Marketing Digital

Pirâmide de Maslow: Conheça seus benefícios!

Os hábitos de consumo têm sido cada vez mais uma preocupação do mercado. Por essa razão, a aplicação das análises de público com base na Pirâmide de Maslow são essenciais.

Esse método consiste em entender quais são os 5 tipos de necessidade fundamentais do ser humano. A partir delas, é possível analisar quais serão, por exemplo, os tipos de abordagens que uma empresa terá dentro de seu mercado.

Além disso, ela é uma ferramenta antropológica fundamental para fazer mensurações de indicadores sociais importantes. Diante das necessidade fisiológicas, por exemplo, é importante que uma empresa tenha uma política de remoção de resíduos.

Apesar de óbvio, esse ponto parte da compreensão que aquele é um aspecto básico e que, portanto, terá de ser suprido.

Nesse sentido, é importante definir um pouco mais quais são os pontos primordiais que a Pirâmide de Maslow trata para que, depois, seja possível pormenorizá-los:

  • Fisiologia;
  • Segurança;
  • Relacionamento;
  • Reconhecimento;
  • Realização.

Esses são os 5 pilares fundamentais que sustentam essa teoria. Imagina-se, portanto, uma pirâmide, da qual a base é o primeiro item e a ponta é o último.

O que é Pirâmide de Maslow?

Com os avanços da psicanálise no começo do século XX, alguns avanços no âmbito da compreensão do comportamento humano passaram a ser efetuados.

Diante desse contexto, um psicólogo estadunidense chamado Abraham Maslow começou os seus estudos sobre as necessidades humanas.

Depois de algumas publicações sobre o tema, ele passou a desenvolver o que viria a ser conhecido como a Pirâmide de Maslow.

Ou seja, a partir de uma hierarquia de necessidade, passou a ser possível a compreensão das gradações do comportamento humano.

É certo que já haviam alguns estudos que definiriam as fundamentações das personalidades como é o caso das publicações de Freud, Jung e Lacan, mas foi a partir de Maslow que alguns mecanismos começaram a ser incorporados ao mercado.

A partir dele, por exemplo, é possível medir o grau de satisfação de um ambiente de trabalho a partir de fundamentos básicos.

Se por acaso tudo estiver dentro dos padrões exigidos, mas houver alguma falta no sentido da sanitização de ambiente, é bem possível que todo o resto se comprometa.

Isso se dá sobretudo por conta da hierarquia de certos indicadores. Ou seja, é importante  que haja o suprimento da base antes de se avançar para outros pontos.

Uma casa com todos os itens de higiene básica e com a limpeza em dia pode garantir para os moradores uma maior paz.

No entanto, as necessidades primárias não se relacionam apenas com a limpeza, mas sobretudo com todos os aspectos biológicos.

No entanto, suponha-se que todos esses estágios estejam supridos e, por consequência, houve um avanço rumo a um novo patamar na pirâmide.

Aqui, por exemplo, fica latente a necessidade da contratação de segurança residencial 24 horas para o suprimento do segundo ponto.

Ou seja, a hierarquia que constitui essa pirâmide pode ser enxergada como estágios para a realização humana.

Por essa razão, é preciso entender cada parte desse mecanismos para que não se caia em generalismos.

As 5 necessidades

A partir da compreensão do que é e como surgiu a Pirâmide de Maslow, é importante entender quais são os mecanismos intrínsecos à ela.

Quando Abraham Maslow formulou a hierarquia das necessidades humanas, ele não pensou em dispor em forma de pirâmide por nada.

Isso se deu justamente por conta da sustentação que os pontos mais basilares darão aos outros aspectos.

Ou seja, não realizações no topo que não estejam ancoradas nas necessidades mais básicas.

Não há como, por exemplo, estabelecer um estágio de realização pessoal sendo que a pessoa não teve nem o aspecto mais básico da fome suprido.

Esse é um aspecto que vem tomando parte da filosofia ocidental durante séculos e, dentre os principais pensadores, Hegel se destaca.

Afinal, é a partir de seu conceito de liberdade ancorado na necessidade de suprimento dos aspectos mais básicos do ser humano que Maslow fundamenta o seu conceito.

Além disso, para o filósofo alemão, não há como obter nenhum tipo de liberdade dentro de uma perspectiva de fome, por exemplo.

Diante desse panorama, é possível seguir na compreensão de quais são os 5 itens que Maslow elencou.

Fisiologia

Essas são as necessidades mais fundamentais de qualquer pessoa. São a partir de seus suprimentos que é possível sobreviver.

Ou seja, na base da pirâmide, é onde os aspectos como fome, sede, moradia e higiene básica estão inseridos.

Não há como avançar em nenhum dos outros aspectos da pirâmide sem que essa primeira etapa seja cumprida.

Segurança

Outro aspecto basilar da Pirâmide de Maslow é o da segurança. No entanto, apesar de parecer envolver apenas um aspecto da vida humana, esse ponto precisa ser destacado.

Entende-se por segurança, todos os aspectos que garantam o bem-estar e a seguridade da vida de uma pessoa.

Por exemplo, a contratação de uma moldura para batente de porta mais resistente que previna arrombamento pode ser um desses aspectos.

No entanto, um plano de saúde também pode significar uma maior segurança no cumprimento da manutenção da vida.

Entra nesse montante, igualmente, aspectos como a garantia de uma segurança financeira e todos os pormenores que asseguram a vida de um sujeito.

Relacionamento

A partir dos aspectos básicos que garantem o funcionamento do corpo, é possível avançar rumo ao ambiente social.

Esse é o ponto em que a necessidade de pertencimento começa a fazer parte da ordem do dia.

Amizades e família podem ser alguns dos pilares fundamentais desse tipo de relação. Ou seja, há aqui a necessidade de interação social.

É lógico que, neste ponto, há algumas gradações a serem consideradas. Por exemplo, esse pertencimento pode ser obtido a partir de lembranças personalizadas para clientes que uma empresa oferece.

São muitos os aspectos de pertencimento que podem ser aplicados. Seja no amor ou até mesmo na unidade de uma torcida de futebol por intermédio de seus uniformes.

Reconhecimento

Esse é o momento em que a pirâmide começa a ganhar um caráter cada vez mais subjetivo e, portanto, complexo.

O fato principal, nesse momento, é a busca por reconhecimento e estima dentro de seus espaços sociais.

Isso pode se dar a partir do seu status social ou do trabalho exercido com certa maestria. Esse é um dos pontos mais altos da pirâmide.

Realização

Depois de atingidas todas as gradações das perspectivas da Pirâmide de Maslow, o último ponto a se chegar é a realização.

Esse ponto pode estar relacionado a algum bem de consumo que aquela pessoa sempre desejou ou até mesmo a alguma promoção no trabalho.

Ou seja, é nesse momento que as aspirações pessoais passam a ser realizadas e, também, o momento que finda todo o espectro de necessidades.

Supondo que, por exemplo, um empresário esteja com todos os outros pontos supridos, mas agora o seu sonho é reformar a sua loja.

Esse é o momento que uma simples compra de placa luminosa personalizada pode causar nele um certo nível de realização.

Benefícios de se aplicar

Dentro do ambiente empresarial, é possível aplicar todas essas perspectivas citadas acima e, portanto, obter bons resultados.

Esses aspectos são fundamentais para garantir que os funcionários produzam mais e melhor.

Garantir, portanto, que os funcionários tenham suas necessidades básicas supridas com um período bom de descanso e salários compatíveis, já é possível avançar.

Com relação à seguridade, supondo que, em uma empresa de transporte, estão procurando motorista, a segurança pode vir a partir da contratação de exame toxicológico para admissão.

Ou seja, é possível adotar todos os aspectos da Pirâmide de Maslow em cada uma das etapas da gestão de pessoal de uma empresa.

Aplicação no marketing

Comunicar-se bem com um público pode ser um fator preponderante para qualquer marca ser considerada em um mercado.

No entanto, é preciso identificar em quais estágios de necessidade que aqueles clientes estão para que, assim, seja possível alinhar ainda mais as ofertas com suas expectativas.

Nesse sentido, é possível que essa análise consiga nortear, inclusive, perspectivas novas de produção.

Um exemplo disso pode ser dado em uma empresa que efetua venda de câmbios. Esses produtos suprem a necessidade de segurança, primordialmente.

Contudo, entendendo quais são os anseios daquele público, é possível que esse item passe de uma necessidade para um objeto de desejo.

Tudo isso vai depender da aplicação da Pirâmide de Maslow na hora da análise de um mercado.

Considerações finais

Diversas ferramentas de análise são obtidas diariamente. No entanto, é importante perceber que, apesar disso, a Pirâmide de Maslow ainda é muito difundida.

Isso se dá pela sua profunda capacidade de avaliar de forma simplificada todo o espectro dos anseios humanos.

Por essa razão, entender quais são todos os seus pontos e perceber como aplicá-los é fundamental.

Seja na gestão de pessoas ou voltada ao mercado, essa técnica pode gerar bons frutos à empresa que a adotar.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *