Alimentação

Descubra quais frutas em excesso podem fazer mal a sua saúde bucal

saúde bucal

Geralmente, quando pensamos no consumo de frutas, coincidentemente todos tendem a  pensar em algo saudável e que faz bem à saúde, isso é verdade, porém algumas frutas em excesso podem prejudicar a saúde bucal

 

A saúde bucal está relacionada a bons hábitos, sejam higiênicos e também de alimentação, isso porque os alimentos que consumimos dizem muito sobre a nossa saúde no geral, em relação aos dentes não são diferentes.

 

Alguns alimentos podem deixar a saúde do dente comprometida, pois podem prejudicar o esmalte dentário, deixá- los mais sensíveis e potencializar a infecção, que geram doenças periodontais. 

 

Muitos alimentos deixam os dentes amarelos, sendo necessário muitas vezes o procedimento de clareamento dental para recuperar a cor original e elevar a autoestima do paciente.

 

Se você quer entender quais são as frutas que tendem a prejudicar a saúde dos dentes consumidas em excesso, continue a leitura para ter mais informações e evitar esses problemas nos seus dentes.

Quais são as frutas mais prejudiciais à saúde bucal?

Sabemos que muitos alimentos ricos em açúcares como alimentos industrializados: sucos de caixinha, refrigerantes, balas e doces em geral podem prejudicar grandemente a saúde dos dentes e, com isso, muitas pessoas portadoras de hábitos mais saudáveis optam pela alimentação natural. 

 

Alimentos naturais são ótimos aliados da saúde, mas o que muitos não sabem é que algumas frutas cítricas podem prejudicar a esmaltação dos dentes devido a acidez. Entre elas estão: 

 

  • Laranja;
  • Tangerina; 
  • Limão;
  • Tomate. 

 

A laranja é uma fruta extremamente importante para a saúde, pois é rica em vitamina C ajudando a combater a imunidade, mas consumí-la em excesso pode deixar os dentes mais sensíveis, levando a uma acidez maior na boca que pode provocar a deterioração dos dentes.

 

Frutas como tangerina e limão têm as mesmas proporções nutricionais da laranja e podem facilitar a acidez bucal, deixando os dentes mais frágeis e com predisposição a cáries e infecções gengivais. 

 

Muitos pacientes, por terem manchas dentais devido ao ácido dos alimentos, acabam recorrendo ao procedimento estético dentário como as facetas de resina para obter dentes com aparência mais saudáveis.

 

Engana-se quem pensa que o tomate faz parte do time dos legumes, ele é um fruto, mesmo que seja usado para outras finalidades como salada e molhos. Ele pode ser extremamente prejudicial porque sua acidez é altíssima. 

 

O que fazer para consumir essas frutas sem que haja esse problema? Escovar os dentes e consumir água depois de se alimentar com elas é imprescindível para produzir mais saliva na boca e retirar a acidez.

 

Assim, deve-se escovar os dentes para evitar cáries e problemas gengivais. 

 

Nunca escove os dentes imediatamente depois de consumir frutas cítricas, pois com isso seus dentes correrão riscos de ficarem desgastados e terá mais chances de ter problemas dentais. 

Quais alimentos podem deixar os dentes mais fortes evitando problemas como a cárie?

Agora que já sabemos quais são os alimentos que podem prejudicar os dentes, temos uma notícia maravilhosa: há alimentos que podem fortalecer a saúde dos dentes. 

 

Entre os principais alimentos que podem deixar os dentes mais fortes, estão: 

 

  • Maçã;
  • Cenoura; 
  • Linhaça;
  • Laticínios. 

 

A maçã e a cenoura ajudam na limpeza bucal, isso porque é rica em água, fazendo com que a boca produza mais saliva, evitando cáries. 

 

A linhaça é um grão rico em ômega 3 e ajuda a evitar a inflamação bucal, como a gengivite e periodontite. 

 

Os laticínios, sejam leites, iogurtes sem açúcar ou queijos, têm uma quantidade alta de cálcio ajudando a fortalecer os dentes e gengivas.

 

Fazendo uma boa higiene bucal e colocando na dieta esses alimentos muitas doenças bucais serão evitadas. 

 

Se você possui aparelho de porcelana, é necessário tomar ainda mais cuidados com a higienização, evitando manchas nos dentes, cáries e acúmulo de tártaro.

Quais são os alimentos que podem causar cárie? 

Como já falamos anteriormente, é bom salientar sobre os alimentos que prejudicam a saúde bucal levando a cáries e, muitas vezes, a perda de dentes, tendo que recorrer a prótese fixa.

 

Ter dentes saudáveis têm relação com a alimentação que fazemos na nossa rotina, se você possui hábitos de consumir muito açúcar consequentemente seus dentes irão ficar cariados uma vez, levando a inflamação da polpa dentária tendo que recorrer a procedimentos. 

 

Alimentos muito doces, industrializados e com muito corante prejudicam e mancham os dentes, então é necessário evitá-los para deixar suas dentições mais saudáveis.

 

Juntamente com dentes saudáveis, a arcada dentária na posição correta evita várias doenças bucais, como o bruxismo, por isso é importante saber sobre aparelho invisível preço para ficar com dentes ainda mais saudáveis. 

 

Faça uma alimentação saudável, mantenha a higiene bucal em dia e tenha dentes belos e sadios. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.