3 melhores chás para quem sofre de diabetes

3 melhores chás para quem sofre de diabetes

03 jul

Embora ainda não haja cura para a diabetes, é possível manter a doença sob controle e desfrutar de uma boa qualidade de vida.

O que é a Diabetes?

A diabetes é uma doença metabólica que ocorre quando o corpo produz muito pouca quantidade de insulina a partir do pâncreas, ou o corpo não consegue usá-la adequadamente. Como resultado, os níveis de glicose no sangue são muito altos e, se não for tratada, pode originar outros problemas tais como cegueira, acidente vascular cerebral, doenças cardíacas, entre outras.

Existem dois tipos de diabetes:

Diabetes Tipo I: o corpo não gera insulina, devido à autodestruição das células beta do pâncreas;
Diabetes Tipo II: o corpo, apesar de gerar insulina, existe um fenômeno conhecido como resistência à insulina por parte dos tecidos, o que leva a que o açúcar não seja introduzido nas células para produzir energia.

Nesse artigo, quero mostrar a você que é possível controlar a diabetes bebendo 3 tipos de chá.

Os chás têm sido usados ​durante muitos anos para tratar doenças, especialmente na China. O chá é uma bebida excelente para controlar os sintomas da diabetes e até para prevenir essa doença. No entanto, existem muitas variedades de chá no mercado pelo que pode ser difícil escolher qual é o chá o mais adequado para você. Nesse artigo eu recomendo 3 tipos de chá para quem sofre de diabetes tendo em conta seus benefícios e segurança de uso.

 

3 melhores chás para quem sofre de diabetes

Chá verde

O chá verde é uma erva medicinal com muitas vitaminas e antioxidantes. O chá verde é rico em catequinas e contém galato de epigalocatequina ou EGCG, sendo esta substância responsável por ajudar a produzir e segregar a insulina do pâncreas, e assim ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue de uma forma adequada e, portanto, melhora a vida dos diabéticos. Contudo deverá ter cuidado ao adoçar o chá. Se você adicionar açúcar ou adoçante ao chá verde, tudo o que foi escrito acima  não faz sentido pois iria aumentar os níveis de açúcar no sangue, provocando ainda mais complicações em vez de ajudar. Se você é diabético, você deve perguntar ao seu médico se deve ou não incluir o chá verde em sua dieta diária. Atualmente, muitos médicos sugerem chá verde como uma bebida saudável para pacientes diabéticos, especialmente aqueles com diabetes tipo 2.

Chá Preto

O chá preto e chá verde vêm da mesma planta e a sua principal diferença reside no tipo de fermentação que, no caso do chá preto, está completa. Por isso, tem um sabor forte e cor escura e ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, graças a seus flavonoides. Por outro lado, os antioxidantes contidos no chá preto contribuem para a redução dos níveis de glicose no sangue.

Chá de raiz de urtiga

Uma infusão muito boa para combater a diabetes é a infusão da raiz da urtiga, dado que os ingredientes ativos na urtiga aumentam a secreção de insulina e diminuem os níveis de glicemia. Para fazê-lo você precisa de 1 punhado de raiz de urtiga e meio litro de água. Ferva a raiz da urtiga em lume baixo durante alguns minutos, retire do calor e coe. Tome o chá enquanto ainda está quente.

Compartilhe: