A adaptabilidade é uma qualidade atraente. Todos nós gostamos de pensar em nós mesmos como flexíveis e adaptáveis, um colaborador com verdadeiro espírito de equipe. Isso significa que não somos rígidos e, portanto, estamos abertos a mudanças e desafios.
Se você perguntasse à maioria das pessoas se elas se consideram abertas e adaptáveis, elas diriam “sim”. Se você realmente é adaptável, é mais provável que lide com a mudança com graça e facilidade, e não se deixe levar pelo inesperado e seja muito mais feliz. No entanto, a maioria de nós é realmente muito mais resistente a mudanças do que poderíamos acreditar.
A adaptabilidade é mais do que ser flexível – é estar aberto a coisas, mesmo fora da nossa zona de conforto, e não fazer julgamentos pré-concebidos, como “Eu nunca poderia fazer isso” ou “Isso será muito difícil para mim”. É sobre resiliência e inteligência emocional.
Também não podemos nos dar ao luxo de pensar que sabemos tudo. Algo novo sempre surgirá, seja uma nova tecnologia, um novo processo ou um novo plano.
Saindo da sua zona de conforto
A adaptabilidade é desenvolver continuamente mais daquilo de que somos verdadeiramente capazes e vivendo nosso pleno potencial. Isso é crítico para nossas habilidades agora e no futuro.
Mudar é difícil porque queremos permanecer dentro da nossa zona de conforto e resistir a qualquer coisa que exija que saiamos dela. Portanto, é necessário um esforço consciente, sobretudo para aqueles de nós menos abertos à mudança, e mesmo para aqueles de nós que são mais flexíveis.
A melhor maneira de desenvolver a adaptabilidade, ou qualquer mudança de comportamento, é praticando-a em situações cotidianas de “baixo risco”.
Nossas zonas de conforto são basicamente tão pequenas ou grandes quanto nós as criamos. Nós as aumentamos participando de mais atividades, tarefas, pensamentos e experiências fora da nossa zona de conforto. Quanto maior a nossa zona de conforto, mais adaptáveis seremos.
A zona de conforto é onde tudo é fácil e nada de arriscado acontece. Igualmente, nada de bom ou excitante acontece lá também.
Fora da sua zona de conforto fica a “zona de expansão”, onde aprendizado e crescimento acontecem. Este é o lugar que pode parecer um pouco desconfortável, porque você pode estar se exercitando de maneiras novas e diferentes, mas ainda é capaz de gerenciar. Não é fácil, mas também não é incrivelmente difícil.
No entanto, se você for longe demais nessa direção, chegará à zona de pânico, que não é um bom lugar para se estar, como o nome sugere. O aprendizado e o crescimento não podem acontecer aqui, porque estamos tão longe da zona de conforto que nos encontramos no modo “lutar ou fugir”.
A zona de expansão é o melhor lugar para se estar. Uma das maneiras mais eficazes de aumentar sua capacidade de adaptação é garantir que você gaste muito tempo lá.
Expanda a sua zona de conforto começando devagar e fazendo pequenos incrementos
A melhor maneira de desenvolver a adaptabilidade, ou qualquer mudança de comportamento, é praticando-a em situações cotidianas de “baixo risco”.
Quando conversamos com as pessoas sobre maneiras simples de tentar sair de sua zona de conforto, elas invariavelmente enfrentam grandes desafios. De fato, a melhor maneira de entrar na zona de expansão é fazendo pequenas coisas incrementais a cada dia.
Tente desenvolver sua capacidade de se adaptar e responder positivamente, literalmente, mudando seu comportamento na próxima vez que se deparar com uma mudança.
Coisas aparentemente pequenas, como mudar sua rota para o trabalho, dizer ‘sim’ a algo que você normalmente diria ‘não’ automaticamente ou experimentar uma comida diferente e desconhecida, são situações com um risco relativamente baixo que podem ajudar você a avançar para situações mais arriscadas.
Aqui estão algumas outras maneiras:
1. Procure oportunidades para experimentar coisas novas que o manterão aprendendo.
Você pode fazer isso de maneiras muito pequenas – tente aprender uma nova habilidade, fazer um novo curso ou participar de um workshop, fazer novos amigos, experimentar um novo tipo de comida, tomar a iniciativa de começar algo na sua comunidade.
À medida que sua zona de conforto se expande, aumente-a fazendo ainda mais coisas novas. Aceite novos desafios para o trabalho e procure-os. Aceite a mudança, mesmo que pareça desconfortável no início. Reinvente-se.
2. Mesmo que seja natural querer resistir à mudança, tente desenvolver sua capacidade de se adaptar e responder positivamente, mudando literalmente seu comportamento na próxima vez que você se deparar com uma mudança.
Novamente, comece com pequenos passos. Você se sente decepcionado por causa de uma mudança de plano? Responda com entusiasmo, mesmo que não queira. Não foi possível obter ingressos para um show que você queria assistir? Sorria e escolha algo completamente diferente para poder abraçar uma nova experiência. Perdeu o seu emprego? Fique chateado, sim, mas se recupere mais rápido, tomando ações positivas todos os dias na procura de um novo emprego.
3. As pesquisas sugerem que pessoas capazes de encontrar soluções para um problema têm mais capacidade de lidar com problemas do que aquelas que não conseguem.
Sempre que encontrar um novo desafio, faça uma lista rápida de algumas das possíveis maneiras de solucionar o problema. Experimente diferentes estratégias e concentre-se no desenvolvimento de uma maneira lógica de solucionar problemas comuns.
Praticando essas habilidades regularmente, você estará melhor preparado quando surgir um desafio realmente importante.