Marketing Digital

Como o marketing digital e a tecnologia podem ajudar a sua empresa

marketing digital

Desde que a internet passou a ser oferecida à sociedade de forma ampla e acessível, a tecnologia foi evoluindo e o marketing digital acompanhando tudo que foi apresentado.

Isso porque desde o final do século XX e nas duas primeiras décadas do século XXI foi feita uma implementação em massa que agora precisa ser dominada, com o surgimento de novas ferramentas e tecnologias. 

Novas palavras foram incorporadas ao dia a dia de pessoas que trabalham nos mais diversos setores. 

O ambiente doméstico, os centros comerciais, o chão de fábrica e até mesmo a zona rural foram afetados pelas novas tecnologias e a comunicação em massa.

A revolução digital foi mais um passo nessa caminhada rumo ao futuro que tem pavimentado a estrada rumo ao futuro, em que os hábitos dos consumidores mudaram, e com isso as empresas precisaram se adaptar ou então ficariam a ver navios.

A disposição de dados eletrônicos passou a ser uma mina de ouro para aqueles que sabem utilizar de forma correta. 

Colocando em prática a SEO (Search Engine Optimization), técnica que utiliza palavras-chave para se destacar em sites de busca, redes sociais, transmissores vídeo e podcasts, as empresas oferecem experiências personalizadas para os consumidores. 

A interatividade também passou a ser palavra de lei entre empresa e cliente, auxiliando ambas as partes a se ajustarem no novo modelo de consumo, com estratégias de compra e venda que exigem cada vez mais criatividade por todos os lados.

Dentro do marketing digital é possível utilizar ferramentas tecnológicas para reforçar a presença da marca junto ao público-alvo.

Além de apresentar novos produtos e serviços e estreitar o relacionamento com o cliente de forma personalizada, como:

  • CRO – Otimização de conversão;
  • Disparada de e-mail;
  • Produção de conteúdo;
  • Redes Sociais;
  • Otimização para os mecanismos de pesquisa.

Para colocar em prática essas estratégias é preciso entender como cada uma delas funciona, qual o melhor momento para utilizá-las e como garantir que o consumidor vai ser atraído para um funil de compra.

A seguir serão apresentados como essas estratégias funcionam dentro do marketing digital, sempre lembrando que a tecnologia da informação está intimamente relacionada a cada uma delas. 

Campanhas otimizadas para conversão em vendas

A visibilidade de um site está intimamente ligada ao sucesso de um empreendimento comercial. 

Se uma loja virtual está com um tráfego alto e constante, isso significa que a otimização de conversão ou CRO (Conversion Rate Optimization) está gerando resultados.

A campanha de marketing digital relacionada a essa estratégia pode ser aplicada para uma empresa de contabilidade para industrias, fazendo com que o foco seja direcionado apenas para o setor fabril.

São utilizados elementos específicos para que o usuário que busca informações sobre um produto ou serviço específico possa encontrar visitando as páginas depois de uma pesquisa rápida pelos sites de busca. 

Para isso, as empresas precisam apresentar de forma clara e concisa o que realmente fazem, como se responsabilizar pelas tarefas de contabilidade voltadas para o setor industrial. 

Se o cliente chegar até ali, ele vai se aprofundar no assunto, procurando benefícios que possam ser aproveitados da melhor forma possível. 

Pode ser um preço atrativo, profissionais disponíveis ou a soma de custo-benefício por tudo que o escritório de contabilidade Vitória tem a oferecer.

Sendo assim, quem oferece os serviços precisa estar preparado para responder a todos os questionamentos de potenciais clientes de forma direta e sem rodeios. 

Gerar um retorno positivo como marketing digital também funciona em diversos casos. 

Apresentar depoimentos ou sugestões de outros clientes é significativo para os compradores que ainda não passaram pela experiência da jornada de compra.

Utilize as ferramentas de forma correta

Comprar um carro esportivo e não saber pilotar pode levar a uma condução perigosa, e muitas vezes fatal. 

No mundo do marketing digital pode acontecer a mesma coisa, guardadas as devidas proporções físicas. 

O acesso ao consumidor pode ser feito de diversas maneiras, desde que os dados sejam captados de maneira correta, seguindo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

A disparada de e-mail pode ser uma forma de levar até o público-alvo novos produtos e serviços, fazendo com que ele esteja acompanhando constantemente o que a empresa tem a oferecer e que é de interesse conforme apresentado em outros tempos.

Caso a empresa não saiba como proceder com os dados que possui no mailing, vale contratar um serviço profissional, como a consultoria TOTVS Protheus para desenvolver uma estratégia que una a tecnologia disponível e busque os resultados de maneira correta.

