ação também tem como propósito estimular sentimentos positivos, aumentar a lembrança espontânea da empresa e criar conexões que estimulam debates e conversas que aumentam a admiração pela marca.

Por que o branded content é necessário?

Essa estratégia ajuda a reforçar o posicionamento da marca e isso promove o aumento do brand equity, ou seja, aumenta o valor da marca e faz com que o público se lembre dela de maneira involuntária.

Quando a estratégia é bem produzida, os consumidores sentem vontade de compartilhar e comentar os conteúdos divulgados, algo que solidifica a proposta de identidade e faz com que a organização alcance mais pessoas.

Consequentemente, aumenta as vendas, fideliza clientes e conquista defensores da marca. Assim sendo, mesmo que o objetivo central não seja vender, consegue trazer resultados satisfatórios para o negócio.

Diferença de branded content e marketing de conteúdo

Tanto o branded content quanto o marketing de conteúdo trabalham com a mesma ferramenta, mas ela é usada de maneiras diferentes. O conteúdo de marca direciona suas ações para fortalecer o posicionamento da marca.

Por outro lado, quando um fabricante de cilindro de gás GNV investe em marketing de conteúdo, tem como objetivo engajar a audiência, compreender o mercado, testar novas ideias, fortalecer a autoridade de marca e educar os consumidores.

O marketing de conteúdo também ajuda a fidelizar clientes, atrair e nutrir leads, entre outros propósitos. Assim sendo, é uma ação mais focada em conversões e aumento das vendas no funil.

O branded content, por sua vez, procura criar vínculos sentimentais com o consumidor para fidelizá-lo. Mas mesmo com suas diferenças, ambas as estratégias são importantes e podem ser usadas juntas.

Isso porque o branded content trabalha com campanhas desenvolvidas para contextos específicos, ao passo que o marketing de conteúdo é mais contínuo e proporciona resultados de curto, médio e longo prazos.

Em quais canais usar a estratégia?

Uma empresa de conserto de empilhadeira elétrica pode usar essa estratégia em diferentes canais. Por exemplo, se os conteúdos tiverem formato de reportagem, podem ser publicados em sites especializados em economia e finanças.

Os materiais também podem ser veiculados em blogs, portais de notícias, redes sociais, entre outras opções. Tudo o que a empresa precisa fazer é escolher uma plataforma compatível com o conteúdo e com as características de seu público.

Dicas de como fazer branded content

Para trabalhar com branded content, é necessário investir em algumas práticas, dentre as quais estão:

Criar uma história de sucesso

Uma história de sucesso precisa ser autêntica e envolver a marca em temas atuais, situações do cotidiano, entre outros aspectos que ajudam a construir um enredo autêntico e que atraia o público.

Mesmo que a história seja simples, ela também precisa ser criativa para permanecer viva na memória dos clientes.

Se uma empresa de instalação de rastreador veicular conhece as características de sua audiência, vai fazer com que as pessoas se identifiquem com a história. Ela precisa despertar emoções positivas e ter um final feliz para o personagem principal.

Focar na mensagem

O principal objetivo do branded content não é vender os produtos e serviços, mas consolidar a imagem da marca no setor em que atua. Tendo isso em vista, não deve ser visto como uma estratégia de vendas.

O material precisa buscar aproximação com o público e a mensagem deve revelar a missão, visão, valores, ideais e princípios da empresa.

Compreender os interesses do público

A marca não vai conseguir manter uma posição firme se não tiver conhecimento sobre as necessidades e desejos de seu público. Para desenvolver um bom produto, é necessário fazer uma pesquisa de mercado.

Da mesma forma, se um fabricante de letreiro em relevo quiser trabalhar com branded content, ele precisará entregar materiais direcionados, e a melhor forma de fazer isso é conhecendo seu público.

A corporação só vai conseguir criar uma conexão com as pessoas se falar sobre assuntos que interessam a elas. Um público satisfeito com o conteúdo tem mais vontade de interagir e acompanhar as publicações.

Criar identidade de marca

O público conhece um produto ou serviço por sua marca, portanto, ela representa a identidade da empresa. Quando alguém quer comprar alguma coisa, um dos elementos avaliados é a marca.

Ela é reconhecida por sua qualidade influencia na decisão de compra. Quando o consumidor precisa optar por uma solução mais barata, mesmo assim acaba baseando sua escolha naquela que é mais popular entre as mais em conta.

Isso vai desde um fabricante de catracas de acesso para empresas até os produtos alimentícios encontrados no supermercado.

Alguns cases de sucesso

Existem alguns cases de sucesso que se destacaram ao fazer branded content, como no caso do jornal The New York Times que conseguiu divulgar seu nome ao fazer um artigo patrocinado na Netflix.

O conteúdo falava que modelos de previsões para homens não funcionam com as mulheres e o material foi patrocinado por uma série de grande sucesso que fala sobre a vida em uma prisão feminina.

Uma empresa terceirizada de portaria pode se inspirar na campanha da Intel com Jim Parsons que representou o personagem Sheldon, da famosa série The Big Bang Theory.

A marca conseguiu estabelecer um diálogo com uma série popular e divulgar seus produtos. São ações que foram um grande sucesso porque seu foco não é vender os produtos e serviços dessas marcas.

São materiais que trazem pautas e explicações interessantes para a audiência e por isso constroem uma imagem de credibilidade para as organizações.

Considerações finais

Branded content é uma estratégia inteligente que traz resultados positivos para as empresas, independentemente de seu porte ou segmento.

Grandes marcas investem nessa prática e os pequenos negócios também podem utilizar seus recursos para aproveitar os benefícios que ela oferece. Assim, vão conseguir impactar os consumidores e mostrar um pouco mais da sua essência.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *