Automação Industrial: O que é?

Automação Industrial: O que é?

05 fev

A produção de um bom produto, mantendo o baixo custo é essencial para qualquer indústria no mercado. E é por essa razão que a automação industrial é tão importante. Afinal, é ela a responsável por criar mecanismos para que esse objetivo seja alcançado.

Atualmente, um sistema automatizado é composto por duas partes principais. A primeira delas é a operacional, que atua diretamente no processo. Os dispositivos mais utilizados são os motores, cilindros, compressores de ar, válvulas, pistões e também os detectores. Já a segunda parte é a de controle. Essa é a função programável no sistema, geralmente implementada com a ajuda do CLP (Controlador Lógico Programável).

O uso da automação industrial em uma empresa pode trazer diversos benefícios. Entre eles, destacam-se a melhora na produtividade, a realização de operações impossíveis de serem feitas manualmente e a simplificação de operações de manutenção. Além disso, ela também é responsável pela diminuição do risco de acidentes de trabalho, já que auxilia, também, na segurança. Portanto, manter um processo automatizado faz uma diferença significativa.

Automação industrial Vaportec

Levando em conta os benefícios da automação industrial, a Vaportec é uma das líderes nacionais em distribuição de peças. No mercado há quase 25 anos, a empresa com sede em Caxias do Sul (RS), é distribuidora autorizada de grandes marcas do setor, inclusive em escala global, como a dinamarquesa Danfoss. Prezando sempre por inovações, ela busca se firmar como uma das mais lembradas distribuidoras de componentes de automação do Brasil.

Atendendo grandes marcas do mercado, a empresa abrange uma linha de produtos que contemplam os mais diversos setores. Entre eles os frigoríficos, laticínios, hospitais e metalúrgicas. Os equipamentos e acessórios para instalações industriais de vapor, água, ar comprimido, gás e óleo térmico são os mais completos e modernos disponíveis, indo de acordo com todas normas vigentes.

Com uma parceria de décadas com a Danfoss, a Vaportec é responsável por distribuir diversos produtos da marca dinamarquesa.  Válvulas e bobinas solenoides, pressostatos, termostatos, transmissores de pressão, válvulas pneumáticas angulares e válvulas termostáticas são alguns exemplos. 

Cuidados com peças de automação industrial

Alguns cuidados são necessários ao adquirir produtos de automação industrial, sobretudo, em relação às válvulas. Para que ela tenha máximo desempenho, é importante realizar exames frequentes de performance. Dessa forma, se há problemas com as válvulas industriais, a rápida reposição pode ser realizada. Quando não feita, isso pode gerar grandes problemas na produção, inclusive a parada de máquinas. Por isso, é com a manutenção e instalação de válvulas industriais que se preserva equipamentos.

Outra questão importante é quanto ao armazenamento das válvulas. Quando se compra qualquer modelo, o ideal é que ela seja instalada no local apropriado o quanto antes. Entretanto, caso a compra da válvula tenha sido feita para repor estoque, ou seja, não seja utilizada imediatamente, são necessários alguns cuidados com a sua armazenagem.

Preferencialmente, é melhor que a válvula seja mantida na embalagem, lacrada e em local seco, protegida da luz, do vento e de chuva. Isso deve ser feito, pois, caso a válvula que estiver fora da embalagem seja guardada em local de exposição, a corrosão e o desgaste podem afetar a peça antes mesmo de ela ser utilizada.

Compartilhe: