Marketing Digital

Marketing orgânico ou pago? Saiba qual vale mais a pena!

Muitas empresas não sabem se deveriam investir em marketing orgânico ou pago, mas esta é uma dúvida que costuma surgir quando o empreendedor ou gestor não sabe muito bem diferenciá-los.

O marketing digital trouxe diferentes possibilidades para as empresas, e de modo geral, suas estratégias são divididas entre orgânicas e pagas.

As ações orgânicas, resumidamente, são aquelas que não precisam de tanto investimento financeiro, são mais duráveis, melhoram a imagem da marca, mas demoram mais tempo para surtir efeito.

As estratégias pagas, por sua vez, são aquelas que precisam de mais investimento financeiro, duram enquanto pagam por elas, são voltadas para as vendas, mas os resultados são muito mais rápidos.

Tanto uma quanto a outra ajudam a aumentar o tráfego do site institucional, e é justamente por isso que existe o tráfego orgânico e o tráfego pago. Ambos são uma realidade para os negócios, mas existe muita confusão em relação à melhor opção.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, entenda o conceito de tráfego digital, o conceito de tráfego pago, o que é tráfego orgânico, quais são as diferenças entre eles e a melhor opção para os negócios.

Entenda o que é tráfego digital

Tráfego digital é a movimentação dos usuários que navegam pelas páginas de um site corporativo. Ao contrário do que acontece no trânsito, quanto mais tráfego uma plataforma tiver, melhor.

Negócios dos mais variados segmentos e tamanhos procuram estratégias que ajudam a aumentar o número de visitas, visto que é uma maneira de alcançar mais oportunidades de conversão e vendas.

Além disso, quanto mais pessoas acessam o site de uma empresa de locação de escoramento para laje, mais usuários vão conhecer sobre seus serviços.

É justamente por isso que a maioria das estratégias de marketing digital tentam aumentar o tráfego de clientes e potenciais clientes. Essas visitas são divididas em diferentes tipos, e para alcançá-las, é necessário trabalhar estratégias diferentes.

Os dois tipos existentes são o tráfego pago e o tráfego orgânico, e essas definições explicam de que maneira os visitantes chegaram até a página.

Conceito de tráfego pago

Tráfego pago são visitantes que chegam até as páginas de uma empresa por meio de estratégias pagas. São ações que tem como objetivo impactar o usuário e levá-lo até o site da corporação.

Os anúncios criados são programados com base nas palavras-chave e na segmentação da audiência. Em outras palavras, o anunciante escolhe um termo que será usado no anúncio e direciona a estratégia, com base em dados do público, como:

  • Localização;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Estado civil.

Tudo isso depende de pesquisas prévias para criar anúncios que realmente vão despertar o interesse das pessoas pelos produtos e serviços.

A assertividade do tráfego pago é sua maior vantagem, e por meio dele, um fabricante de chopeira portátil elétrica terá um excelente custo-benefício, uma vez que a cobrança acontece por clique.

Toda vez que o usuário clica no anúncio, a empresa paga por ele, por isso, é uma opção vantajosa para aumentar as vendas. Mas para que a taxa de tráfego pago seja boa, os anúncios precisam estar sempre ativos e atualizados.

O negócio também precisa encontrar mídias adequadas para fazer a divulgação, e as opções mais usadas são o Google Ads e o Facebook Ads.

Conceito de tráfego orgânico

O tráfego orgânico tem um conceito diferente do anterior, visto que abrange os visitantes que chegaram até as páginas do negócio sem nenhum tipo de custo direto, ou seja, não são pessoas que foram impactadas pelo anúncio.

Os usuários visitam a plataforma porque fizeram pesquisas nos motores de busca, mas para conseguir alcançá-los, é necessário investir nas estratégias de SEO.

Search Engine Optimization (otimização para motores de busca) é um conjunto de ações que otimizam as páginas para que elas apareçam entre os resultados de pesquisa.

Para colocá-lo em prática, uma empresa de conserto de smart TV LG precisa investir em conteúdos de qualidade, uso correto de palavras-chave, design responsivo para as páginas, dentre outras ações.

O tráfego orgânico não possui custos diretos, mesmo assim, é necessário pagar pela produção de materiais profissionais e bem elaborados, mas uma vez que são publicados, vão trazer resultados por muito tempo.

Mas as estratégias orgânicas demoram um pouco mais para surtir resultado, mesmo assim, é necessário trabalhar com elas para que o negócio consiga avançar os leads dentro do funil de vendas.

Diferenças entre tráfego pago e orgânico

Com base nos conceitos de cada tipo, já dá para ter uma ideia das diferenças entre eles, mas para compreendê-las melhor, primeiro é necessário relembrar o conceito de tráfego no ambiente online.

O tráfego nada mais é do que as visitas que um site, blog e outras plataformas recebem, independentemente da maneira como os usuários chegaram até lá.

O site de um fabricante de estação de trabalho 8 lugares é uma plataforma aberta, por essa razão, vai receber visitas de vários lugares, provenientes das redes sociais, dos mecanismos de busca, de anúncios e assim por diante.

Hoje em dia, os buscadores assumiram um papel importante como pontos de contato que ajudam a alcançar os consumidores, afinal, as pessoas adquiriram o hábito de pesquisar informações nessas plataformas antes de comprar.

Só que mais da metade do público clica apenas nos links que aparecem entre as primeiras posições e na primeira página, e para alcançar esse posicionamento, é necessário fazer muito esforço.

Esses esforços são provenientes de duas estratégias diferentes, que são as ações pagas e orgânicas, como ficou claro nos tópicos anteriores.

Mas essas diferenças levantam muitas dúvidas em relação à qual estratégia usar para atrair tráfego digital.

Afinal, qual é o melhor tráfego?

Antes de pensar entre um ou outro, um fabricante de poltronas corporativas precisa considerar o fato de que não existe uma fórmula única para trabalhar com marketing digital.

Ele lida com diferentes cenários e variáveis, por essa razão, é necessário que o negócio tenha em vista as duas modalidades de tráfego. Ambos vão ajudar a divulgar a marca, mas cada um em seu tempo e com os custos necessários.

Tenha em mente que essas ações se complementam e para que o planejamento de marketing do negócio seja completo, ambas precisam entrar em ação e de maneira bem elaborada.

O tráfego pago é uma excelente opção para direcionar os clientes que estão mais próximos da conversão, ou seja, leads que já estão no fundo do funil.

Veja, o foco dos anúncios é aumentar as vendas e eles serão exibidos quando o usuário pesquisar sobre uma solução. Se alguém pesquisou, por exemplo, sobre empresa de limpeza a vapor sofá, é bem provável que esteja prestes a contratar.

Esse tipo de pesquisa é perfeito para os anúncios, portanto, ele vai alcançar as pessoas certas e no momento mais apropriado.

Por outro lado, as estratégias orgânicas são um item importante para resultados de longo prazo e até mesmo para a sustentabilidade do negócio na internet.

Ele demora um pouco mais para trazer resultados, no entanto, cada conteúdo produzido pela companhia será usado para nutrir os leads.

Ou seja, enquanto os anúncios estão impactando quem já está pronto para comprar, as estratégias orgânicas estão trabalhando pessoas que não sabem que têm um problema, que possuem alguma dor, mas não sabem como resolver, dentre outras.

Além disso, supondo que uma plataforma e-commerce que vende caneca personalizada transparente tenha começado agora, ela precisa ganhar tempo, enquanto as estratégias orgânicas constroem sua presença na internet.

A combinação dessa prática com as estratégias pagas vai ajudar a divulgar a marca para as pessoas, enquanto as ações orgânicas estão se fortalecendo.

O tráfego pago e orgânico são complementares porque, enquanto o primeiro otimiza a visibilidade do site e a classificação nos resultados de pesquisa, o outro gera autoridade, constrói relacionamentos e transforma a marca em referência.

Quanto maior for a visibilidade e autoridade de uma empresa de serviços de suporte remoto na internet, mais resultados ela terá com os anúncios, tendo em vista que o consumidor moderno prefere comprar com marcas que pareçam confiáveis.

De maneira resumida, não existe opção melhor ou pior do que a outra, ambas são necessárias e devem fazer parte do planejamento de marketing das empresas, independentemente de seu tamanho ou nicho de atuação.

Considerações finais

Gerar tráfego para o site institucional é indispensável para que o negócio consiga alcançar seus objetivos e construir uma presença forte na internet.

São estratégias fundamentais porque ajudam a vender, trazem autoridade para a marca, aumentam o número de visitantes no site, dentre outros benefícios necessários para os negócios.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o tráfego pago e orgânico e agora já sabe que os dois precisam ser trabalhados para melhorar as vendas e os lucros da empresa.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *