Veículos elétricos: das vantagens para seu bolso à sustentabilidade do planeta

Veículos elétricos: das vantagens para seu bolso à sustentabilidade do planeta

13 ago

Na hora de comprar Megane ou qualquer outro modelo de carro, você, com certeza, se preocupa com algumas coisas como: o quanto o veículo será benéfico para seu dia a dia e se de alguma forma contribui com o meio ambiente.

Ter um carro hoje representa muitas coisas e a maioria das pessoas gosta de pesquisar e conhecer mais sobre os modelos, além de ficar por dentro das novidades. Os modelos elétricos surgiram como uma alternativa aos combustíveis fósseis.

Quando a novidade foi anunciada, muitos se perguntaram se daria certo ou se realmente supriria as necessidades dos motoristas. Atualmente já existem alguns veículos elétricos circulando por aí, inclusive no Brasil.

Em São Paulo é possível, inclusive, encontrar um posto de recarga rápida, que foi construído pela USP (Universidade de São Paulo). Neste espaço, um carro elétrico pode ser carregado rapidamente, em cerca de 30 minutos.

Por que os veículos elétricos ainda não são prioridade?

Você já deve ter notado que existem poucos modelos elétricos em circulação, apesar de se falar de forma positiva dessa forma de combustível para os carros. No momento, os modelos que usam a eletricidade para rodar ainda não são prioridade.

O motivo? O custo de um carro elétrico é muito elevado quando comparado aos modelos que usam combustíveis comuns, como a gasolina e o álcool. Com isso, vemos um incentivo através dos táxis e do transporte coletivo, que apresentam alguns carros de sua frota que usam energia elétrica.

Apesar disso, ter um carro elétrico pode ser muito vantajoso e vale a pena considerar a ideia enquanto você procura por um veículo para comprar.

Vantagens de ter um carro elétrico

Conheça agora as principais vantagens de ter um carro elétrico. Saiba que não é apenas você quem sai ganhando, mas também o meio ambiente e todo o planeta:

  1. Não emite nenhum tipo de poluente

Há quem acredite que o único problema dos carros comuns é a emissão de gases poluentes que contribuem para o efeito estufa. Porém, as coisas vão além disso. Um veículo comum emite ruídos (poluição sonora), além de outros poluentes.

Quando se usa um automóvel elétrico, não é produzida nenhum tipo de poluição. Os modelos são mais silenciosos e funcionam à base de energia elétrica, ou seja, não há geração de resíduos a partir do combustível.

  1. Mais agradável de se dirigir

Essa vantagem está diretamente ligada ao tópico anterior. O veículo elétrico é completamente silencioso, o que torna a direção algo menos estressante e mais agradável.

A verdade é que um dos motivos pelos quais você acaba estressado enquanto está dirigindo é exatamente a poluição sonora a que é exposto, o barulho que todos os carros fazem para se manter em funcionamento.

Já imaginou como seria uma rua inteira apenas com carros elétricos? Muito mais silenciosa, com certeza!

  1. Melhor desempenho

Uma das grandes reclamações dos condutores é em relação ao desempenho de seus automóveis. Inclusive, enquanto você estiver à procura de um Etios em Curitiba, certamente irá analisar o quando o veículo percorre com um litro de combustível.

A maioria das pessoas sonha com um carro bom, mas que gaste menos. O detalhe é que, no caso dos que usam os combustíveis tradicionais é difícil aliar isso. Geralmente maior potência é sinônimo de maior gasto de gasolina ou álcool.

No veículo elétrico isso não acontece. Inclusive não há perda de combustível, pois a eletricidade é direcionada para as rodas, sem a necessidade de conversão de energia, como ocorre no caso da gasolina.

Para você ter uma ideia, os automóveis que usam os combustíveis tradicionais têm rendimento médio de 40%. No carro elétrico esse valor sobe para a casa dos 80% até 90%. Ou seja, a eletricidade é muito mais eficiente.

  1. Usam materiais recicláveis na montagem

Como a ideia da sustentabilidade é predominante nos veículos elétricos, muitos deles são equipados com elementos feitos a partir de materiais recicláveis. Os para-choques, assentos e amortecedores são alguns exemplos.

Já imaginou que legal descobrir que o para-choque do seu carro foi feito a partir de outros materiais que foram descartados e reciclados? E mais, que outras partes do automóvel, caso precisem ser trocadas, não irão se tornar lixo, mas sim outros materiais.

  1. Economia para o seu bolso

Apesar de ser necessário uma tomada em casa e ter que deixar o carro carregando por algum tempo, o aumento na sua conta de energia elétrica não é tão significativo quanto a redução com o gasto em combustíveis comuns.

Você gastaria 80% a menos para manter o carro funcionando, se usasse a eletricidade no lugar da gasolina ou do álcool.

  1. Menor custo de manutenção

Um veículo elétrico é diferente de um modelo tradicional. Ele conta com menos peças e não precisa de óleos para manter o motor em funcionamento, por exemplo.

Com isso há menor desgaste das peças e não existem tantas delas que precisam ser trocadas, o que significa dizer que o custo de manutenção do automóvel cai bastante – e o seu bolso agradece!

  1. Praticidade para abastecer

Como a energia elétrica é o combustível deste tipo de carro, há muito mais praticidade para se abastecer. Você pode parar em um posto específico, como o que foi criado pela USP, mas se tiver todas as adaptações em casa, poderá carregar seu carro diretamente na tomada.

Então, basta chegar de um dia de trabalho, colocar o veículo na garagem e conectá-lo a tomada, como você faria com seu celular. Você também poderia recarregar o carro enquanto estivesse no escritório ou em uma passada no shopping.

Claro que isso ainda não é viável atualmente, os espaços públicos ainda não estão totalmente preparados para os carros elétricos, mas, no futuro, isso, com certeza, vai mudar.

  1. Não depender de terceiros para abastecer

Aqui a ideia vai além do fato de você poder carregar seu carro em casa. Pense que hoje, ao comprar seu Hb20 usado, é preciso ir ao posto, dependendo de um serviço de terceiros para que o carro continue a funcionar.

Ok, talvez você se pergunte: Mas o carro elétrico não vai depender da companhia de energia elétrica? A resposta é: Nem sempre. Se você apostar na energia solar na sua casa, pode gerar sozinho o combustível necessário para manter o carro funcionando, sem depender de empresas que o forneçam.

Gostou de saber mais sobre os veículos elétricos? Talvez no futuro eles sejam comuns e qualquer pessoa possa abastecer seu carro em casa, conectado em uma tomada.

Aproveite para compartilhar esse artigo em suas redes sociais e contar para seus amigos sobre as vantagens deste tipo de automóvel!

Compartilhe: