DicasOutros

5 sinais que indicam que está na hora de mudar o pneu do seu carro:

Os pneus são mais um elemento de segurança para o seu veículo. Eles são a única parte do carro que está em contato com o solo, portanto, fatores-chave, como aderência, dependem de sua condição. 

Por esta razão, deve-se prestar atenção especial aos pneus e ao seu estado, pois eles também se desgastam e rodas em mau estado afetam a segurança ao volante ou o consumo de gasolina.

Confira agora 5 sinais de que está na hora de aproveitar uma promoção de pneus e trocar. Vamos lá!

5 sinais que indicam que está na hora de mudar o pneu do seu carro

1. Pneu furado

Se o seu pneu estiver furado, deve trocá-lo o mais rápido possível, mas ainda há motoristas que, para poupar dinheiro, prolongam o máximo que podem para trocar os pneus mesmo que tenham furado.

Se um profissional tiver analisado o seu pneu e verificado que a membrana interior não foi danificada e que o pneu é reparável, sendo assim você pode continuar usando um pneu furado. Porém os kits anti furo são uma solução temporária e a melhor solução no caso de um furo é a troca das rodas.

Pode acontecer também de você achar que tem um furo,mas apenas o pneu esvaziou. Por esse motivo, recomendamos que você aprenda a inflar os pneus perfeitamente para evitar tais imprevistos.

2. O desenho da banda de rodagem quase desapareceu

Seja em um ou nos dois pneus, o desaparecimento da banda de rodagem é um sinal claro de que você precisa trocar as rodas do carro. 

De acordo com o Código da Estrada, a condução é proibida se o piso do pneu for inferior a 1,6 mm de profundidade ou se a diferença de profundidade das ranhuras principais de dois pneus no mesmo eixo for superior a 5 mm. 

Esta última cláusula não é tão conhecida como a primeira. Fatores como desgaste, velocidade ou condição da pista influenciam no desaparecimento do desenho.

3. O pneu está danificado

No caso de quaisquer sinais de danos, você deve considerar a substituição do seu Pneu Michelin. Realmente, este é um verdadeiro saco misto onde se encaixam todos os tipos de danos contra buracos, meio-fio ou outros elementos que estão na estrada; dobras na borracha, rugosidade ou marmoreio, deterioração causada por produtos corrosivos ou hidrocarbonetos… 

Deverá também trocá-los se aparecerem fissuras ou deformações, que são muitas vezes o passo anterior antes de furo

Nesse caso, você terá que trocá-los rapidamente para poder dirigir. Recomendamos que você saiba como trocar as rodas do seu carro , caso um dia precise fazê-lo com pressa.

4 Há desgaste irregular no pneu

Na realidade, o desgaste irregular dos pneus é um sinal que nos alerta para outros problemas que possam existir no carro , como falhas no balanceamento, na transmissão, na suspensão, no paralelismo. 

Pneus desgastam de forma desigual você deve ir à oficina para verificar o carro e resolver o problema, além de trocar as rodas. Outra razão para o desgaste irregular dos pneus é que você está dirigindo com um pneu com baixa pressão.

5 O pneu expirou

Assim como os alimentos, os pneus também expiram. Embora o tipo de pneu tenha influência, sua vida útil não pode ultrapassar 10 anos . Nesse ponto, você terá que alterá-lo se não tiver feito isso antes, porque ocorreu algum dos fatores anteriores. 

Nos códigos que aparecem gravados na parte externa do pneu, você pode descobrir facilmente o ano de fabricação do pneu, para que, se o ITV descobrir que tem mais de 10 anos, você não poderá passá-lo até que você trocou os pneus.

Antes de qualquer um desses sintomas você deve ir ao mecânico para trocar os pneus. Não há limite de quilometragem que podemos viajar com as mesmas rodas , embora se forem de qualidade você pode estender sua vida útil para 40.000 ou 50.000 km. 

Por outro lado, se forem pneus de baixa qualidade, dificilmente chegarão aos 10.000 km, embora existam fatores como carga ou velocidade que podem reduzir ainda mais essa vida útil.

Nesse caso, é necessário saber como escolher e manter o pneu do seu carro para que você não precise trocar as rodas por muito tempo.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em:Dicas