Nesse caso, é necessário desenvolver uma newsletter que pode ser disparada periodicamente, seja diariamente, semanalmente ou mensalmente. 

O importante é estar atento se as métricas do site estão em movimentação, indicando que as pessoas estão interessadas no que a empresa tem a oferecer. 

Assim, é possível reforçar outros pontos, como o atendimento ao cliente, identificar se há muitas dúvidas e criar um blog para passar outras informações, e até mesmo verificar como anda a concorrência. 

Mesmo sendo um dos primeiros modelos de ferramenta pessoal no mundo, o e-mail ainda é muito utilizado pelas pessoas, principalmente, no mundo corporativo. 

Com toda a tecnologia atrelada ao e-mail, é possível acompanhar se ele foi recebido, se foi aberto, ou entrou diretamente na caixa de spam

Dessa forma, é preciso investir em uma linha de “Assunto” que desperte o interesse do receptor.

Os layouts da newsletter também podem ser modernizados, personalizados e conter dados significativos para que possam servir como ferramenta de atração para o site ou e-commerce.

Conteúdo informativo atrai consumidores

A facilidade de acesso a sites de busca e pesquisa generalizada pode demonstrar que muitos usuários estão conectados continuamente. 

Profissionais que trabalham no setor da construção civil, por exemplo, podem precisar encontrar um fornecedor ou fabricante de cobogós no interior do estado e receber como resposta alguém que está a poucos quilômetros.

Isso só é possível porque a produção de cobogós está relacionada a peças de cerâmica que são utilizadas para divisórios de cozinha e área de serviço.

Entretanto, também podem ser empregadas em outros ambientes em forma de balcão para dividir a sala de TV e sala de jantar.

Da mesma forma, uma fábrica que produz porta baritada para bloquear a radiação clínicas e centros hospitalares, é preciso apresentar um conteúdo que se destaque nos sites de pesquisa. 

Portanto é imprescindível que sejam publicados textos e artigos demonstrando as vantagens e os benefícios desses produtos, como eles podem ser aplicados na construção civil e para qual o público é direcionado.

Aqui vale investir na contratação de um redator digital para que ele possa fazer um marketing de conteúdo contínuo, em que o profissional vai direcionar os textos para que o SEO funcione de maneira prática e eficiente.

Redes sociais possuem público cativo

Se uma empresa não está em nenhuma rede social, pode ter certeza que o concorrente está, e pode se destacar de forma como nenhuma outra no mesmo ramo de atuação.

Em todo o mundo são mais de 3,4 bilhões de pessoas conectadas pelas redes sociais. 

Apenas como curiosidade, basta imaginar uma agência de turismo que saiba direcionar seus produtos e serviços para o público-alvo de maneira correta. 

São muitas pessoas que estão publicando mensagens, tirando fotos, indicando salas de coworking João Pessoa, na Paraíba, ou alugando um chalé para as merecidas férias. 

Nesse setor, o marketing digital trabalha com engajamento, onde os interesses pessoais podem ser utilizados como ferramenta de troca em campanhas publicitárias que trabalham um produto acessível ou um serviço necessário.

Restaurantes, lanchonetes, bares e outros empreendimentos comerciais voltados para a gastronomia, por exemplo, podem disponibilizar cardápios online e conseguir atrair muitos clientes. 

Porém, é preciso contar com o engajamento de pessoas que possuem um vínculo, seja afetivo ou profissional, funcionando para o potencial estreitamento de comunicação entre clientes e empresas.

Estratégia SEO ajuda a se manter no topo da busca

A aplicação de SEO em uma campanha de marketing digital é a menina dos olhos de quem trabalha nesse setor. 

O objetivo principal é encontrar estratégias que permitam que o site, o blog ou a loja virtual esteja muito bem rankeada dentro da página de busca.

Essa é uma tarefa que leva tempo, principalmente, pelos algoritmos utilizados e que podem mudar constantemente.

Empregando as métricas de acordo com as finalidades e objetivos, é possível aumentar o fluxo de navegação, reforçando o funil de compra até a venda final. 

Uma empresa de restauração de fachadas pode investir em e-mail marketing, otimização de conteúdo, disparo de e-mail e viralização de vídeo em redes sociais. Tudo isso pode ser resultado de SEO devidamente aplicado ao longo do tempo. 

Aplicando a tecnologia a favor do marketing digital, é possível manter a empresa relevante na internet, favorecendo as vendas e o fortalecimento da marca.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.