Marketing Digital

Cálculo de ROI: Você sabe como funciona?

Cálculo de ROI: Você sabe como funciona?

O Cálculo de ROI é uma operação importante para qualquer empresa, e se exercido com regularidade, é possível que haja, a ela, uma grande vantagem a longo prazo.

Dentre os cálculos institucionais, alguns acabam fazendo a diferença quando são feitos, e um destes é o Retorno Sobre o Investimento, também conhecido como ROI (Return On Investment).

Tanto àqueles empreendimentos que estão começando ou àqueles que já possuem um bom tempo de atuação dentro do segmento de uniforme social para recepcionista, por exemplo, o cálculo de ROI se torna fundamental.

Porque é por intermédio dele que uma empresa pode saber quanto ganha e quanto perde com cada investimento que é realizado, seja nos internos para melhorar a qualidade de serviço com o consumidor, seja nos externos com campanhas.

Envolvendo lucros futuros, o cálculo do ROI pode demonstrar os investimentos que estão dando certo e que merecem uma maior otimização, para que os resultados que estão sendo obtidos sejam triplicados ou ganhem porcentagens ainda mais altas.

Podendo ser calculado em diferentes áreas de uma empresa de faxineiras, por exemplo, é fundamental que o negócio tenha o conhecimento de como a soma deve ser feita, assim como suas vantagens, limitações e a importância dentro da instituição.

Porque, dessa forma, o negócio pode se preparar melhor para sua atuação dentro do mercado e, consequentemente, conquistar uma maior visibilidade com os investimentos que serão realizados.

A importância e vantagens do ROI

Um dos pontos principais ao qual o ROI se liga é ao marketing digital, que por sua vez, acaba oferecendo para o empreendimento várias chances para que haja um investimento que dê retorno de visibilidade e credibilidade.

Mesmo sendo um ato eficaz, o tempo para que um objetivo e meta da empresa seja concluído varia de nicho para isso, e por isso é importante que haja o cálculo do ROI e um conhecimento de como a técnica funciona praticamente dentro da empresa.

Pois mesmo que uma fabricante de rádio comunicador digital tenha uma porcentagem de ROI, outro negócio pode conquistar em menos tempo ou ainda em tempo maior, o que acaba gerando ainda mais movimentação dentro dos segmentos.

O ROI contribui para que a empresa também tenha uma percepção interna de como suas estratégias estão funcionando na prática e também, que mesmo com um bom planejamento, os resultados podem não ser os que se esperam.

Um dos principais benefícios que o cálculo de ROI pode oferecer ao negócio são as respostas necessárias sobre como as ações estão gerando resultados, e por meio dos indicadores é possível que o negócio:

  • Avalie estratégias de marketing;
  • Planeje metas reais;
  • Identifique a rentabilidade dos investimentos;
  • Aumento nas vendas e nos lucros.

Portanto, se um curso de coach começar a usar o ROI, é possível que bons resultados sejam mais perceptíveis e cada vez mais alcançáveis, o que gera, assim, um maior crescimento do negócio dentro do mercado em que atua.

Como calcular?

Para que uma empresa tenha conhecimento do seu Retorno Sobre o Investimento, um cálculo pode tanto ser feito por ferramentas como em um formato tradicional.

O cálculo é a receita gerada, menos os custos, e dividido pelos custos, de modo que o resultado que for obtido deve ser multiplicado por 100, para ser transformado em porcentagem.

Portanto, se uma empresa de motoboy para entrega deseja calcular o seu ROI, deve pegar toda a receita que foi gerada e subtrair pelos custos, dividindo pelo mesmo valor novamente, antes de multiplicar por 100.

Esse cálculo pode ser feito dentro de um período específico ou mensalmente, e ele possibilita à empresa uma melhor compreensão sobre os investimentos que estão sendo feitos pela corporação.

O resultado de um ROI em relação a outro resultado pode ter variações por: envolver ações, qualidades, execuções ou outros detalhes a que o negócio acaba recorrendo dentro do mercado.

Contudo, dentro do ROI, algumas limitações ocorrem, e para que não se tornem um empecilho ao empreendimento, é fundamental ter o conhecimento acerca dele.

Isso para a empresa não se frustrar ou ter alguma perda significativa em suas operações.

As limitações do Retorno Sobre o Investimento

Assim como algumas ações que existem dentro do mercado, o ROI também é constituído de limitações.

Especialmente quando o seu resultado consiste em uma porcentagem baixa, as quais podem gerar reflexos no empreendimento de, por exemplo, adesivar carro propaganda.

Uma das limitações é que o ROI não leva em conta a duração que o investimento tem. Ainda que o resultado de porcentagem seja baixo, mas de forma diária, é possível que ele seja considerado algo positivo ao negócio.

Porém, se a porcentagem baixa corresponder a um período anual, é um sinal que o empreendimento deve tomar como um alerta.

Nesse caso, é interessante rever o que está sendo feito e começar a reformular o necessário.

Não há como comparar um dia com doze meses, visto que este último deve conter números positivos mais elevados, devido à sua longuidão, que compreende os mais variados e movimentados períodos do mercado.

Outra limitação em torno do ROI é que não se leva em conta os aumentos ou a redução da inflação que está presente dentro do mercado, os quais podem ser impactados por questões financeiras como os impostos e as tarifas.

Épocas sazonais que são muito visadas pelo mercado ao ponto de negócios criarem banner de parede personalizado como forma de atrair o cliente, não são levados em conta dentro do ROI, por conta da limitação de dias de grande movimento.

Mesmo que a medição seja para os investimentos de médio ou longo prazo, uma empresa pode acabar mascarando os resultados negativos que ocorreram em outras épocas, fazendo com que a percepção efetiva do ROI realmente não ocorra.

E com isso, acabar gerando prejuízos a si mesma, sendo que melhorias poderiam estar sendo feitas dentro desse período.

Portanto, a sazonalidade do mercado deve ser bem observada pelas empresas, para que, o que é considerado uma época boa, não se torne uma época negativa.

Outra limitação em torno do ROI, que acaba gerando mudanças, é o fato de que os cálculos podem ser alterados. Por isso, a presença de uma equipe de finanças dentro da empresa é importante para uma maior compreensão acerca dessa métrica.

Especialmente quando o ROI acaba envolvendo lucros líquidos de cada produto, como o número da receita e os recursos que foram usados em sua produção, o que pode variar de empreendimento para empreendimento, mesmo dentro do mesmo nicho.

Portanto, em transações que ocorrem a presença de terceiros, como a produção de um folder empresarial, também devem ser incorporadas, aos cálculos, os terceiros, para a empresa ter uma maior precisão sobre a operação.

Como multiplicar o ROI?

Para que os resultados do ROI possam subir dentro de uma empresa, observar os dados que vão sendo levantados e observar o que pode receber melhorias são formas para se obter um percentual maior do que o da medição anterior.

Mas, caso a empresa não queira investir um capital mais direto, uma opção é usar as estratégias de marketing digital que possuem menos custos, como otimizar as páginas da empresa com o SEO para atrair a atenção de novos clientes.

Essa otimização faz com que não apenas o número do ROI sofra alterações positivas, como também outras medições que a empresa está realizando. As quais, por sua vez, acabam contribuindo para um crescimento coletivo no nicho de atuação.

Por isso, conhecer cada estrutura do empreendimento que pode ser melhorado, bem como os que já ajudam o crescimento, é fundamental para saber como a estratégia deve ser elaborada.

Ter um conhecimento do funcionamento do próprio negócio é fundamental para que cálculos e estratégias acabem gerando resultados positivos e para que agreguem valor ao negócio, aumentando sua credibilidade e visibilidade dentro do segmento.

Considerações finais

O cálculo do ROI é uma ação que deve ser cada vez mais compreendida e adotada pelas empresas, especialmente porque está ligada aos lucros e às ações que são elaboradas com um montante específico.

Esse cálculo permite o acesso a uma percepção muito clara e evidente do andamento dos negócios, ainda que não contemple algumas falhas das quais se tratou este artigo.

A sua prevalência, entretanto, dá-se em virtude da sua fácil execução e devido ao seu poder de apontar o andamento das finanças.

A compreensão do quanto a medição do ROI é importante para que uma empresa acabe gerando grandes diferenças nas suas operações, principalmente se houver uma percepção das mudanças que ocorrem.

E, por isso, quanto mais um negócio conhecer os seus investimentos e o capital envolvido em cada uma das suas ações, melhores serão os preparativos e alinhamentos dos objetivos e metas que a empresa está estipulando.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *