Marketing Digital

Como um blog pode agregar o seu site?

blog

Você sabe qual é a importância de ter um blog para site? A razão para isso se dá de diferentes formas, sendo um grande destaque a possibilidade de ampliar o alcance da marca e estabelecer mais autoridade sobre a área de atuação.

 

Na prática, o termo blog surge a partir das palavras web e log, que representa um diário de rede. Esse tipo de site é voltado para a atração dos usuários, por meio de publicações que serão realizadas pela empresa. 

 

Além disso, os blogs contam com uma seção de comentários, o que permite que discussões ocorram.

 

Neste artigo, falaremos sobre a importância do blog para o seu site, assim como dicas importantes para que você possa alimentá-lo. Não deixe de conferir as orientações a seguir!

A história sobre a origem dos blogs 

O primeiro ponto para compreender a origem de um blog é saber o início da internet. 

 

Os blogs só surgem a partir de 1997, quase na virada do século, mas já existiam alguns diários online, que eram destinados para as pessoas escreverem sobre suas experiências e o dia a dia. 

 

Após esse início, os blogs começaram a se popularizar, sobretudo, nos Estados Unidos, o que permitiu o surgimento de ferramentas, como é o caso do Blogger.

 

Os anos 2000 e a virada do século trouxeram também mudanças no comportamento dos usuários, assim como dos consumidores e estratégias de marketing. 

 

Essa mudança se deu principalmente porque os consumidores passaram a ser vistos a partir de um papel ativo dentro do processo de compra. 

 

Dessa forma, o consumidor passou a ser importante para a empresa, levando em conta sua opinião sobre um determinado produto ou serviço. 

 

Com o avanço da internet, surgiram estratégias direcionadas para marketing digital, assim como para o inbound marketing (marketing de atração) e a partir disso, os blogs passaram a ser vistos como um elemento importante para a venda de produtos.

 

O blog consegue contribuir para que a empresa de brindes personalizados, ou de um outro segmento, que tenha um destaque competitivo diante da concorrência, assim ganhando ainda mais destaque. 

 

A grande questão é aparecer no topo do ranking do Google, fazendo com que o negócio tenha ainda mais visibilidade. 

 

A partir desse conhecimento, vamos entender quais técnicas podem ser utilizadas dentro do seu blog para contribuir com o destaque da sua empresa! Acompanhe os detalhes na leitura do artigo!

Técnicas para a produção de conteúdo no seu blog 

Os blogs se tornaram importantes ferramentas para a divulgação de um produto ou serviço 

de uma empresa de logística internacional. Isso se dá, principalmente, quando o assunto é promover o aumento das vendas. 

 

Mas, é importante perceber que o grande “carro-chefe” de um blog é o conteúdo e ele precisa chamar a atenção do cliente, assim como fazer com que a empresa esteja no ranking do Google. 

 

Para que isso ocorra, a produção de conteúdo precisa contar com técnicas de SEO, que são mecanismos para facilitar a otimização das palavras-chaves e da pesquisa no Google. 

 

Os artigos precisam ser bem escritos, assim como contarem com um conteúdo que seja atrativo para o cliente. Confira os detalhes a seguir!

A busca por palavras-chaves 

O primeiro ponto quando falamos sobre SEO é entender quais palavras-chaves realmente importam para o seu público-alvo. 

 

São essas palavras-chaves que guiam o processo de escrita da empresa, assim como permite que o conteúdo seja otimizado. 

 

Existem alguns softwares que contribuem para a empresa encontrar as melhores palavras-chaves para o seu negócio. 

 

Essas palavras demonstram o interesse por parte do cliente, por exemplo “garrafa personalizada com nome”, ou qualquer outro tema que seja lançado no Google. Inclusive, esses elementos levam em conta os itens como:

 

  • Volume de busca a partir de um tempo;
  • Dificuldade de ranquear;
  • Etapa do funil de vendas que o cliente está;
  • Posicionamento da palavra para o site. 

 

O conteúdo precisa ser atrativo para o cliente, pois, se isso não ocorrer, ele acabará indo para o seu concorrente. 

O tamanho da palavra 

Você sabia que não basta apenas escolher a palavra-chave? É essencial entender o tamanho da palavra-chave, pois isso afeta diretamente nos processos de ranqueamento. 

 

Outro ponto essencial é entender a quantidade de vezes que uma palavra-chave deve aparecer em seu texto ou postagem. 

 

Nesse sentido, a densidade da inserção de palavras-chaves recomendada geralmente é em torno de 2%. Porém, isso é bastante relativo e não existe uma fórmula exata para esse tipo de ação. 

O uso de Tags de SEO

Existem tags que podem ser utilizadas em seu texto, no processo de otimização. 

 

Algumas dessas tags serão descritas a seguir e são importantes no processo de personalização do seu texto, assim como da identificação para o cliente de que se trata de um conteúdo sobre assessoria contábil, ou outro tema do seu interesse.

A inserção de meta title e meta description

O meta title assim como o meta description são duas tags importantes no momento de fazer a análise das palavras-chaves, assim como de descrever sobre o seu tema representativo.

 

No caso do meta title, estamos nos referindo ao título do texto, que inclusive, deve conter a

palavra-chave exata da sua pesquisa.

 

O segundo ponto de destaque é o meta description, chamado também de meta descrição.

 

Por meio dessa descrição é possível mostrar ao cliente sobre o que seu tema trata. Ou seja, quais são as temáticas abordadas em seu artigo. 

 

Dessa forma, o Google consegue selecionar um trecho do seu conteúdo que é importante e que supre a atenção e pesquisa do usuário. Isso indica que essa é uma ferramenta que pode aumentar os cliques do seu conteúdo sobre assessoria contábil

Entenda a importância de um blog para o seu site

A partir do entendimento sobre as técnicas de SEO para a produção de conteúdo em seu blog, vamos entender a importância do blog para o seu site. 

 

Para isso, separamos alguns tópicos para facilitar a compreensão. Acompanhe os detalhes a seguir!

Seu site terá mais valor 

O primeiro ponto a destacar é o valor para o seu site. Com um conteúdo bem feito e seguindo as técnicas que falamos acima, sua empresa só tem a ganhar! 

 

Essas publicações conseguem ter mais visibilidade, além de maior aderência junto ao público-alvo da empresa. Por isso, seu site ganha valor e credibilidade diante do mercado. 

Incentivo à interação do usuário

É importante lembrar que o seu blog dentro de um site incentiva à interação com o seu usuário. Cada blog tem um nicho e esses locais permitem a interação, seja por meio de uma seção de comentários, ou até mesmo através da criação de uma comunidade virtual. 

 

Nesse sentido, seu texto sobre gerenciamento de riscos pode atrair ainda influenciadores digitais e outras pessoas que são importantes para a melhora da visibilidade empresarial. 

 

Quanto mais ativa for uma comunidade dentro de um blog ou site, mais positiva essa ação é para o Google, que passa a entender seu conteúdo como relevante (já que existe um grande número de pessoas que estão falando sobre isso). 

Você consegue mais tráfego orgânico 

Para atrair visitantes para sua página, você sabia que não necessariamente é preciso pagar ao Google? 

 

Isso mesmo! O tráfego orgânico, obtido por meio das palavras-chave e do conhecimento sobre o público-alvo, pode fazer com que seu site tenha um bom ranqueamento, mesmo sem o pagamento. 

 

Tudo isso, por meio da inserção de motores de busca direcionados e que agem a partir da elaboração das técnicas de SEO que já falamos nesse artigo. Este não é um trabalho fácil, porém, muito eficiente para o seu negócio ter a visibilidade que tanto espera. 

Crescimento e destaque diante da concorrência 

Temos a certeza que seu escritório contábil quer crescer e obter um diferencial diante da concorrência, não é mesmo? Para que isso ocorra é essencial publicar um conteúdo de qualidade em seu blog. 

 

Isso faz com que sua empresa seja vista de forma positiva, além de fazer com que o seu número de clientes cresça. É importante dizer também que sua empresa pode atrair novos parceiros e fornecedores. 

 

Todos os benefícios apresentados neste artigo podem ser mensurados. Ou seja, é possível avaliar cada estratégia de publicação, assim como as ações de comunicação e marketing da sua empresa, avaliando o que pode ser melhorado no processo de interação. 

 

Diante das dicas que apresentamos, sua empresa focada no setor de  brindes personalizados, ou em qualquer outro segmento, não pode perder mais tempo! 

 

A presença digital é o que tem contribuído para destacar empresas no cenário econômico e os blogs têm um papel essencial nesse processo.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.