Saúde

Qual é a importância da odontogeriatria?

Qual é a importância da odontogeriatria

Um dos muitos desafios que os idosos têm quando se fala sobre saúde, é o cuidado constante da cavidade bucal. Dessa forma, a odontogeriatria se mostra indispensável na vida de pessoas mais velhas.

Dessa forma, através do acompanhamento médico, é provável que a vitalidade dos dentes seja mantida.

Embora seja de conhecimento da maioria, vale sempre lembrar da importância da higienização bucal, que é uma prática que deve estar presente na vida de todos, desde sempre. 

Porém, esse hábito deve ser redobrado em pessoas de mais idade, além de mais consultas através de um plano odontologico para cnpj, caso possua-o.

Vale também constar que a higienização é uma prática que parte, primeiramente, do individual de cada um, em que a pessoa realiza a escovação dentária em casa. 

O ideal é que seja ao menos três vezes ao dia, dando ênfase no pós-refeição, que é o período em que se acumulam mais bactérias. As consultas também são indispensáveis, por isso, utilize um plano odonto empresarial, se tiver.

O que é odontogeriatria

Antes de falar sobre a importância da odontogeriatria, é relevante entender do que se trata esse termo, e o porquê de ela ser tão necessária na vida de pessoas mais velhas que estão passando com algumas dificuldades na cavidade bucal.

Em todas as fases da vida, o cuidado com a saúde bucal é importante, e não somente em casa, mas também indo em consultas de forma recorrente, através de um plano odontologico pme, por exemplo. 

Em casos de pessoas da terceira idade, o profissional responsável pelo auxílio dos idosos é justamente o especialista em odontogeriatria.

Com o passar dos anos, fica cada vez mais difícil cuidar da saúde num âmbito mais geral, e a cavidade bucal não foge muito disso. 

Por esse motivo, é fundamental que tenha algum profissional que esteja comprometido em atuar nesse tipo de área, ajudando pessoas com mais idade, que tenham dificuldades na hora da higienização.

Vale constar que diversos convênios contam com essas vantagens, então procure saber  sobre os beneficios plano odontologico empresas, para então conhecer e visualizar se tem a área que você deseja. 

É válido lembrar que na maioria das vezes alguns desses planos podem contar com diversos recursos importantes para todas as idades, como:

  • Consultas recorrentes;
  • Utilização do flúor;
  • Menos gastos;
  • Atendimento mais próximo.

Dessa maneira, o profissional de odontogeriatria ainda tem diversas funções quando se trata da saúde dos idosos. 

Já que de um certo modo, eles também são responsáveis por entender quais são os impactos que o envelhecimento traz como consequência para a saúde bucal dos idosos, bem como quais são os melhores tratamentos a serem realizados.

Além disso, também avaliam e planejam estratégias que tem como finalidade evitar que as pessoas mais idosas sofram com os problemas que ocorrem em decorrência do envelhecimento. 

Importância dessa área

Agora que ficou mais fácil de se entender do que se trata a odontogeriatria, é relevante também falar um pouco mais sobre a importância que essa área em específico traz para a saúde de todos. 

Com isso, procure por plano odontologico empresarial preços para saber como ficaria o valor, bem como quais são os procedimentos que ele cobre.

A odontologia, em todas as idades, é indispensável para manter uma melhor qualidade de vida, pois o simples fato de cuidar da sua saúde bucal e de manter os seus dentes brancos pode implicar em diversos benefícios. 

Entre eles, tem como exemplo o aumento da produtividade, que vem em decorrência de uma boa autoestima.

Além disso, existem algumas enfermidades como cárie e gengivite que são as mais comuns, e não dão para ser tratadas apenas escovando os dentes. Apesar da escovação também ser muito útil para a prevenção delas.

Entretanto, em casos de idosos, esse tipo de escovação pode se tornar muito complicado, ainda mais se a pessoa da terceira idade tiver algum tipo de debilidade. 

Vale lembrar que isso é muito comum de acontecer, o que faz com que os idosos tenham dificuldades de realizar tarefas simples, como o simples ato de escovar os dentes.

É justamente nisso que a odontogeriatria aparece, pois essa área é a responsável por ajudar essas pessoas que tenham algum tipo de dificuldade, mantendo assim sua boa saúde bucal e ainda prevenindo diversos tipos de doenças.

Por isso, se você não tem contato com o consultório odontológico, é fundamental que você o faça o quanto antes, pois não tem como uma pessoa ter uma boa qualidade de vida se ela não realizar consultas de forma recorrente. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

 

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em:Saúde