A saúde bucal é algo extremamente importante para uma boa qualidade de vida, entretanto quando a saúde mental não vai bem, passa a prejudicar-lá também.
Embora seja pouco falado, a saúde mental e a bucal tem uma grande relação, visto que quando a saúde mental está afetada, isso interfere na higiene bucal, prejudicando o bem-estar dos dentes e as gengivas.
Ao colocar aparelho dentário, por exemplo, os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados e se o indivíduo está mal psicologicamente, isso não acontece, acometendo a diversas doenças bucais, como a cárie e a gengivite.
Caso queira entender melhor a relação entre saúde bucal e a mental, continue a leitura!
A saúde bucal e os reflexos no organismo
Manter uma boa saúde bucal é um dos segredos para ter um organismo forte e quando ocorre o desleixo em relação à higiene dos dentes, muitas coisas negativas podem acontecer.
Nada melhor do que ter um sorriso branco e hálito fresco, não é? E quando há uma má higienização bucal, os reflexos no organismo ficam evidentes, porém de forma negativa.
Quando a escovação não é feita corretamente ou raramente acontece devido a vários fatores.
Algumas doenças bucais tendem a surgir, em que dependendo da gravidade, dentes podem ser perdidos ou totalmente danificados no qual é preciso até mesmo restauração dente da frente.
Problemas na saúde bucal podem ter ligação com a saúde mental
A relação entre saúde bucal e a mental dá-se devido a situações que acontecem com pessoas que possam ter doenças psicológicas, principalmente as:
- Depressão;
- Ansiedade;
- Transtorno bipolar;
- Transtorno de personalidade limítrofe.
Geralmente, na fase em que a depressão se instala, seja no próprio transtorno ou em outras situações que levam a essas crises, a tendência é o indivíduo precarizar a sua saúde, como na alimentação e na higiene.
Depressão e a saúde bucal
É preciso entender a relação que a depressão tem com a saúde bucal, visto que devido a esse fator pode acontecer:
- Descuido com a alimentação;
- Falta de higiene;
- Precariedade na saúde bucal.
O desânimo é um dos principais sintomas, além da tristeza e cansaço o que leva a fatores de descuido com alimentação e a falta de higiene, o que por sua vez acaba levando a diversas doenças bucais, como:
- Tártaro;
- Cáries;
- Gengivite;
- Periodontite.
Pacientes em tratamentos ortodônticos e com saúde mental com problemas
Essas doenças podem ser ainda mais potencializadas, quando o indivíduo faz uso de aparelhos ortodônticos, como o aparelho autoligado, por exemplo.
Ao usar aparelhos, a higiene bucal deve ser redobrada, com cuidados específicos para retirar todo o resíduo que os alimentos deixam nos dentes. Devido aos fios e braquetes, há um certa dificuldade para realizar a escovação, necessitando de escovas apropriadas.
A falta de cuidados com os dentes podem levar a cáries e a inflamação da polpa, mais conhecida como pulpite, onde é preciso um tratamento mais severo.
Devido a isso, muitos buscam a melhor forma de obter justos preço de canal de dente, que é o tratamento adequado para essa situação.
Como saber se a saúde mental vai bem?
Muitas diferenças se notam nas pessoas que estão prestes a ter uma dificuldade na saúde mental.
O comportamento tende a mudar, com muitos sintomas que necessitam de atenção para que um tratamento possa ser feito.
Dentro dos principais sinais de que a saúde mental não vai bem, estão:
- Sonolência excessiva;
- Insônia;
- Falta de apetite ou exagero na alimentação;
- Tristeza recorrente;
- Precariedade na higiene;
- Instabilidade emocional;
- Mudanças de humor.
Desta forma, esses sinais indicam que a saúde mental não vai bem, o que é importante buscar ajuda médica.
Para assim, ter um diagnóstico do problema e tratar corretamente, no qual é preciso um acompanhamento do médico psiquiatra e psicólogos, com terapias semanais ou quinzenais.
Conclusão
Assim, a higiene bucal acaba tendo um impacto muito negativo, no qual há agravamentos de doenças bucais, como a cárie e gengivite.
No decorrer do agravamento da gengivite, a inflamação atinge o periodonto – ossos e tecidos que revestem a gengiva. Com isso, há riscos da queda de dentes, em que na maioria das vezes pode-se perder um ou mais dentes, impactando na arcada dentária.
Devido a esse problema, é preciso buscar um lugar onde fazer implante dentário, tomando os devidos cuidados, com profissionais de qualidade, para repor os dentes perdidos de forma segura.
Logo, agora que já sabe como a saúde bucal e a mental tem uma grande relação, não deixe de efetuar consultas periódicas com o seu dentista, mantendo uma escovação correta, e buscando ajuda e terapia para uma qualidade mental.