Restaurante a mineira: os 6 espetaculares de BH

Restaurante a mineira: os 6 espetaculares de BH

24 jun

Viva o sonho de poder experimentar um típico “restaurante a mineira” de BH. Minas é intenso no cenário gastronômico original, cheio de possibilidades. São tantos restaurantes autênticos e bons da tradicional culinária mineira que fica até difícil escolher.

A capital mineira é reconhecida como cidade dos bares, e quem viaja para BH, também vai adorar conhecer sua rica culinária e descobrir onde estão e o que é um “restaurante a mineira”, que carregam o verdadeiro tempero especial de minas na culinária.

Encontrar bons restaurantes vai além de localização, imagens no Google ou Facebook, é preciso entender qual a essência do local e o que ele oferece aos clientes como atrativo principal. Além das recomendações e aprovações do público que frequentam.

Pensando em tudo isso, selecionamos os 6 espetaculares e aprovados restaurante a mineira de BH para você comer e conhecer a culinária verdadeira do nosso Estado.

Segue a nossa lista…

Xapuri (Rua Mandacaru, 260, Pampulha)

O restaurante Xapuri é consagrado há mais de 20 anos pela excelência em qualidade de uma comida típica a mineira e variedades no cardápio.

Em um ambiente muito tranquilo, o estabelecimento fica numa casa na região da Pampulha, próximo à Lagoa. 

Na decoração, os quiosques cobertos de sapê e as mesas de madeira conferem o charme caseiro do Xapuri. 

O local oferece ainda espaço para crianças, além do excelente atendimento.

Funcionamento: terça à sábado, de 12h às 23h; domingo e feriados, de 12h às 18h

Maria das Tranças (Rua Estoril, 938, São Francisco)

Com um espaço de casa de fazenda adaptada, o restaurante existe há mais de 6 décadas, surgindo como o Restaurante Bolero, mais tarde chamado Maria das Tranças — nome dado pelos clientes devido ao penteado de sua fundadora, dona Maria Clara Rodrigues.


Dona Maria Clara fazia o prato principal e mais famoso: Frango ao Molho Pardo, acompanhado de angu, quiabo e arroz.

O frango era caipira e podia ser escolhido pelos clientes no quintal. O restaurante conserva muitas histórias de personalidades marcantes brasileiras. Entre elas, Juscelino Kubitschek, Elis Regina, Vinicius de Moraes e Magalhães Pinto já saborearam a especialidade da casa e deixaram seus elogios no Livro de Ouro do local.

Atualmente, Maria das Tranças está em sua 3ª Geração, sempre na mesma família, e mantém a sua receita com o mesmo sabor há mais de 70 anos.

Funcionamento: segunda à sábado, de 11h às 22h; domingo, de 11h às 18h

Dona Lucinha (R. Padre Odorico, 38, Savassi)

A verdadeira arte da cozinha mineira em um restaurante, foi escolhido como um dos “restaurantes a mineira” espetaculares de BH pelo nosso blog.

Eles de dedicam a oferecer uma cozinha e um ambiente que valorizam o gosto e a cultura de Minas.

É servida diariamente (inclusive feriados) uma variedade de pratos típicos em um sistema de bufê livre, além do sentimento de estar em casa, à beira do fogão…

Conta também com a opção de pratos executivos de altíssima qualidade.

Funcionamento: ALMOÇO: Segunda a Sexta 12:00 -15:00 | Sábado 12:00 – 16:00 | Domingo 12:00 – 17:00

JANTAR: Segunda a Sábado 19:00 – 23:00

Roça Capital (Av. dos Bandeirantes, 1725, Mangabeiras)

Com uma proposta de armazém para quem procura a simplicidade da roça e a sofisticação de seus sabores na capital, eles têm a excelência de produtos mineiros e pratos para almoço em um só local, além de uma variedade enorme de petiscos e queijos.

Sem falar nos cafés coados e produtos incríveis para levar…

São famosos pela degustação de queijos acompanhados de vinho.

Na unidade bandeirantes, você encontra almoços deliciosos em um espaço aconchegante.

Funcionamento: 9h às 20h

Xico da Kafua (Avenida Itaú, 1.195, João Pinheiro)

O local possui mais de 20 anos de histórias e uma bela casa com mobiliário em madeira, com uma varanda florida e um espaço específico para eventos.

Um prato famoso no estabelecimento é o Frango a Caipira, linguiças, além de várias outras opções típicas mineiras. Conta também com uma variedade no cardápio de doces caseiros.
Funcionamento: segunda a sábado, de 11h30 às 23h; domingo, de 11h30 às 17h

Faz de Conta (Rua Toronto, 1.465, Jardim Canadá, Nova Lima)

O Restaurante Faz de Conta – Cozinha Mineira existe desde 1992 com pratos de muito sucesso, como os escondidinhos, as empadinhas, pasteizinhos, linguiças e defumados de fabricação própria, além da tilápia e molhos especiais.

São conhecidos também pela carne serenada e oferecem mais de 20 sobremesas mineiras. 

O local é sossegado e você paga um valor fixo, podendo se servir de forma livre. Um tradicional restaurante a mineira para passar uma tarde tranquila.

Funcionamento: terça a sexta, de 11h30 às 15h; sábado e domingo, de 11h30 às 17h

Você se interessou? Veja ao vivo e em tempo real pelo app o que está acontecendo nesse momento em alguns bares de Belo Horizonte.

Compartilhe: