Negócios

Como se preparar para uma carreira no Exterior?

carreira

Sair do país onde se nasceu pode parecer uma opção absurda para alguns. E realmente, os desafios são grandes até que você tenha alguma estabilidade e competência para se manter de maneira confortável.

Muitos ainda tentam ir de maneira irregular, o que não é nem de perto inteligente ou correto. Entrar da maneira certa, com um bom visto e com a preparação ideal, é a melhor maneira de garantir um resultado final que seja realmente positivo.

E olha, não estamos falando de algo tão difícil. Afinal de contas, hoje praticamente todo o mundo está ligado em duas coisas. Primeiramente na internet, onde você pode se comunicar com várias pessoas, inclusive aquelas que estão disponíveis para te ajudar nesta empreitada.

Mas com certeza outra coisa que une o mundo inteiro é o idioma internacional que se tornou o inglês. Em qualquer local do mundo é possível se comunicar através deste idioma, principalmente depois de todos os processos de globalização da última década.

Mas vale mesmo a pena fazer um curso de inglês para iniciar uma carreira no exterior? Aliás, é possível se preparar de alguma maneira para uma carreira no exterior?

Hoje gostaria de te ajudar falando um pouco mais sobre este tema. Trazendo para você algumas dicas interessantes que realmente irão fazer a diferença no dia a dia, até que você esteja pronto para sua aventura.

Vamos conferir?

Como se preparar para uma carreira no exterior?

Antes de mais nada é importante dizer que a primeira atitude seja realmente decidir quais são seus objetivos. Para onde você quer ir? Com o que você quer trabalhar, ou pelo menos você estaria disposto a trabalhar?

Quer se mudar para viver definitivamente em outro país, ou deseja fazer desta experiência algo que dure um ou dois anos, só para ter alguma sensação nova?

Seja como for, é importante estar tudo muito bem planejado e preparado. Você precisa ter este tipo de conforto, afinal de contas irá encontrar situações que realmente são impossíveis de prever, e muitas vezes a estabilidade também precisa estar na mente.

Aqui estão algumas ideias que vão te ajudar neste processo de preparação. Mas ainda é interessante se preparar sempre mais, ok?

1 – Aprenda o inglês

Pode ser um tanto quanto redundante repetir essa informação aqui, entretanto o meu objetivo é realmente falar sobre a importância em si da linguagem. Digo isto porque existe uma necessidade constante de comunicação no nosso mundo moderno.

Sem falar ao menos o inglês, será muito difícil conseguir não só um emprego, mas comer, encontrar um local para dormir, pedir ajuda em emergências, etc…

O fato é que este é um idioma muito simples, bem mais simples do que o português em si. Então se você já fala nosso idioma, não deve ter dificuldades com este.

2 – Crie uma reserva

É algo realmente importante não viajar com pouco dinheiro. Principalmente se você considerar que facilmente pode ser barrado na imigração da maioria dos países por não ter como mostrar como irá se sustentar.

Ainda que você já esteja viajando com uma certeza de vaga de emprego, é importante que você tenha a capacidade de ter alguma reserva de emergência. Até porque a maioria dos países não terá auxílio médico gratuito.

E claro, você pode ter alguma dificuldade de locomoção e de encontrar estabelecimentos para os quais você irá trabalhar. Isso sem contar que pode ser necessário pagar uma parte do aluguel adiantado, comprar alguma mobília, comprar comida até o início das atividades…

3 – Procure provas de certificação na sua área

Principalmente na área da tecnologia, o que não faltam são provas que certificam de maneira internacional a sua habilidade com alguma tecnologia ou ferramenta. Serve para programação, TI, linguística, medicina, etc…

Quando você possui um bom número dessas certificações, está também mostrando para a empresa que pode contratar você sem medo. Já que está comprovado que seu currículo tem uma prova de bom funcionamento.

4 – Faça amizades com pessoas da área

Você pode hoje em dia encontrar um grande número de pessoas que trabalham em determinada área através de redes como o LinkedIn. E por ser essa uma rede voltada para contatos profissionais, é possível realmente enviar vários convites de conexão que serão bem aceitos.

Ter contato com pessoas da área é uma excelente forma para conquistar um bom resultado no longo prazo. Por isso, é importante ter em mente que estas pessoas podem não ser uma garantia de emprego, mas trazem visibilidade, dicas e funcionam como um bom networking.

Quem sabe você não está exatamente com uma oportunidade em um site gratuito e de fácil acesso e nem tem ideia?

5 – Tenha um leque de opções

Entrar em um país do exterior pode ser uma grande empreitada, principalmente se levarmos em conta vários tipos de impedimentos técnicos. Por isso, pode ser interessante não se agarrar a só uma possibilidade de profissão.

Assim como perceber que talvez entrar por um outro país pode ser uma rotina bem mais simples. Por exemplo, muitos dos que querem morar na Europa utilizam Portugal como uma porta de entrada.

Por isso, quem sabe seja melhor começar em um estado mais amigável para imigrantes e só então se voltar para outro que seja o seu objetivo? Assim como começar trabalhando em uma profissão diferente do seu alvo inicial até se sentir estável, e depois utilizar o que aprendeu para conseguir o emprego dos sonhos?

Conclusão

Fazer este tipo de aventura não é algo fácil e muito menos tranquilo para todos. Então, minha recomendação seria que você desse o seu melhor para realmente se tornar uma pessoa versátil e com várias habilidades úteis.

E jamais tente utilizar artimanhas ilegais para se estabelecer em território estrangeiro. É importante notar que este tipo de estratégia acaba por trazer mais prejuízos do que vantagens.

Entretanto fica também a minha dica recorrente de fazer um curso de inglês online. Esta é uma das maneiras mais baratas e rápidas de se preparar para fazer a sua capacitação.

No mais é isso, espero ter te ajudado a tirar as suas dúvidas. Qualquer outra coisa que você tiver é só me perguntar aqui através dos comentários, ok?

Até a próxima!

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Negócios