Marketing Digital

Como empreender no mercado digital pós pandemia

Como empreender no mercado digital

A pandemia de Covid-19 transformou a vida cotidiana e o mercado digital como um todo também. Com isso, negócios online e físicos viram surgir novos comportamentos e a necessidade de adequar o relacionamento com o consumidor. Mas afinal, como a crise global afetou as lojas virtuais?

Fatores como dinamismo e imprevisibilidade em um mundo tão globalizado fazem com que o que aconteceu em uma parte do globo possa afetar o todo.

Nesse contexto, a comunicação tornou-se mais ágil e virtual do que nunca, principalmente porque o home office se estabeleceu como forma de trabalho na maioria das empresas.

Os padrões comportamentais dos clientes também sofreram modificações. Assim, as empresas têm de acompanhar as novas tendências para manterem a relevância.

Confira esse material sobre o cenário do mercado digital pós-pandemia, as dicas para atuar nele e os benefícios de fazer isso de forma planejada.

Como está o mercado digital pós-pandemia?

Durante a pandemia, as transações do mercado digital foram mantidas graças aos canais de distribuição virtuais.

Esse crescimento já existia antes da pandemia. Mas com o acontecimento, tornou-se ainda mais difundido e manteve a continuidade da virada econômica.

Os e-commerces estão crescendo com a crise, e a transição para a internet é essencial para a sobrevivência do negócio.

As vendas online de várias categorias de produtos, como máquina de fazer velas preço, estão aumentando. Também viu-se acelerar as vendas nas categorias de higiene e limpeza.

As empresas que já se preparavam para superar os desafios de um contexto mais digital puderam se posicionar mais rapidamente frente à crise, inclusive para acumular reservas financeiras para emergências.

Portanto, a pandemia provou – apesar dos desafios e dificuldades – ser a melhor oportunidade para investir, principalmente no ambiente online, para continuar a prosperar no setor de varejo e manter o relacionamento com os consumidores.

Como o comportamento das pessoas mudou?

O dia a dia pandêmico mudou a rotina de todos. Mesmo aqueles que não pretendiam adotar modelos híbridos e remotos, com o novo hábito digital e o isolamento obrigatório acabaram se adaptando à realidade.

Todos começaram a se comunicar com pais, avós e amigos por meio de videochamadas, passaram a fazer transações financeiras online, solicitar transporte de medicamentos e compras em lojas virtuais, bem como passaram a realizar atividades corporativas a partir de redes online.

A segurança tornou-se um fator primordialmente relevante para todos que estão hiperconectados, ao mesmo tempo em que enfatiza a qualidade de vida que promove a saúde a reduzir deslocamentos e o contato com o vírus.

Para complementar as mudanças do dia a dia, não podemos esquecer o número cada vez maior de links que aparecem constantemente em nossas vidas, eventos online, reuniões por vídeo chamadas e mensagens de texto.

Com mais tempo para navegar pela internet, as pessoas tornaram-se ainda mais seletivas e imersas nesse universo ágil. Com isso, captar a atenção delas se tornou um desafio.

Dicas para atuar no mercado digital pós-pandemia

Em face dessas mudanças tão dinâmicas, é compreensível se sentir hesitante quanto às estratégias a serem utilizadas pela indústria de decapagem química e se destacar online. 

Contudo, isso se mostra cada vez mais relevante. Vamos iluminar mais esse cenário com as dicas a seguir.

Desenvolva produtos e serviços inovadores

É fundamental apostar na qualidade das relações internas e externas, no processo de partilha de experiências e no sentido de negócio.

Uma sugestão é realizar ações e diálogos online, no formato de lives e workshops, para demonstrar relevância, valor e estimular a intimidade e a confiança do consumidor, principalmente diante de um futuro cheio de dúvidas e incertezas.

Além disso, para se inserir na rotina de potenciais clientes os empreendedores podem potencializar o uso de redes sociais como:

  • TikTok;
  • Instagram;
  • WhatsApp;
  • Facebook.

Isso porque é extremamente necessário manter contato com seus clientes enviando dicas, ofertas de produtos e curadoria de influenciadores interessantes a seguir, criando laços mais estreitos e reforçando a importância da sua marca. 

Pense em formas de manter contato e reter clientes

Como dito, se manter presente na rotina dos potenciais consumidores é necessário para se destcar nesse novo modelo de consumo.

Assim, além da presença online e nos canais mais dinâmicos de relacionamento, como as redes sociais, adaptar a loja para entrega direta ou utilizar serviços de delivery é uma alternativa interessante para os varejistas, facilitando a compra e entrega de forma segura.

É importante manter contato com seus clientes, atendê-los por meio de canais digitais para que o motoboy SP Zona Sul fique consolidado na memória deles e eles acompanhem todo o processo de entrega, confiando mais na marca e tendo uma lembrança de valor.

Outro método atrativo de benefícios é o voucher. Nesse modelo, a transação é antecipada e dá créditos para a compra do produto em um prazo futuro pré-estabelecido.

Outra opção é vender os kits por assinatura. Isso permite vendas recorrentes. Para os pequenos varejistas, é importante avaliar o mix de produtos e focar nos itens que lhes dão maior vantagem competitiva e que permitam novas compras.

Construir uma plataforma para dar suporte à experimentação e aprendizado individual e organizacional em larga escala também ajudará os clientes e possibilitará alcançar novos clientes.

Lembre-se que a partir da realização dass transações onlines de forma mais frequente, a experiência de compras e relacionamentos digitais se tornam cada vez mais importantes.

Também é fundamental manter uma cultura organizacional que facilite a criação de valor com outros parceiros, o que se reflete em vendas e captação de clientes.

Para empresas de tecnologia em instalações elétricas prediais, todas as grandes empresas aumentarão seus investimentos em automação, inteligência artificial e tecnologia robótica.

Invista na produção de conteúdo

Muitas empresas estão paralisando seus esforços de produção de conteúdo por medo do impacto econômico da pandemia. No entanto, ainda é necessário ter esse canal de comunicação e produzir material de valor para alcançar novos potenciais consumidores.

Todas as partes do conteúdo e materiais criativos podem ser criadas manualmente, editadas e distribuídas, mas também podem ser otimizadas por meio de automação e campanhas pagas, se destacando dos modelos de publicidade tradicional por oferecer custos flexíveis.

Dadas as inevitáveis ​​reduções nos orçamentos de marketing, esta é uma área que incentiva o uso de tecnologia para economizar custos de produção mas a continuidade no processo de atração de clientes.

Assim, uma agência especializada em marketing digital contribui para que o negócio de manutenção hidráulica predial tenha conteúdos mais eficientes em termos de custo e resultados.

Mantenha suas redes sociais atualizadas e ativas

A pandemia do COVID-19 colocou a economia mundial em risco. Grandes, médias e pequenas empresas estão revisando seus negócios e encontrando formas de sobreviver enquanto aguardam a retomada de suas atividades de forma integral.

Por conta disso, mesmo com a flexibilização, se mostrou importante ser criativo para encontrar novos modelos de atuação e negócio. 

Isso se aplica a setores diversos, como comércio, varejo e serviços. Nesses setores, boas estratégias podem atrair reter clientes, otimizando a receita.

Por outro lado, as redes sociais são um dos canais mais importantes para manter as pessoas atualizadas sobre o empreendimento, inclusive outras missões e causas que defende e melhorias de fluxos implementadas. 

Você precisa manter uma estratégia de comunicação duradoura nas redes sociais. Para isso, escolher o canal certo e o melhor conteúdo para cada plataforma pode fazer a diferença.

Quais são os benefícios desse novo cenário?

Mesmo que a pandemia já esteja mais controlada, as mudanças que ela operou devem reverberar por muitos anos.

Assim, o varejista deve encarar isso como uma multiplicidade de oportunidades para elevar as soluções de tratamento de água, ou qualqur que seja o setor de atuação.

Geração de dados

Milhares de dados são gerados constantemente na Internet, e esses dados podem ser usados ​​de maneira inteligente para melhorar as ações dos negócios.

A melhor estratégia gira em torno de descobrir quem é o cliente, o que só pode ser feito por meio da análise de dados.

A tecnologia de Big Data leva a decisões de negócios mais inteligentes, operações mais eficientes, melhores lucros e clientes mais felizes.

Atendimento omnichannel

Os clientes já esperam boas experiências nos canais offline e online, e a diferença entre um e outro não é mais importante.

O atendimento omnichannel possibilita um novo posicionamento e uma profunda transformação do relacionamento com o cliente para a retomada das vendas.

Como resultado da praticidade e personalização, é possível proporcionar ao consumidor uma experiência diferenciada que garante a qualidade e fidelização de sua interação com a marca.

Além disso, essa estratégia atende à comunicação corporativa centralizada, facilitando a transferência do valor da marca de controle tecnológico de concreto para colaboradores e público, por exemplo, aumentando a fidelização dos clientes em ações e campanhas.

Evolução das operações de logística

As ferramentas de apoio logístico precisam ser integradas. Isso ocorre porque os clientes pedem cada vez mais informações sobre as rotas de entrega do produto e demandam atendimentos mais ágeis e efetivos.

À medida que a concorrência se intensifica, os consumidores tendem a abrir novas guias em seus navegadores, visitar sites de concorrentes ou comprar os produtos de que precisam.

Com isso em mente, parcerias, racionalização de custos e tecnologias de otimização podem ser utilizadas. Mais ainda, precisam ser as principais prioridades dos vendedores.

A gestão de envios de encomendas efetuados pelo e-commerce durante os dias úteis, seguido do processo de feedback ao consumidor final, por exemplo, é uma ação simples mas que continuará a impulsionar o mercado.

Novos tipos de influencers

Se você ainda está tentando entender o quão poderosos são os influenciadores digitais, é preciso entender que eles são os profissionais que permitem uma melhor integração com públicos segmentados, criando ações bastante efetivas para a conversão.

Assim, é preciso se atualizar rapidamente para acompanhar os novos perfis que estão surgindo.

O marketing de influenciadores não é novo, mas ganhou ainda mais poder e novos contornos e atividades com a pandemia. Basicamente, eles promovem produtos e vinculam sua imagem a marcas.

Atualmente, muitas empresas estão aprofundando esse relacionamento, transformando influenciadores em embaixadores da marca e criando parcerias de longo prazo para também ter um público mais fidelizado e que cria debates sobre os produtos/serviços, mantendo a marca no centro da atenção de públicos diversos.

Considerações finais

Perceba como existem diversos pontos positivos no novo mercado que surge e se consagra após a pandemia de Covid-19.

Como é de praxe na esfera digital, os empreendimentos que estiverem mais aptos a acompanhar as mudanças, se destacarão.

As informações deste texto servem exatamente para todos os tipos de varejistas virtuais conhecerem as novas tendências e as oportunidades que estão surgindo dia após dia, se posicionando frente aos novos hábitos. 

Aproveite o novo momento e faça dessa a sua vez de conquistar rentabilidade e fidelização na web!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.