Consultoria Ambiental, para que serve?

A consultoria ambiental é uma consultoria de conformidade, onde o consultor garante que o cliente mantenha uma medida de conformidade com os regulamentos ambientais. Existem vários tipos de consultorias ambientais, mas os dois principais são aqueles que favorecem a indústria e aqueles que favorecem o ambientalista.

Para que serve a consultoria ambiental?

Os consultores ambientais trabalham em uma grande variedade de campos. Nos serviços de construção, tais como avaliações de perigo de amianto ou avaliações de risco de chumbo ou a realização de relatórios de dirigência para que os clientes possam livrá-los de possíveis sanções e multas. As consultorias podem se generalizar em uma ampla gama de disciplinas ou se especializar em certas áreas de consultoria ambiental, como gerenciamento de resíduos.

Quem são os consultores ambientais?

Os consultores ambientais geralmente têm um diploma de graduação e, às vezes, até mesmo mestrado em Engenharia Ambiental, Ciência Ambiental, Estudos Ambientais, Geologia ou alguma outra disciplina científica. Eles possuem um profundo conhecimento sobre as regulamentações ambientais, que eles podem aconselhar clientes particulares no setor privado ou instituições governamentais públicas para ajudá-los a evitar as possíveis multas, ações legais ou transações equivocadas.

O que abrange a consultoria ambiental?

A consultoria ambiental abrange um amplo espectro da indústria. A indústria mais básica que a consultoria ambiental continua a ser proeminente é o mercado imobiliário comercial. Muitos credores comerciais contam com pequenas e grandes empresas ambientais. Muitos credores comerciais não emprestarão dinheiro aos mutuários se a propriedade ou capital pessoal para não exceder o valor da terra. Se um problema ambiental é descoberto, os proprietários que consideram que uma parte responsável provavelmente irá reservar dinheiro em depósito para resolver o impacto ambiental.

Porque contratar uma consultoria ambiental?

Com o aumento do número de empresas de construção, agricultura e científicas que contratam a consultoria ambiental, a indústria pode esperar crescimento em torno alto em 2008, devido à crescente preocupação pública com a degradação ambiental e as mudanças climáticas. Algumas empresas são motivadas pela preocupação com o meio ambiente, para outros, a contratação de consultores provou ser uma ferramenta de marketing. O crescente financiamento do governo em energia renovável e tecnologias que produzem baixas emissões também está ajudando o crescimento, pois as organizações que investem em pesquisa e desenvolvimento nessas áreas são muitas vezes contratantes de consultores ambientais.