Sem categoria

Qual a velocidade ideal de internet?

Atualmente existem no mercado inúmeras empresas que oferecem uma internet de banda larga de qualidade, segura e rápida. São vários os serviços disponíveis e velocidades de conexão diferentes. Deve-se ficar atento ao escolher uma operadora. Ao realizar uma pesquisa em busca da melhor tecnologia, fica uma dúvida: Qual a velocidade ideal de internet?

Existem diferentes tipos de banda larga. Cada uma com suas características, vantagens e desvantagens. Deve-se levar vários fatores em consideração antes de adquirir um serviço. É preciso que se tenha em mente qual será o uso da internet, para assim, escolher a que melhor atenda às suas necessidades.

Pode-se utilizar uma conexão web para otimizar o trabalho no campo, criar uma rede para a sua empresa, entrar em contato com seus clientes e colaboradores, buscar novos fornecedores, fazer algum curso, entrar nas redes sociais, ver vídeos, participar de jogos online, entre outros.

São várias as tecnologias disponíveis de acesso à internet. Entre elas, se destacam:

  • Linha Digital (DSL) – Primeiro tipo de tecnologia banda larga no país. Utiliza a linha telefônica para funcionar. Pode-se navegar ao mesmo tempo que usar o telefone. Possui uma velocidade de upload limitada. Pode chegar a velocidade de até 100mbps.
  • Internet via rádio – É uma tecnologia que funciona sem fios. É um sinal sensível que sofre com interferências, principalmente em dias de chuva. Possui uma alta velocidade, deve ser instalada no topo de edifícios ou de montanhas.
  • Internet móvel – também funciona sem fios. É necessário ter um bom sinal de celular. O custo do serviço é alto, além disso, as operadoras costumam restringir a franquia de dados, quanto maior o consumo, mais caro.
  • Internet via cabo – Utiliza a estrutura do cabeamento da rede. É a tecnologia mais utilizada. Possui uma velocidade de conexão alta, com uma boa taxa de uploads. Pode chegar a até 100 mbps e ser distribuída para seis usuários.
  • Fibra óptica – Sua tecnologia utiliza pulsos de luz que viajam por um pequeno fio protegido e oferece uma das maiores velocidades de banda larga, chegando a gigabytes por segundo. 
  • Internet via satélites – Indicada para quem vive em regiões mais afastadas, longe dos centros urbanos. Precisa de uma antena e de um roteador para funcionar. Atualmente a conexão oferecida tem crescido e proporcionado um serviço de qualidade a pessoas que moram no campo, em muitos casos é possível verificar as regiões atendidas pela empresa.

Fatores a observar antes de contratar um serviço de internet

A velocidade de download e de upload é um requisito importante, pois possibilita uma conexão de internet bastante veloz. Os jogos online, por exemplo, necessitam de uma velocidade maior, visto que recebem e distribuem informações o tempo todo.

A taxa de downloads pode variar de 250 kbps a 300 mbps. Quanto maior esta velocidade, mais rápido é o acesso a sites, serviços de streaming, vídeos, entre outros. É a velocidade com que os dados chegarão ao seu computador.

Já o upload, pode variar de 200 kbps a 150 mbps. Também é um item a se considerar, visto que é a velocidade com que as informações de seu computador chegarão ao destinatário.

O número de pessoas que usarão os serviços de internet na sua residência também deve ser considerado. Os dados são transmitidos através da rede, portanto, quanto mais pessoas estiverem utilizando a conexão WiFi, menor será a velocidade de navegação. Neste caso, opte por uma velocidade de transmissão maior.

Contrate um tipo de conexão de acordo com a sua necessidade. Se você utiliza a internet apenas para acessar e-mails, redes sociais e vídeos no Youtube, por exemplo, pode utilizar uma conexão com uma velocidade mais baixa.

No caso de você assistir a redes de streaming como a Netflix, baixar filmes na internet, ou utilizar serviços em nuvem, por exemplo,necessita de uma conexão com uma velocidade média.  

Agora, se for um Heavy User, utilizar todos estes serviços, mais jogos online, é indicado que a sua conexão seja a mais rápida possível. Desta maneira, você enviará e receberá dados rapidamente, sem ter problemas com a sua internet.

100 mega de internet é bom?

Se você contratou um serviço de 100 mega (megabit) de velocidade, irá baixar arquivos da internet em uma velocidade máxima de 100MB. Como vimos anteriormente, é preciso se atentar a velocidade de download, e de upload e também a sua latência.

A latência é medida por milissegundos e é a quantidade de atraso que uma solicitação demora para ser transferida de um ponto a outro. Quanto maior a latência de uma conexão, menor é a sua velocidade.

100 megas de conexão permite a você utilizar a internet de forma completa, assistindo a filmes em redes de streaming, vídeo chamadas de qualidade,  fazer o download de inúmeros conteúdos, acessar as redes sociais, navegar em várias janelas ao mesmo tempo e dividir a rede com até seis pessoas.

250 mega de internet é bom?

250 megas de internet é uma boa opção para quem deseja assistir a filmes em Full HD, assistir à Netflix com alta qualidade, fazer downloads e uploads pesados, jogar games completos online, navegar na internet com janelas simultâneas e dividir a internet com até 20 pessoas.

É uma conexão com mais estabilidade e velocidade. Pode ser utilizada para empresas, onde há a necessidade de se dividir a internet com o maior número de pessoas. Ela é um pouco mais cara, porém, apresenta um ótimo custo benefício.

Como medir a velocidade de minha conexão?

Muitas vezes você contrata um serviço com uma operadora, buscando uma conexão rápida. No início, parece que seu computador está bem, mas com o uso diário você verifica que a internet ficou mais lenta.

Isso acontece bastante, a velocidade de sua internet acaba diminuindo, em razão da latência ou de outros fatores. Para averiguar como anda a sua conexão, é indicado que se faça testes regulares, para garantir que sua navegação pela internet continue rápida.

O teste de velocidade permite ao usuário saber como anda a sua conexão, se está recebendo o que foi acordado com a operadora. Existem inúmeros testes na internet que medem a velocidade da banda larga em tempo real.

É importante para garantir a transparência do serviço oferecido. Primeiro o teste verifica a latência, depois a velocidade de download e de upload. Desta maneira, você conhecerá a real velocidade da sua conexão.

Ele mede a velocidade instantânea, velocidade média e a perda de pacotes. Faça o teste sempre que achar necessário, você poderá saber como anda a sua conexão em diferentes horários e dias. Para acessar um medidor de velocidades da sua conexão com a internet, clique aqui

Franquia e velocidade

 A quantidade de dados que você consome é diferente da velocidade da internet. A franquia é a quantidade máxima de dados que poderá utilizar. Ao acessar sites, fazer downloads, enviar e-mail, abrir uma foto, você terá consumido um pouco de sua franquia.

Desta maneira, antes de adquirir um plano com a sua operadora, é preciso observar quantos dados você poderá utilizar dentro do limite de tempo pré-estabelecido. Uma conexão rápida com uma boa franquia é o ideal para navegar tranquilamente na internet.

Dependendo do plano adquirido junto a operadora, ao acabar a sua franquia, você poderá comprar mais pacotes de dados, e assim, garantir que sua conexão com a internet não ficará prejudicada.

Os aplicativos que mais consomem dados de seu plano são aqueles que utilizam fotos e vídeos. Os jogos também gastam muito a franquia. Enfim, para economizar a sua franquia, é indicado que se deixe de utilizar estes tipos de programas quando quiser gastar menos de seu pacote de dados.

Qual a velocidade ideal de internet para você

Existem várias opções de conexão oferecidas pelas operadoras. Mas qual é a mais indicada para você? Como você utiliza a internet? Atualmente no mercado é possível contratar serviços que oferecem planos de 10, 25, 50, 200 e até 300 MB.

Para te ajudar nesta escolha, uma ferramenta chamada Internet Que Preciso, foi criada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações, no intuito de responder esta questão.  Ela oferece um formulário que, preenchido, indica a sua velocidade de conexão ideal.

O aplicativo faz uma série de perguntas ao usuário, como por exemplo, a localização de sua residência, quantos gadgets funcionam na sua rede, como por exemplo, o número de smartphones, notebooks, tablets e videogames conectados. 

O tipo de uso, o número de pessoas que utilizam a mesma conexão, localização, enfim, com estas informações, o programa faz um diagnóstico e indica a velocidade ideal para a sua conexão. Ele dá uma velocidade mínima necessária para utilizar a internet com uma boa qualidade, de acordo com a sua realidade.

O que fazer se sua conexão estiver devagar?

Primeiramente, deve-se entrar em contato com a operadora, para verificar se não há uma falha no sinal. Elas fazem um diagnóstico e procuram por possíveis falhas no sistema que possam estar gerando a lentidão em sua conexão.

Procure por falhas no seu hardware. Algum cabo pode estar desconectado, seu roteador ou modem podem não estar funcionando adequadamente. Desligue seu equipamento por alguns segundos e os religue. Pode resolver o problema.

É indicado que seu roteador esteja na parte central de sua residência. Desta maneira ele pode distribuir o sinal sem muitas interferências. Pode-se colocar o aparelho em um lugar mais alto, causando uma melhora no sinal.

No caso do roteador não estiver dando conta de distribuir o sinal por sua casa, pode ser necessário adquirir um repetidor de sinal. É uma boa alternativa para garantir que a conexão em sua residência tenha qualidade.

Faça uma verificação do número de aparelhos que estão conectados a sua rede. Desta forma é possível desconectar aqueles que não estão sendo utilizados e garantir um sinal melhor para os outros dispositivos.

Conclusão

A velocidade de conexão com a internet vem aumentando ao longo dos anos. Isso possibilitou um uso maior de programas e aplicativos pesados, que necessitam de uma velocidade de download e de uploads maiores.

A conexão de internet ideal é aquela que atende às suas necessidades. É importante levar em consideração o seu custo benefício e ver o que é melhor para você. O tipo de tecnologia empregada também é um fator decisivo ao se adquirir um plano de sua operadora.

Para regiões afastadas dos grandes centros urbanos, a internet via satélite é a melhor opção. As operadoras que trabalham com este tipo de tecnologia, vem apresentando pacotes de planos que possibilitam uma conexão à rede mundial de computadores veloz, ágil e segura.

Tenha em mente que a velocidade de sua internet deve propiciar uma navegação de qualidade, buscando oferecer o que há de melhor na internet, possibilitando uma navegação sem problemas e interferência, otimizando a sua conexão, oferecendo o que há de melhor, seja para a sua empresa, estudos e nos momentos de diversão.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.