Diretório de Artigos » Vidros e Espelhos » O que são janelas de vidro temperado?
Vidros e Espelhos

O que são janelas de vidro temperado?

Curioso sobre o que é vidro temperado? Você está no lugar certo. Este artigo explica o que é vidro temperado e responde a algumas perguntas freqüentes sobre o material.

Simplificando, janelas temperadas são janelas feitas de vidro que foram tratadas através de um procedimento específico de aquecimento e resfriamento que resulta em vidro mais durável e seguro.

Normalmente, as janelas com potencial de impacto humano são legalmente obrigadas a conter vidro temperado. Você verá que as janelas dos carros, banheiros e chuveiros com box de vidro são todas feitas com vidro temperado devido ao risco de segurança que o vidro nesses locais representa para os seres humanos. 

Qual é a diferença entre vidro e vidro temperado?

O vidro temperado é um tipo de vidro de segurança. O vidro é tratado por calor ou produtos químicos, o que aumenta sua resistência, tornando-o cerca de quatro vezes mais forte que o vidro de resistência única. O vidro comum (vidro recozido) é resfriado mais rapidamente que o vidro temperado e é muito mais frágil.

O que são vidros temperados?

Vidraça, ou vidraça de segurança, refere-se ao vidro que foi processado para ser menos suscetível à quebra e, mais importante, para reduzir o potencial de ferimentos graves quando se trata de contato humano. O vidro temperado e o vidro laminado são dois dos tipos mais comuns de vidros de segurança.

Como é feito o vidro temperado?

O processo de envidraçamento de vidro temperado começa com uma etapa de preparação que inclui cortar o vidro no tamanho desejado e examinar o vidro quanto a imperfeições. Em seguida, o vidro é submetido a um tratamento térmico no qual é aquecido a 600 graus Celsius.

O tratamento de aquecimento é seguido por “resfriamento”, um procedimento de resfriamento de alta pressão no qual o vidro é resfriado em segundos. A têmpera resfria a superfície externa do vidro mais rapidamente do que o centro, deixando o centro em tensão e a superfície externa em compressão, é isso que confere resistência ao vidro temperado.

A resistência adicional causada pelo aquecimento diferencial significa que o vidro pode ser esticado ou puxado para um determinado limite sem quebrar.

Quais são os benefícios do vidro temperado?

  • Segurança: O vidro temperado reduz o risco de ferimentos, devido à sua natureza de quebra em pedaços pequenos e circulares, em vez de fragmentos afiados e irregulares.
  • Limpeza fácil: o vidro temperado não é indestrutível. Se o vidro quebrar, ele se quebra em pequenos fragmentos, em vez de pedaços grandes e irregulares.
  • Força: O vidro temperado é incrivelmente durável.

Quando é necessário fabricar uma janela de vidro temperado? 

Existem 4 critérios que requerem vidro de segurança:

  • O vidro (vidro) fica a menos de 50 cm do chão
  • A parte superior do copo está a menos de 15 cm do chão
  • O tamanho do copo excede 9 pés quadrados
  • O vidro fica a 36 polegadas de onde as pessoas andam

Todas as portas de vidro – portas de correr, francesas ou de chuveiro – são sempre feitas de vidro temperado.

O vidro temperado é considerado vidro de segurança?

Sim absolutamente. O processo de fabricação do vidro temperado o torna 4-5 vezes mais forte que o vidro comum (recozido). Esse processo também torna o vidro menos perigoso em casos de quebra.

As organizações começaram a trabalhar para melhorar os padrões de segurança em torno do vidro na década de 1960 porque os hospitais estavam tratando milhares de acidentes relacionados ao vidro. Os padrões de vidros de segurança resultaram em menos janelas e portas quebradas e ferimentos e mortes por lacerações menos graves. 

O vidro temperado é à prova de balas?

Não. O vidro temperado não é à prova de balas, no entanto, é um componente do vidro à prova de balas.

O vidro temperado pode quebrar?

Sim. O vidro temperado, como o vidro comum, pode quebrar. O vidro temperado é projetado para quebrar em pedaços relativamente inofensivos quando quebrado (alguns o descreveriam como pequenos seixos) em comparação com os cacos irregulares do vidro comum.  Isso ainda é perigoso se entrar em seus olhos ou você cair sobre ele.

O vidro temperado se quebra?

Não exatamente, embora o vidro temperado possa quebrar, ele não se quebra. Oposto do vidro comum conhecido no mercado, que se quebra em cacos afiados, o vidro temperado é projetado para quebrar em pedaços menores.

Às vezes, eles não se desengatam e se entrelaçam com peças vizinhas. Se as peças travarem e não caírem, tudo bem, pois você pode ver que o vidro precisa ser retirado imediatamente e substituído. Se o vidro bloquear e cair em aglomerados, pode ser perigoso porque as bordas são irregulares e abrasivas.

O que causa a quebra do vidro temperado?

O vidro temperado pode ser quebrado da mesma forma que o vidro comum, principalmente se o vidro temperado estiver com imperfeição. A quebra espontânea ou retardada também é característica do vidro temperado. Isso significa que, se o vidro for impactado em um ponto de pressão, ele poderá não se soltar (quebrar) imediatamente, às vezes surpreendendo as pessoas quando ele se parte.

Se você está trabalhando em um projeto de substituição de janelas ou trabalhando com a obtenção de janelas em uma nova casa ou prédio de construção, saiba que a Vidroser vem se destacando no setor vidreiro, utilizando tecnologia de ponta aliada à qualidade e segurança na execução de serviços, estando a sua disposição para te encaminhar um orçamento de vidros temperados.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e entre em contato com outras perguntas. Clique no botão de compartilhamento se você achou este artigo útil!

%d blogueiros gostam disto: