Marketing Digital

Qual a importância do marketing digital para uma empresa?

a importância do marketing digital

Com o crescimento no número de pessoas que acessam a internet, as empresas têm buscado novos recursos para chamar atenção do público. O marketing digital, por exemplo, é uma ótima estratégia para aumentar as vendas, ter um bom relacionamento com os clientes e ter mais chances de fidelizá-los.

 

Diversas marcas passaram a entender o poder e a importância da internet para o crescimento dos negócios, além de ser um investimento que permite gastar pouco e ampliar o reconhecimento da marca, comparado aos métodos tradicionais.

 

Hoje, os consumidores preferem realizar uma série de pesquisas online e ter referências de pedidos e produtos antes de fazer uma compra.

 

Por este motivo, as empresas enxergaram o marketing digital como uma oportunidade de promover a marca, alcançar esses potenciais clientes, aumentar as vendas e reter consumidores, promovendo mais interação. 

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de ações que pessoas e empresas podem executar online, visando atrair novos negócios, desenvolver a identidade da marca e ampliar o relacionamento com o público e investidores.

 

As principais estratégias utilizadas são o marketing de conteúdo, SEO (Search Engine Optimization) e inbound marketing, dentre outras, que permitem alcançar os objetivos de posicionamento conforme o planejamento da marca, atendendo diversos segmentos, como empresa de portaria e grandes indústrias metalúrgicas.

 

As possibilidades de aplicação são inúmeras, mas há técnicas que são utilizadas por boa parte das empresas, devido aos resultados que oferecem. 

 

Otimização de conversão, redes sociais, marketing de busca, marketing de conteúdo e e-mail marketing são as mais implementadas nos negócios por possibilitar o reconhecimento e facilitar o relacionamento.

 

Cabe ressaltar, contudo, que a combinação de diversas e boas estratégias, conforme a necessidade identificada, otimiza ainda mais os resultados, promovendo um melhor marketing digital para as marcas.

Qual a relevância do marketing digital para as empresas? 

Existem algumas razões que justificam a relevância do marketing digital para os negócios, isso porque a estratégia proporciona múltiplos ganhos, como:

  1. Agrega forte presença e melhor direcionamento na internet

Quando as pessoas tem uma dúvida, geralmente utilizam o Google para realizar pesquisas que possibilitem solucionar essas questões. Afinal, esse é um dos principais mecanismos de busca online, possibilitando encontrar respostas e negócios que promovem soluções.

 

Assim, com bons investimentos em marketing digital e estratégias direcionadas, as empresas podem adequar suas páginas para aparecer nos resultados, alcançando mais potenciais clientes, que passam a encontrar o negócio.

 

Isso não ocorre apenas quando alguém procura pelas soluções da empresa de forma específica, mas quando os indivíduos procuram pela empresa ou até mesmo tópicos que ela aborda e se relacionam com o negócio.

 

Por esse motivo, ter presença online adequada é essencial para as marcas que desejam se desenvolver e permitir que os potenciais clientes as encontre.

 

Um ponto importante sobre a presença digital é que isso vai além das redes sociais e mecanismos de busca. 

 

Criar um site com domínio próprio para o escritório contábil, por exemplo, é o primeiro passo que o seu empreendimento deve realizar para uma excelente presença digital e oportunizar novos negócios.

  1. Cria uma audiência qualificada

Como você se relaciona com sua audiência? Quem são seus clientes? Quais os hábitos de consumo e profissões mais comuns?

 

Um detalhe importante do marketing digital para as empresas é a possibilidade de compreender o público, além de se aproximar e construir uma audiência que realmente tenha interesse nos produtos, serviços e soluções que a empresa oferece, fidelizando-os.

 

Para isso, o empreendedor pode alcançar e organizar a base de contato considerando o tipo de interação, como seguidores nas redes sociais, assinantes de newsletter e e-mails cadastrados, colhendo dados de interações em cada plataforma e usando-as para conhecer seu público.

 

Com o passar do tempo e constância das ações, a audiência construída se torna mais qualificada, sendo parte fundamental para o sucesso do marketing e relacionamento com novos potenciais clientes.

  1. Possibilita a identificação do melhor momento para falar com o público

O marketing digital permite não só construir a audiência ideal, mas também se comunicar com o público na hora certa.

 

Diferentemente do marketing tradicional, em que é impossível ter dimensão para qual audiência você está falando, o marketing digital possibilita um nível de segmentação e direcionamento interessante do público, inclusive criando diferentes subgrupos na audiência.

 

Há diversas ferramentas disponíveis no mercado e que tornam mais fácil o processo de monitorar as atividades e perfis dos usuários, possibilitando interações e mensagens mais direcionadas e efetivas.

 

Ou seja, a partir dessa ação e de análises de acompanhamento no funil é possível segmentar os indivíduos que deseja alcançar ao anunciar vending machines, por exemplo, oferecendo conteúdos e serviços de modo específico e contatando-os no melhor momento para a conversão.

 

Deste modo, as empresas podem personalizar ainda mais suas campanhas e ações de marketing, bem como obter melhores resultados.

 

Ao segmentar, você pode criar conteúdos que solucionam as dúvidas e dores do seu cliente ideal.

 

Mais ainda, a segmentação evita que as pessoas recebam e-mails que não se relacionam com os interesses e desejos, o que poderia impactar na estratégia e fazer com que os e-mails passassem a ser vistos como spam.

 

Com isso, o público passará a se identificar mais com as ações e campanhas elaboradas, algo que gera excelentes resultados.

  1. Possibilita que a marca se destaque perante os concorrentes

Considerando o fato de que algumas empresas começaram somente agora a entender a relevância do marketing digital, realizar investimentos pode ajudar a sua empresa terceirizada de limpeza, ou qualquer que seja a área de atuação, a se diferenciar dos concorrentes.

 

Ou seja, o marketing digital é uma excelente ferramenta para as empresas que precisam crescer e se destacar no mercado, fazendo isso por meio da elaboração de conteúdos que ajudam os clientes no processo de identificação e solução dos seus problemas.

 

Para que isso seja possível, imagine que os clientes estão em busca de sanar uma dúvida, uma curiosidade e alguns até já buscam uma solução para alguns incômodos que tem, mas – de modo geral – ainda não possuem as referências adequadas para saber o que resolve melhor sua dor.

 

É nesse contexto que o negócio pode atrair novos potenciais clientes, mostrando possíveis resoluções e conquistando a confiança a partir dos ensinamentos trazidos, evidenciando a marca como referência e possível solucionadora.

 

Agora pense, em qual negócio as pessoas tendem a confiar: em uma empresa de portaria que possui páginas nas redes sociais e um site institucional bem elaborado, que as ajuda a identificar a dor e apresenta outros clientes satisfeitos, ou uma que não tem nada disso?

 

Ou seja, além de permitir que a marca seja encontrada e vista, os investimentos em marketing digital são o ponto-chave para se diferenciar, ganhar credibilidade e ter excelentes resultados.

  1. Pode ser realizado mesmo com baixo investimento inicial

O marketing digital não é gratuito, mas mesmo com baixo investimento inicial é possível criar excelentes ações para alcance do público e reforço da marca no mercado.

 

Isso ocorre graças às ferramentas disponíveis que possibilitam segmentar o público e mensurar os resultados obtidos em cada estratégia. 

 

Com isso, consegue-se criar ações mais direcionadas e otimizações diversificadas, atraindo um nicho mais adequado e qualificado para a conversão. 

 

Assim, diversas empresas podem iniciar a implementação do marketing digital e obter melhor posicionamento, seja um pequeno empreendimento de licenciamento ambiental ou uma grande indústria.

  1. Traz precisão à análise e mensuração de resultados

Um ponto positivo do marketing digital é que as estratégias podem ser direcionadas de forma precisa para o público almejado pelas empresas. Ou seja, é possível definir cada campanha conforme os interesses e o que melhor performa junto a determinado público.

 

Do mesmo modo, é possível acompanhar os resultados para qualquer ação de marketing, otimizando ainda mais os contatos e publicidades.

 

No caso da mídia tradicional, os profissionais conseguem estimar os gastos, mas a avaliação não pode ser feita em tempo real, o que ocorre no marketing digital.

 

Considere um flyer, em campanhas com essa peça é possível saber o número de impressões, mas não há como avaliar – sem uma pesquisa conjunta feita, por exemplo, na conversão – quantas pessoas de fato leram e quantas conversões ocorreram por meio dessa ação.

 

Em contrapartida, os e-mails marketing permitem saber quantas pessoas realmente receberam, abriram e clicaram no link e até realizaram compras. Ou seja, há mais precisão e rapidez na avaliação das campanhas, permitindo ajustes em tempo real.

 

Para auxiliar no processo, ferramentas de web analytics podem ser utilizadas para possibilitar que os profissionais do setor de marketing mensurem todos os resultados das estratégias. 

 

As métricas mais utilizadas para a análise dos resultados são: custo por lead, taxa de conversão, ticket médio e taxa de rejeição.

Benefícios do marketing digital para os negócios

Com base em todas as informações trazidas e nos resultados proporcionados pela aplicação de estratégias de marketing digital, é possível estabelecer que os investimentos nesta área para uma empresa, seja ela de venda de jóias, manutenção de carros ou de estudo de impacto ambiental, pode proporcionar os seguintes ganhos:

 

  • Aproximação com o público-alvo;
  • Excelente análise e mensuração;
  • Fidelização dos clientes;
  • Mais oportunidades de vendas;
  • Comunicação mais assertiva e segmentada;
  • Facilidade para lançar novos produtos e serviços;
  • Oportunidade para criar campanhas personalizadas;
  • Melhor direcionamento e interatividade.

Além disso, em relação às outras vertentes, uma das principais vantagens do marketing digital são os custos, que costumam ser mais acessíveis.

 

Por ser tudo online, as ações de marketing digital são mais “simples” e direcionadas do que o marketing tradicional, possibilitando custos mais acessíveis. Com isso, empresas, independente do seu porte, conseguem utilizar as estratégias de marketing digital para se posicionar.

 

Com o uso das ferramentas corretas, é possível alcançar o público certo para o seu negócio, graças a segmentação e a compreensão a respeito da jornada de cada cliente. 

 

Isso permite a oferta de conteúdos e soluções eficientes, por exemplo, assinatura digital como fazer para pessoas que buscam digitalizar processos em suas marcas.

 

Com um bom planejamento de marketing, o seu negócio pode ter um diferencial competitivo diante das outras empresas, e assim se destacar junto ao público-alvo.

 

Portanto, os investimentos em marketing digital ajudam as empresas a terem mais sucesso na internet, aumentando as vendas, fortalecendo a imagem e conquistando novas oportunidades de parcerias.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.